06/10/2005
Painéis


Avaliação epidemiológica das gastroenterites nas crianças atendidas no IPPMG
Dengue
Tuberculose
Os esportes e a natureza
Relação entre a incidência de cáries e o HIV
Mononucleose infecciosa em lactente - relato de caso
A Escola de Educação Física e Desportos
Perfil de Internação de Idosos do Estado do Rio de Janeiro
Maternidade Escola
O efeito do óleo essencial e da fração purificada em leishmania
Lesão por esforço repetitivo no instituto de bioquímica médica
Me divirto dançando
Sofrimento psíquico dos policiais
A atividade diurética do Cavalinho do Brejo
Estudos morfológicos

 

 

Avaliação epidemiológica das gastroenterites agudas nas crianças atendidas no serviço de emergência do IPPMG
Geralda Alves

O rotavírus, principal foco de diarréia agudas severas infantis, representa 16,96% de internações do total de atendimentos no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) no período de 10 de fevereiro de 2005 a 6 de abril do mesmo ano. O fato foi constado após pesquisa realizada sob a orientação da professora Vera de Souza Gouvêa. Foram estudados 5029 pacientes atendidos na emergência nesse período, os quais 853 apresentaram sintomas de vômito e/ou diarréia. “A maior parte dos atendimentos que corresponde da 76,19% está na faixa etária de seis meses e 3 anos de idade. Atualmente estamos com interesse maior de pesquisar o rotavirus devido a implementação da vacina, que já está em nosso país, e deve ser lançada em breve”, afirma a estudante de medicina Ericka Andrade de Aguiar.

[topo]




Dengue

Vanessa Souza

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representa um grave problema de saúde pública, além de ser uma das doenças tropicais mais difundidas no mundo. Baseados nisso, dois estudos apresentados na Jornada de Iniciação Científica do CCS, dispuseram-se a analisar essa problemática.

Intitulado “A influência pelo vírus da dengue Tipo 2 altera a carga genética de células de Hepatoma Humano (HepC2)”, o estudo realizado pela aluna Fabiana de Pinho (FAPERJ), sob orientação de Tatiana El Bacha Porto e Andréa Thompson da Poian, avaliou a atividade do vírus sobre o metabolismo energético de uma linhagem celular soropositiva. Concluiu-se que a infecção pelo vírus da dengue diminui a eficiência na produção de energia através de alterações na função mitocondrial da células HepC2.

O outro estudo, denominado “Caracterização Estrutural do Peptídeo de Fusão do Vírus da Dengue ligado à Micelas de Detergentes”, objetiva determinar a estrutura do vírus da dengue tipo 2 em solução por RMN assim como estudar mudanças estruturais que ocorrem durante o mecanismo da fusão. A pesquisa está sendo orientado pelos professores Ronaldo da Silva Borges e Andréa Thompson da Poian.

[topo]



Tuberculose
Vanessa Souza

Tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada por várias espécies de bactérias álcool-ácido-resistentes do gênero Mycobacterium. A forma clínica mais freqüente da doença é a tuberculose pulmonar, causada pelo M. tuberculosis (bacilo de Koch), mas podem ocorrer lesões cerebrais (neurotuberculose), osteoarticulares, cutâneas (lúpus) e ganglionares, produzidas ora pelo bacilo de origem humana, ora pelo bacilo de procedência bovina. O bacilo de Koch é uma bactéria extremamente pequena e resistente, em forma de bastonete. Pode viver em condições de aridez por meses seguidos e consegue resistir a desinfetantes de ação moderada.

Sua transmissão ocorre através do ar. Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente, tossindo, falando ou espirrando. Estes micróbios podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando-as ao adoecimento.

Os principais sintomas são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos e rins.

