Notícias da Semana
30.06.2005
Conselho de Centro de 06 de junho de 2005

A reunião do Conselho de Centro do CCS, ocorrida na última segunda-feira, seis de junho, iniciou com clima de pesar pela perda do Professor Emérito Dr. Edson Abdalla Saad. O Decano João Ferreira redigiu uma nota de pesar que foi divulgada no Portal da UFRJ.

Nos informes gerais, professor Thomaz Langenbach pediu aos diretores que intervenham junto aos chefes de laboratórios para que o Projeto de Biosegurança - SAP possa fazer o levantamento da situação de segurança dos laboratórios do Centro.

João Ferreira anunciou o recurso de setecentos mil reais liberados pela reitoria para reforma do patrimônio da UFRJ - o projeto de reforma será dividido em cinco blocos de cento e cinqüenta mil reais. A responsabilidade sobre o desenvolvimento e acompanhamento do projeto será do Escritório de Planejamento do CCS - EPLAN.

O diretor do IPPMG, Professor Antonio Ledo informou que os três blocos do Instituto estão com problemas no sistema de esgoto, e solicitou da decania recursos para obras em caráter de urgência.

O Nutes e a Nutrição têm curso de doutorado aprovado pelo CEPG, ambos estão em fase de encaminhamento à CAPES.

O Laboratório Sonda sofreu problemas relacionados à rede elétrica, o que ocasionou a perda do material guardado em sistema de refrigeração, representando graves conseqüências as suas atividades.

A Superintendência de Planejamento e Desenvolvimento, SR-3, aprovou a ampliação de recursos para os projetos do castelo d'água e dos geradores do CCS, serão investidos três milhões para a realização das obras, os projetos estão em fase de licitação. Assim, todos os projetos do INFRA I foram finalizados, o prazo para apresentação das licitações é de 30 de junho.

A minuta do projeto de reconhecimento institucional para os funcionários da UFRJ será apresentada pela comissão responsável por esse projeto, na próxima reunião do Conselho de Centro.

A Prefeitura Universitária informou que está trocando as luminárias de todo o campus do fundão para inibir a ação de ladrões.

O diretor do Hospital Universitário, Amâncio Paulino, recebeu convite de uma instituição filantrópica do Paraná. Depois de oito anos à frente do HU, Amâncio deixará a direção. Sua substituição deverá ser discutida na próxima reunião da Câmara dos Hospitais. A notícia levou os conselheiros ao justo reconhecimento sobre o trabalho que Amâncio vinha desenvolvendo na direção do hospital, o que incentivou-os a votarem a elaboração de menção honrosa para Amâncio Paulino.

O conselho também discutiu o processo do Instituto de Biologia sobre o convênio da UFRJ com a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro para a criação de um laboratório de pesquisa biológica com o objetivo de auxiliar as investigações policiais. No entanto, o processo gerou divergências entre os integrantes do conselho devido à existência de um laboratório no CCS, o Laboratório SONDA, capacitado a realizar as atividades esperadas. Por isso, foi decidido que o assunto será revisto na próxima reunião.