• Edição 273
  • 20 de outubro de 2011

Agenda

21 de outubro

5º Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes


Realizados com o objetivo de promover debates sobre a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde, estes seminários promovidos pelo Programa de Pós-graduação são abertos à comunidade e realizados de acordo com a programação do Nutes (edifício do Centro de Ciências da Saúde - CCS - Av. Carlos Chagas Filho, 373, campus Cidade Universitária).

Para o dia 21, está programada a palestra intitulada “Letramento/educação científica para cidadania: tendências de pesquisa”, com o professor Wildson Pereira dos Santos, da Universidade Nacional de Brasília (UnB).

O evento acontece às 14h30, na sala A1-011 do Nutes.  Av. Carlos Chagas Filho, 373, edifício do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.


21 de outubro

1º Jornada de Homeopatia no IPPMG


No dia 21 de outubro, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ) promove a “1ª Jornada de Homeopatia”, que visa reunir médicos, farmacêuticos, odontólogos e estudantes dessas mesmas áreas.

O evento acontece no anfiteatro da Pupileira (IPPMG – Rua Bruno Lobo, nº 50 – Cidade Universitária), e terá início às 8h e término às 16h. Informações e inscrições nos telefones: (21) 2590-4640 e (21) 2562-6116.


24 de outubro

Dia da América Latina

A decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, professora Maria Fernanda Quintela, promove a comemoração do Dia da América Latina, em 24 de outubro, a partir de 9h30, no Auditório Hélio Fraga, no prédio do CCS, Cidade Universitária.

Na programação, há debates, feira de livros e artesanatos e exibição de filmes. As inscrições e o envio de trabalhos devem ser feitos no site www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania, no qual pode ser encontrada a programação completa do evento.


24 de outubro

Saúde e Educação para a Cidadania


A decania do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ), através da sua Coordenação de Extensão, com o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e do Banco do Brasil, realiza, entre os dias 24 e 26 de outubro, o encontro “Saúde e Educação para a Cidadania”.


 O evento, que trabalha a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre Saúde, Ambiente e Educação, este ano ocorre com a temática “Comunicação e educação: processos interativos para a promoção da saúde – Informação e divulgação científica em prol da escola cidadã”.


 As inscrições devem ser feitas no site www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania, onde informações sobre a programação podem ser obtidas. Conheça também o novo
blog



25 de outubro

3º Seminário da Herança Audiovisual

Em comemoração ao Dia Mundial da Preservação da Herança Audiovisual, o Jornal do Commércio e o Arquivo Nacional realizam o “3º Seminário da Herança Audiovisual” com o tema “A preservação da memória audivisual brasileira: contexto, estratégias e propostas”.

O evento acontece de 25 a 27, a partir das 9h no auditório do Arquivo Nacional, Praça da República, 173 - Centro-RJ.

Informações e inscrições (21) 2179-1266 / 2179-1309.


27 de outubro

3º Congresso de Pediatria da UnigranRio

Nos dias 27, 28 e 29, acontece o ”3º Congresso de Pediatria da UnigranRio 2011”, do   “10º Simpósio Internacional de Alergia Alimentar”, do “2º Congresso da Sociedade Brasileira de Alergia Alimentar”, do “1º Simpósio Nacional de Nutrição” e da “1ª Jornada de temas livres das ligas de Medicina do Rio de Janeiro”. Os eventos serão realizados na Clínica Médica da Criança e do Adolescente, do Curso de Medicina da UnigranRio e no anfiteatro Vermelho do 6º andar do prédio da ACM,  no campus Lapa, perto da estação Glória do Metrô.

Serão dias repletos de temas importantes, contando com a presença de três nomes notáveis da Pediatria, convidados internacionais, como o professor Harland Winters, de Boston, USA, e dos professores Carmen Toca e Carlos Perea, de Buenos Aires, Argentina. Como convidados nacionais, os docentes, Paulo Terra, Ana Mosca,  Anna Tereza, Selma Sias, Aurea Lúcia e Tamara Lazzarini.

O evento tem início às 9h e término às 17h. Os inscritos no congresso ganharão uma assinatura gratuita do JFA e terão também, por adesão, sua inscrição gratuita na Sociedade Brasileira de Alergia Alimentar.



7 de novembro

4ª Jornada dos Programas de Pós-graduação em Ciências Morfológicas


Nos dias 7 e 8 de novembro, no Solar da Imperatriz, acontece a “5ª Jornada dos Programas de Pós-graduação em Ciências Morfológicas e Farmacologia e Química Medicinal” do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. O evento conta com diversas palestras e programações, que acontecerão de 9h às 16h.

O endereço do evento é Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ.


7 de novembro

SBBMN promove palestra gratuita


No dia 7 de novembro, às 20h, no hotel Golden Tulip Paulista (Al. Santos, 85), em São Paulo, Martin Schlumberger, professor de Oncologia da Universidade de Paris, chefe da Medicina Nuclear e Endocrinologia Oncológica do Instituto Gustav Roussy, na França, e autor das diretrizes de nódulo e câncer de tireoide da American Thyroid Association e da European Thyroid Association, ministrará a palestra “Use of RAI in DTC an update discussion of clinical cases”.

A palestra é realizada pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBBMN) e conta com o patrocínio da GE Healthcare e da Genzyme. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br.



Até 23 de novembro

Inscrições para programa de apoio à pesquisa


Estão abertas as inscrições para bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. O programa oferece a pesquisadores a oportunidade de elaborar projeto para um ano de trabalho, além de  incentivar a pesquisa multidisciplinar e a produção de conhecimento brasileira. O objeto de pesquisa deverá contemplar obrigatoriamente o acervo da Biblioteca Nacional.

Neste ano, projetos que apresentem temas ligados à cultura letrada brasileira ou  a efemérides, como as relações Alemanha –Brasil ou as Copas do Mundo, receberão prioridade. As bolsas do programa serão de R$ 26.400,00 para pesquisadores doutores ou doutorandos e de R$ 20.400,00 para mestres ou mestrandos.


As inscrições irão até o dia 23 de novembro. A análise da primeira etapa da seleção será entre os dias 21 e 24 de novembro. Já a análise da segunda, que consistirá também na seleção dos projetos, acontece entre os dias 25 de novembro e 7 de dezembro. O resultado será divulgado em 9 de novembro. O edital do programa se encontra no site www.bn.br.