História Viva
28.07.2005
Divulgar é Preciso
por Beatriz Padrão


Roberto Lent é professor titular de Neurociência do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, onde também chefia o Laboratório de Pesquisa em Neuroplasticidade. A neuroplastia se refere à capacidade do cérebro em se adaptar ao ambiente. A memória e as possíveis reconstituições neurológicas após um acidente são exemplos da neuroplasticidade.

O professor esteve envolvido recentemente em um estudo com crianças que durante a gestação não desenvolveram um feixe, chamado de corpo caloso, que é responsável pela comunicação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Esta falha pode acarretar desde deficiências sutis até as mentais. Detectou-se que diante desta falta de comunicação, desenvolvem-se circuitos anômalos.

Além de professor e pesquisador, Roberto Lent também escreveu e lançou na última Bienal do Livro uma coleção, voltada para o público infantil, com cinco livros que através de histórias fictícias explicam os neurônios ligados a visão, emoção, memória, audição e a capacidade motora. Ao final de cada publicação, sempre tem a citação de um pesquisador da UFRJ e uma seção com dicas para os adultos responderem as perguntas que os leitores mirins podem vir a fazer.

A idéia de escrever a coleção surgiu quando Lent conferia uma palestra em uma escola pública da periferia de São Paulo e nela se referia aos neurônios como células nervosas, achando que assim seria mais fácil ser compreendido. Então, um aluno perguntou se existia célula calma e ele percebeu a necessidade da divulgação científica também para este público.

Roberto Lent acrescentou que esta coleção é inovadora porque é um cientista falando diretamente para crianças e espera que isso possa ser feito por outros colegas de profissão. Ele acredita que "tudo pode ser traduzido para uma linguagem comum e que a divulgação é importante do ponto de vista educacional, democrático e até pode servir de instrumento para tomar decisões".

Atualmente Lent também é membro da diretoria do Instituto Ciência Hoje, que é responsável por alguns veículos de comunicação. Ele participou da fundação de dois deles:as revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Esta última é assinada pelo MEC e distribuída nas escolas. O Instituto também criou o site www.ciencia.org.br, que já recebe quatro mil visitas por dia.