Microscópio
13.04.2006
Homem e Sociedade
Por Mariana Elia


O Centro de Estudos Professor José Martinho da Rocha do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) promove de março a dezembro o ciclo de palestras O ser humano e suas múltiplas facetas. Todas as quintas-feiras, de 11h as 12h, temas relacionados ao homem e sua formação moral e ética são apresentados em palestras, ministradas por diferentes profissionais, desde médicos, advogados a filósofos, astrônomos, entre outros.

Os temas desse ano são um pouco mais abrangentes que os apresentados em 2005, os quais falavam basicamente sobre os cuidados com a criança. Eliane Abad, presidente do Centro de Estudos diz que a idéia, porém gira sempre em torno da reflexão sobre as questões levantadas, ampliando a visão sobre o homem, em busca de uma possível transformação na sociedade. “Uma pessoa é resultado da construção de muitos tijolinhos, à medida que se acrescentam idéias e se fazem modificações”, diz. A transformação, portanto, advém da discussão, da abertura a novos pontos de vista, por isso, os objetos de estudos do ciclo são tão variados, mas ao mesmo tempo, visa o crescimento cultural e social do homem.

Mesmo assim, os temas abordados acabam por fazer referência à vida infantil. Na próxima quinta, 20, será discutido A paternidade: que falta faz este ser? com o professor Carlos Zuma no auditório nobre do IPPMG. A presidente do Centro comenta, por exemplo, a construção da ética no ser humano, que, segundo educadores, acontece em média aos cinco e seis anos de idade. E acrescenta, dizendo que a pediatria trabalha com pacientes de zero a 18 anos, período essencial da formação de cada um.

O público-alvo é bastante diversificado, pois as palestras são abertas não só para o meio acadêmico, como também para a comunidade. E o número de ouvintes vem aumentando em relação ao ano anterior. Ainda que com mobilização, o horário é um empecilho, já que normalmente estão ocorrendo aulas e outros compromissos.

Eliane Abad comenta que o esforço para a realização do evento é coletivo. “Esse não é um trabalho que o presidente desenvolve sozinho, outras pessoas são fundamentais, como a nossa secretária Izabel Pires e o doutor Mário Marques que ajuda na composição das palestras”. O ciclo conta com o apoio da direção da Faculdade de Medicina e o patrocínio da Reitoria da UFRJ.

 

Notícias anteriores:

• 06/04/2006 - S.O.S. Vacina contra a AIDS
• 30/03/2006 - Descobrindo a Agricultura Orgânica
• 23/03/2006 - VI Jornada de Iniciação Científica Júnior