Argumento
24.11.2005
Diretor do HU assume com novas perspectivas
por Beatriz Padrão
 
O novo diretor geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Alexandre Pinto Cardoso, foi eleito com 84% dos votos. Pneumologista e professor adjunto da Faculdade de Medicina, com certa experiência na área administrativa, já que foi vice-reitor da UFRJ. Em entrevista para o Olhar Vital, ele conta que ações pretende apoiar e quais as novas propostas.

No ano passado o HUCFF, após ser submetido a uma auditoria, foi recadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta ocasião a direção assumiu o compromisso de cumprir novas metas como a realização de procedimentos cirúrgicos na área de neurologia. Logo, deverão ser instalados cinco novos leitos para compor o Centro de Tratamento Intensivo neurocirúrgicos.

Também será criado, no 1o ou 2o andar, um centro para cirurgias de pequeno porte, ou seja, que não precisam de internação, como as oftalmológicas e dermatológicas. Isto permitirá que os pacientes que demandam este tipo de cirurgia não ocupem leitos do hospital.

Além disso, o diretor irá apoiar, institucionalizar e melhorar o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), treinando de forma mais adequada os médicos e ampliando a equipe envolvida. O PAD, programa de prevenção de doenças e acompanhamento de pacientes já cadastrados no HUCFF, engloba a área da Ilha do Fundão, Ilha do Governador e Bonsucesso.

Existe ainda o projeto de humanização, que o professor Alexandre acredita ser constituído nas relações cotidianas dentro da área hospitalar que envolve mudança para uma postura positiva, cidadã e humana desde a recepção até o CTI. Como também estimular o encaminhamento das reclamações para a ouvidoria, realizar reuniões motivadoras e sensibilizadoras, divulgar externamente o que é feito no Hospital e cartazes para servir de lembretes aos funcionários, médicos e pacientes da importância de ser solícito e acolhedor para o ambiente comum.

Outra realização da nova gestão será a implantação de uma unidade de pesquisa clínica no 5o andar, que já está em obras e ficará pronta em breve. E como solução para a freqüente carência do banco de sangue, a equipe de hematologia está preparando uma proposta para ser aprovada pela Prefeitura, que visa obter unidades móveis para captação de doadores na cidade do Rio.

— Um dos principais objetivos da direção será estabelecer pontes mais firmes entre o HU e as outras instituições acadêmicas do Centro de Ciências da saúde, além da Faculdade de Medicina. Vou buscar ativamente parcerias efetivas com alunos e professores da nutrição e da farmácia, por exemplo. Mas, para o sucesso dessa iniciativa, o compromisso deverá ser uma via de mão dupla — concluiu o doutor Alexandre.


Notícias anteriores:

• 17/11/2005 - Branco ideal
• 10/11/2005 - O vencedor da Jornada Giulio Massarani
• 03/11/2005 - Assistência, Educação e Conhecimento