Roberto Lent é professor titular de Neurociência do Departamento
de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ,
onde também chefia o Laboratório de Pesquisa em Neuroplasticidade.
A neuroplastia se refere à capacidade do cérebro em se adaptar
ao ambiente. A memória e as possíveis reconstituições
neurológicas após um acidente são exemplos da neuroplasticidade.
O professor esteve
envolvido recentemente em um estudo com crianças que durante a
gestação não desenvolveram um feixe, chamado de corpo
caloso, que é responsável pela comunicação
entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Esta
falha pode acarretar desde deficiências sutis até as mentais.
Detectou-se que diante desta falta de comunicação, desenvolvem-se
circuitos anômalos.
Além
de professor e pesquisador, Roberto Lent também escreveu e lançou
na última Bienal do Livro uma coleção, voltada para
o público infantil, com cinco livros que através de histórias
fictícias explicam os neurônios ligados a visão, emoção,
memória, audição e a capacidade motora. Ao final
de cada publicação, sempre tem a citação de
um pesquisador da UFRJ e uma seção com dicas para os adultos
responderem as perguntas que os leitores mirins podem vir a fazer.
A idéia
de escrever a coleção surgiu quando Lent conferia uma palestra
em uma escola pública da periferia de São Paulo e nela se
referia aos neurônios como células nervosas, achando que
assim seria mais fácil ser compreendido. Então, um aluno
perguntou se existia célula calma e ele percebeu a necessidade
da divulgação científica também para este
público.
Roberto Lent
acrescentou que esta coleção é inovadora porque é
um cientista falando diretamente para crianças e espera que isso
possa ser feito por outros colegas de profissão. Ele acredita que
"tudo pode ser traduzido para uma linguagem comum e que a divulgação
é importante do ponto de vista educacional, democrático
e até pode servir de instrumento para tomar decisões".
Atualmente Lent
também é membro da diretoria do Instituto Ciência
Hoje, que é responsável por alguns veículos de comunicação.
Ele participou da fundação de dois deles:as revistas Ciência
Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Esta última é
assinada pelo MEC e distribuída nas escolas. O Instituto também
criou o site www.ciencia.org.br,
que já recebe quatro mil visitas por dia.
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