Faces e Interfaces
04.08.2005
Naturalmente forte
por Carlos Eduardo Cayres


Barriga de tanquinho e abdômen rasgado são expressões que facilmente se escutam dentro das academias de ginástica. Com o recente conceito de estética corporal - impondo a todos a exibição de um corpo perfeito, repleto de músculos torneados - o número de pessoas obcecadas em cumprir essas imposições aumentou consideravelmente. O problema, portanto, não está em querer ter um corpo "sarado", mas nos métodos que são utilizados para chegar a ele como, por exemplo, o uso de anabolizantes. Visando esclarecer que não é preciso tomar "bomba" (sinônimo chulo de anabolizante), para obter um corpo dentro dos padrões, o Olhar Vital convidou os professores Lenita Zajdenverg e Mauro Santa Maria.


Profª Lenita Zajdenverg
- Endocrinologista e Nutróloga do HU
Mauro de Santa Maria
- professor de musculação da
Escola de Educação Física e Desportos

"Para se obter um corpo musculoso, sem precisar utilizar anabolizantes, primeiramente, tem que se levar em consideração a predisposição genética, o background familiar. Uma pessoa que apresenta tendência genética de ser magra, com certeza terá dificuldade em obter músculos mais robustos. O importante nessa história é ter uma alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos que proporcionem a hipertrofia muscular, porém sempre respeitando os limites de cada indivíduo. Obvio que se o mesmo fizer uso de anabolizantes, irá aumentar sua musculatura além do limite geneticamente permitido, mas só conseguirá mantê-la pelo tempo em que estiver utilizando os anabólicos - sem contar os efeitos nocivos: câncer de fígado, infertilidade, ginecomastia (aumento de mamas), hepatite fulminante.

Para melhorar a musculatura de forma saudável é preciso uma alimentação equilibrada, dando preferência a alimentos que contém açucares provenientes de cereais, frutas e massas integrais. A ingestão de proteína é, também, importantíssima para formação de músculos, pois, se não tiver uma alimentação protéica adequada o mesmo não se desenvolverá. Ingerindo uma quantidade boa de proteína, não há, no entanto, necessidade de suplementos de aminoácidos, principalmente se a proteína for de alto valor biológico, como as encontradas no frango, na própria carne vermelha (sem gordura). Legumes e verduras, também, contribuem bastante para o fortalecimento muscular.

Além da proteína, recomenda-se a ingestão de gordura saudável, que são as de origem vegetal como óleo de soja e o azeite.

Associando uma alimentação balanceada com exercícios físicos, a musculatura vai se desenvolver com certeza, e de maneira saudável, não artificial, sem efeitos colaterais. Só não vai, se o indivíduo possuir alguma doença."

"De antemão, vou logo dizendo que sou totalmente contra o uso indiscriminado de anabolizantes. Ou melhor, só apresento uma postura favorável quando o mesmo é recomendado por um médico, após um exame clínico - se a pessoa fizer uma avaliação, um check up, e o médico detectar a carência de algum hormônio, aí sim sou a favor.

Para se obter um corpo perfeito, com uma musculatura bem torneada, sem precisar utilizar esse tipo de produto é necessário, primeiramente, o acompanhamento de um profissional qualificado com pós-graduação em musculação, por exemplo. O próximo passo fica por conta de um mapeamento corporal que engloba: ananmese (ficha de avaliação com perguntas do tipo: quanto tempo você está parado? O que pretende com a musculação?), avaliação perimétrica e postural, e verificação do percentual de gordura.

Depois de feita a avaliação, já se pode partir para musculação. O número de dias em que serão desenvolvidos os exercícios vai depender da disposição genética do aluno, da sua idade e, principalmente, do tempo em que ele está sem fazer atividade física. Se o mesmo for um adolescente sedentário, que não pratica esporte, em princípio vai malhar três vezes por semana. Caso contrário, se for um esportista, quatro vezes. Enfim, isso depende muito do aluno.
Lógico que não se obtêm resultados notáveis em um, dois meses de exercícios.

É preciso certo tempo, e isso boa parte das pessoas não consegue perceber. O que as faz lançar mão do uso de anabólicos é, justamente, esse imediatismo. No entanto, fica importante destacar que usando "bomba", obtém-se aumento rápido de musculatura, mas que dura muito pouco. Um corpo trabalhado sem o uso dessas drogas, perdura, não se acaba com facilidade."