Dois estudos realizados no CCS abordaram esta problemática: "Estimativa da Efetividade do Esquema de Tratamento Alternativo da Tuberculose Contendo Ofloxina em Pacientes Atendidos em um Hospital Universitário, no Rio de Janeiro”, da autoria de Maria Helena L. Pereira e Luciana Rego; e "Tuberculose Confirmada Bacteriologicamente em Crianças: Experiência do IPPMG/UFRJ”, das alunas Lorena Monteiro, Renata Froes e Maria de Fátima March.

De acordo com os estudos, concluiu-se que é muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de micróbios resistentes aos remédios e o adoecimento de novas pessoas.

[topo]

Os Esportes e a Natureza
Patrícia Feitosa

Nem todo mundo gosta de se exercitar. Uma solução é a procura por alternativas mais modernas como o Ecoesporte e os esportes radicais. O projeto “Os Esportes na Natureza e a Cidade do Rio de Janeiro” mostra como e porque as pessoas estão procurando o exercício praticado em interação com a natureza.
O estudo é realizado pela aluna Simone Araújo e pelo professor Cléber Gonçalves e orientado pelo professor Edmundo de Drummond Alves Junior. Eles denominaram esses tipos de atividades como “Físicas e Esportivas de Aventura na Natureza”. Os objetivos são identificar quais são os exercícios, os praticantes e os locais utilizados e discutir como a indústria e o comércio participam e contribuem para a realização desses esportes.


[topo]



Relação entre a Incidência de cárie e o vírus HIV

Vanessa Souza

Dois estudos apresentados no Centro de Ciências da Saúde - CCS demonstraram a relação da Incidência de Cárie com os fatores de risco em crianças soropositivas.

O estudo intitulado "Incidência de Cárie em Crianças Infectadas pelo HIV após cinco anos de Implementação de um Projeto de Promoção de Saúde" avaliou, através de uma amostra de 39 crianças HIV positivo mais pacientes do ambulatório de um hospital pediátrico do RJ, a incidência de cáries em crianças soropositivas, após participação em um projeto de promoção de saúde bucal. De acordo com a aluna Daniella Ferraz Cerqueira, bolsista do projeto, pôde-se constar o caráter efetivo dessas ações. O estudo é orientado pelas pprofessoras Glória Fernanda B. de Araújo Castro e Ivete Pomarico Ribeiro de Souza.
Outro estudo nessa área, denominado "Relação entre Cárie e Fatores de Riscos em Crianças Infectadas pelo vírus HIV”, esta sendo realizado pelas alunas Gabriela Czauski, Luciana Ribeiro e Lívia Soares. O objetivo do trabalho é relacionar o índice de cárie em crianças soropositivas com hábitos de higiene, freqüência de dieta e uso de medicamentos anti-retroativos. Pode-se concluir que o uso de medicamentos anti-retroativos e demais fatores de risco influenciaram no índice de cárie.


[topo]


Mononucleose Infecciosa em Lactente – Relato de Caso
Vanessa Souza

A Síndrome da Mononucleose corresponde a um quadro de inflamação generalizada na garganta e febre, acompanhadas de dilatações e alterações hematológicas. Estas manifestações são geralmente limitadas no tempo e na gravidade. A transmissão da síndrome da mononucleose se dá por contato íntimo, não necessariamente sexual, e aparece, predominantemente, em adolescentes.

Para alertar sobre esta problemática o estudo do Instituto de Pediatria, sob orientação dos professores Carlos Eduardo de Azevedo e Luiza Maria Calvano, relatou o caso de um lactente do sexo masculino, de 18 meses de idade, com a queixa de “caroço no pescoço” e febre alta diária. Concluiu-se que, embora incomum, a apresentação da doença numa faixa etária muito baixa pode ocorrer, o que ressalta a importância do reconhecimento desta doença pela pediatria geral.

