Argumento
18.08.2005
Rotavírus
O vilão da dor de barriga
por Beatriz Padrão


O rotavírus é o principal agente causador da diarréia em crianças, provocando também febre, vômito e até a desidratação. O vírus é responsável por 440 mil mortos por ano no mundo e quatro mil só no Brasil.

Segundo Edimilson Migowski, chefe e professor de infectologia pediátrica do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira - IPPMG, o rotavírus pode ser transmitido pelo contato físico, pelo ar e por alimentos contaminados. Além disso, é altamente contagioso porque até 21 dias depois do primeiro contato de uma criança, ele ainda pode infectar outra.

A faixa etária mais propícia à infecção vai até dois anos. Além disso, a doença pode ser reincidente, pois, existem vários tipos de rotavírus. Em adultos ela é incomum porque neles já existe um sistema imunológico forte. Já foi constatado que existe um aumento do número de casos na época do inverno.

Uma característica curiosa é que as práticas higiênicas tradicionais e universais, como lavagem de mãos, controle da água e dos alimentos e destino adequado do esgoto, tão importantes na profilaxia da diarréia por outros agentes, não são tão eficazes contra o rotavírus. Prova disso são as epidemias cíclicas da doença em países desenvolvidos.

"A amamentação pode adiar o primeiro contágio, mas não impede a infecção", acrescentou Edimilson. A melhor forma de prevenção é a vacina oral, que já está disponível na rede privada e na rede pública está sendo estudada uma forma de incluí-la no calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde. Crianças com idade entre seis semanas e seis meses podem ser vacinadas. A eficácia só é garantida quinze dias depois da segunda dose, que é ministrada um mês após a primeira.

Antidiarreicos e antimicrobianos não são recomendados para curar a infecção. "Deve-se evitar a desidratação com soro e manter a dieta alimentar normal. Pode ser necessário recorrer à hidratação pela veia, quando a oral não for suficiente. Até o momento não há terapia específica para combater este vírus", concluiu Edimilson Migowsiki.



Rotavírus



Vacinação contra rotavirus