Tome Nota
20.06.2005
Disque Gestante  
Taisa Gamboa


ALUNOS DA ÁREA DE SAÚDE RESPONDEM
DÚVIDAS DE GESTANTES PELO TELEFONE


O Departamento de Genética do Instituto de Biologia oferece, há 12 anos, o Disque-Gestante, um serviço gratuito de orientação a médicos e pacientes sobre a influência de qualquer tipo de substância química, fatores ambientais e doenças na gravidez. O objetivo é informar o quanto fatores como remédios ou radiações, por exemplo, podem afetar a formação dos fetos.

A atividade costuma ser divulgada na grande mídia, e é atendida por alunos da iniciação científica da área de saúde da UFRJ, que disponibilizam consultas pelo telefone. A dúvida é anotada, discutida pelos alunos e respondida aos pacientes na hora ou assim que tenham a resposta. Dessa forma, o Departamento de Genética contribui para a diminuição dos casos de defeitos congênitos.

Ricardo Lima, aluno de Biologia que participa do projeto, diz que se a dúvida for pertinente, um banco de dados sobre a gestante é criado para que a equipe faça um acompanhamento da paciente. O Disque-Gestante funciona de segunda à sexta, 8h às 17h e o telefone é 2560-3432.