[topo]


Centro de Memória Inezil Penna Marinho
Patrícia Feitosa

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ foi a primeira ligada a uma universidade e foi fundada para ser padrão em ensino no país. O projeto “Centro de Memória Inezil Penna Marinho/Escola de Educação Física e Desportos/UFRJ: Avanços e Desafios” foi realizado pelos alunos Bruno Adriano Rodrigues, Bruno Lima, Ian de Andrade, Cíntia Ramos, Isabela Maria e Mônica de Carvalho e orientado pelo professor Victor Andrade de Melo.
Eles mostram a importância do centro para a preservação da memória da escola. O objetivo é apresentar os outros projetos relacionados com a instituição, como o “Memórias do Clube Ginástico Português”, e discutir as dificuldades que surgiram durante o processo de investigação.

[topo]

Perfil de Internação de Idosos do Estado do Rio de Janeiro
Vanessa Souza

Tem como objetivo traçar o perfil das internações hospitalares de idosos, compreendidas entre março de 2003 e maio de 2004. O estudo quantitativo, com análise de dados do Sistema de Informação Hospitalar do SUS, evidenciou que a prevalência de internações por faixa etária foi de 43,50% na população de idosos de 60 a 69 anos.
A partir de 60 anos as doenças mais evidentes são do aparelho circulatório (32,23%) sendo 50,12% dos casos do sexo feminino e 49,88% masculino. A seguir vêm as doenças do aparelho respiratório (13,80%), 51,92% são homens e 48,08% mulheres.
O resultado do estudo demonstrou a necessidade de se reformular os serviços de saúde a fim de garantir uma vida mais saudável, frente ao envelhecimento populacional.


[topo]


Maternidade Escola
Vanessa Souza

O Projeto Maternidade Escola apresentou dois estudos durante a Jornada de Iniciação Científica. “Fatores de Risco para Hipertensão Gestacional em Mulheres Urbanas do Rio de Janeiro” e “Síndromes para Hipertensão da Gestação e Resultados Perinatais. O primeiro, apresentado pela aluna Carla P. Lins faz um estudo comparativo em mulheres com hipertensão gestacional e mulheres normais em 14.495 partos ocorridos no período de janeiro de 1996 a outubro de 2003. O grupo de estudo foi formado por 1005 gestantes hipertensas (15,5%) e 5495 normais (84,5%) num total de 6.500 mulheres.
Os resultados confirmaram que diabetes pré-existentes e gestacional, hipertensão crônica, idade acima de 35 anos, obesidade, são fatores de risco para a hipertensão gestacional.

O estudo “Síndromes para Hipertensão da Gestação e Resultados Perinatais”, realizado pelos alunos Cristiane Oliveira, Hermógenes Netto, Renato Moreira de Sá, Endy Martins de Araújo e Rita Bornia, sob orientação do professor Jofre Amim Junior, analisou o quadro de tensão de gestantes superior a 20 semanas, durante os períodos imediatamente anterior e posterior ao parto.

[topo]

O efeito do óleo essencial e da fração purificada em leishmania
Taisa Gamboa

O capim limão é uma planta cultivada em quase todos os países tropicais e sub-tropicais como fonte de olhos essenciais. A planta é utilizada no tratamento de desordens digestivas, inflamações, diabetes, desordens nervosas e febres. O trabalho da aluna da microbiologia Tatiane Santos Cortez, avaliou a atividade leishmanicida do óleo essencial do capim limão e de sua fração purificada (Citral), em concentrações diferentes. Tanto um quanto o outro não demonstraram toxidade à célula hospedeira, o que aponta para novas perspectivas quanto ao uso desta planta para o tratamento da leishmaniose cutânea

[topo]


Lesão por esforço repetitivo no instituto de bioquímica médica
Taisa Gamboa

O termo lesão por esforço repetitivo (LER) designa as alterações musculoesqueléticas do pescoço, dorso, e dos membros superiores cujas causas estão relacionadas à realização de atividades ocupacionais e às condições do trabalho. Maiko Martinsrealizou, do Instituto de Bioquímica Médica, realizou uma pesquisa para caracterizar a incidência de LER no instituto, correlacionar o local da dor com a atividade de seus trabalhadores e demonstrar o risco de LER. O resultado da triagem sugere que o tempo de atividade laboral é um fator importante na incidência de LER, e que deve-se adotar um programa de ginástica laboral, para prevenir essa doenças e proporcionar uma melhora da qualidade de vida e da produtividade dos funcionários.

