Argumento
01.09.2005
Você é o que você come
por Taisa Gamboa

No dia 31 de agosto, comemorou-se o dia do nutricionista. A data foi estabelecida em função da criação, em 1949, da Associação Brasileira de Nutrição. Profissionais da saúde, os nutricionistas têm a responsabilidade sobre os assuntos de alimentação, com destaque para a prescrição dietética. Esses profissionais constituem um dos poucos segmentos da saúde que com a análise detalhada da ficha de anaminese consegue relacionar todos os fatores da história do indivíduo, a nutrição lida com a relação das pessoas com os alimentos, com a família, e seu estilo de vida.

Lúcia Andrade, coordenadora da graduação do Instituto de Nutrição da UFRJ, acredita que o profissional da alimentação deve desenvolver um trabalho multifuncional. A criação de políticas que visem a prevenção e o controle de doenças crônicas a partir da reeducação alimentar são algumas de suas tarefas.

Presidente da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia afirma que o trabalho do nutricionista é facilmente reconhecido na sociedade através da dieta.Para ela, esta associação é benéfica, pois reforça a idéia de que as pessoas têm que ter acesso às práticas nutricionais.

Num país em que 80% da população faz suas refeições fora de casa, a presença do profissional de nutrição em restaurantes e lanchonetes é crucial. A introdução de técnicas corretas de manipulação dos alimentos garante o máximo de utilização dos nutrientes, comentou a professora da UFRJ.

Outro detalhe que deve ser pensado é a questão cultural. Cada sociedade possui uma simbologia diferente para os alimentos. Esta escolha também varia conforme as diversas fases da vida e é determinante para a criação de hábitos saudáveis na alimentação. A escola, por exemplo, está presente em vários momentos da vida do indivíduo, em períodos de formação de valores. Ela deve receber, portanto, atenção especial quanto ao seu caráter nutricional, de forma a criar, nas novas gerações, hábitos de alimentação saudável, vide a nova lei das cantinas escolares.

Cabe ao nutricionista conscientizar as pessoas sobre a relevância de uma alimentação saudável, como forma de prevenção de certas patologias. O problema é que nossa sociedade dá mais destaque à doença, enquanto a nutrição procura tratar sua prevenção. Ou seja, "estamos na contramão", concluiu a nutricionista.