Microscópio
18.08.2005
O ensino da Biologia em questão
por Eric Macedo


Realizaram-se, de 9 a 12 de agosto, na Faculdade de Educação da UFRJ, o I ENEBIO (Encontro Nacional de Biologia) e o III EREBIO RJ/ES (Encontro Regional do Ensino de Biologia da Regional 02 - RJ/ES). A programação composta por conferências, mesas redondas e mini-cursos foi um sucesso, segundo a professora Márcia Serra Ferreira, da comissão organizadora, destaca a importância do evento.

"Um encontro como esse, de nível nacional, é fundamental para a discussão de políticas públicas, curriculares e de formação de professores, por exemplo. Ele propicia o fortalecimento de um grupo - no caso, a SBEnBio (Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia) - que fale pelos seus associados, uniformizando demandas". A SBEnBio foi criada em 1997, a partir da vontade de professores de suprir essa necessidade.

"Até agora, dois encontros regionais já haviam sido realizados, mas contemplavam questões específicas da região do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Aproveitamos a ocasião do III EREBIO para realizar, ao mesmo tempo, o encontro nacional. Agora, finalmente, pudemos discutir propostas que digam respeito a todo o Brasil", disse ela.

Três publicações foram distribuídas gratuitamente a todos os inscritos no encontro: os anais do evento, um livro com o conteúdo das mesas e conferências, e o primeiro número da revista da sociedade.

A organização contou com a participação de alunos do curso de biologia da UFRJ, que trabalharam como monitores. Segundo a professora Márcia, a dedicação desses jovens foi um dos pontos mais positivos do encontro. "Os estudantes cariocas realmente se envolveram, dispostos a receber bem as pessoas de fora. Foi muito bonito acompanhar a iniciativa deles", revelou.

Para a professora, um outro destaque foi a "descoberta", por muitos participantes, do campus da Praia Vermelha: "Muita gente que veio achava que a UFRJ se resumia ao Fundão, e saiu daqui encantada. O evento pôs o campus em evidência, em especial a Faculdade de Educação e o Forum de Ciência e Cultura".