Fique de Olho
25.08.2005
Exposição na Maternidade valoriza amamentação


A Maternidade Escola promove de 25 de agosto a 16 de setembro, no Hall da unidade, a exposição "AmaMentAção", que reúne parte do material fotográfico, produzido entre 1994 e 2004, do fotógrafo William Santos, servidor técnico-administrativo da UFRJ.

A exposição tem o objetivo de promover os programas de aleitamento desenvolvidos pela Maternidade e busca na fotografia uma forma de sensibilizar a comunidade interna e externa da UFRJ sobre o importante tema.

A entrada é franca. A Maternidade Escola fica na Rua das Laranjeiras, 180. Para maiores informações, ligue 2285-7935.


A inserção da família no processo de tratamento


O Grupo SOS Lúpus fará, no próximo dia 31 de agosto, às 10h, na Sala de Humanização do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), uma palestra com o tema "A inserção da família no processo de tratamento".

A realização de palestras e outras atividades é fruto de uma máxima que as pessoas envolvidas com o Lúpus colocam em prática para o enfrentamento dessa doença: "Para conviver é preciso conhecer".

A Sala de Humanização do HUCFF fica no 9° andar do hospital. Para maiores informações, ligue 2562-2689.


Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde da Mulher e da Criança (PNDS)


O Ministério da Saúde irá reunir informações que permitam elaborar indicadores demográficos e de saúde e nutrição das mulheres em idade fértil e de crianças menores de cinco anos. O governo pretende avaliar os avanços alcançados nessas áreas nos últimos dez anos e, a partir daí, formular novas políticas e estratégias de ação. Por isso, está lançando a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS)

O edital, feito em parceria com a UNESCO, está disponível no site http://www.saude.gov.br/sctie/decit e seleciona, até 12 de setembro, as instituições interessadas em participar da PNDS, que além de dados demográficos, deverá revelar informações importantes, como incidência de vitamina A em mulheres em idade fértil e em crianças menores de cinco anos, verificando diferenças regionais e fatores de risco.

Podem participar da PNDS da Mulher e da Criança indivíduos, grupos de pesquisadores, instituições de ensino ou pesquisa públicas, privadas, filantrópicas ou organizações não-governamentais. A metodologia da pesquisa inclui o preenchimento de questionários que fornecem dados sobre saúde reprodutiva da mulher, história de nascimentos, anticoncepção, esterilização, planejamento da gravidez, aleitamento materno, vacinação e saúde, casamento e atividade sexual da mulher, entre outros.