[topo]



“Me divirto dançando” – etnografia dos espaços populares de dança na cidade do Rio de Janeiro
Taisa Gamboa

A dança é uma importante manifestação artística e cultural e pode propiciar um tipo específico de processo educativo, sensibilizando o indivíduo a refletir sobre sua vida em sociedade. As alunas Tainá Albuquerque, Helena de Oliveira e Ana Letícia Ribeiro, da Escola de Educação Física e Desporto, realizaram uma pesquisa etnográfica, colhendo indicadores para a reflexão de estratégias para a construção de metodologias de intervenção de animação cultural, tendo a dança como enfoque. Dessa forma também é possível, ampliar as análises sobre a linguagem para além dos fóruns tradicionais do campo artístico.

[topo]

Sofrimento psíquico dos policiais
Taisa Gamboa

Os atos violentos contra policiais são freqüentes e os colocam numa situação paradoxal: combatem a violência sendo uma das principais vítimas. Para analisar a influência desses fatores na psique dos policiais, as alunas de Psicologia Priscila Azevedo e Helen Oliveira, coordenadas pelo professor João Ferreira, realizaram uma pesquisa com quatro grupos de discussão com policiais inscritos no Programa de Trabalho para Policial Militar.

Analisando as queixas e reflexões dos policiais, pode-se perceber que acreditam que a população é hostil a eles e que a desmoralização da categoria, pode ser um fator que diminui a sua autoridade frente à população, estimulando a corrupção. O estudo serviu para repercutir a forma como os policiais se vêem. Suas falas revelam baixa auto-estima e o valor social negativo da sua identidade profissional, traduzindo um potencial importante de sofrimento psíquico ligado ao trabalho.
[topo]


A atividade diurética do Cavalinho do Brejo
Taisa Gamboa

Depois de acreditar ter sido curado de nefrite aguda, tomando chá de Cavalinho do Brejo, Antony de Paula Barbosa, aluno do NPPN resolveu estudar esta espécie vegetal. Sua ação antiinflamatória e diurética foi comprovada durante a pesquisa, que durou um ano. O trabalho descreve as características estruturais dos principais constituintes isolados da espécie em estudo.


[topo]

 


Estudos morfológicos
Wang Pei Yi

Os trabalhos do painel K/N 46 no setor N no corredor do CCS são projetos de pesquisa vinculados a Fundação Oswaldo Cruz com o patrocínio da Fundação Universitária José Bonifácio, Conservation International Brasil, CNPq e Pronex.

O estudante de mestrado Eduardo Torres, autor e co-autor dos trabalhos exposto, viajou ao Pantanal acompanhado do seu grupo de pesquisa para recolher pequenos mamíferos com o objetivo de estudar parasitos.

Os animais recolhidos, roedores em sua maioria, são levados a um laboratório local. Após serem identificados, pesados e medidos, os animais são nescropisciados para a retirada do trato digestivo. Cada órgão é cuidadosamente abeto para não matar um provável parasito, que ao ser encontrado é imediatamente coletado e armazenado em solução fixadora que preserva as suas estruturas orgânicas.

Num primeiro momento, os parasitos são classificados em Filo e Classe. Posteriormente, com a microscopia de luz são classificados em Gênero e Espécie. Através de uma segunda microscopia, a Microscopia eletrônica de Varredura, é possível ver mais detalhes dos parasitos em trimendisionalidade.

O objetivo da pesquisa é procurar parasitos pouco conhecidos ou ainda desconhecidos e produzir estudos aprofundados sobre os parasitos com pouco relato e material.

[topo]