• Edição 270
  • 29 de setembro de 2011

Microscópio

Macaé realiza 3ª Semana de Integração Acadêmica

Rafael Amendola

 

O campus de Macaé realiza, entre os dias 3 e 7 de outubro, a “3ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ-Macaé”. O evento contará com mesas-redondas, minicursos, palestras, entre outras atividades culturais para proporcionar a troca de experiências entre alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores.

As instituições que integram  o campus Macaé, como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), participarão das atividades que acontecerão no Núcleo de Pesquisa Ecológica Macaé (Nupem), onde também acontece a abertura do evento, e na própria Cidade Universitária.

As inscrições serão aceitas até o dia do início de cada atividade e podem ser realizadas pessoalmente junto à secretaria de Extensão da UFRJ, no segundo andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, que fica na Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, ou no Nupem, que fica no bairro São José do Barreto, s/nº. As inscrições também podem ser efetuadas pelo telefone (22) 2796-2564.

O evento é uma iniciativa da UFRJ de Macaé, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ e da Prefeitura de Macaé, por meio da Funemac e da Secretaria de Educação. A programação e demais informações podem ser obtidas pelo número (22) 2762-9613 ou pelo e-mail extensão@macae.ufrj.br.

Durante a Semana, haverá a realização, concomitante, de quatro eventos:

V Fórum Científico da Bacia de Campos: Organizado pelos alunos e direcionado para eles, busca prepará-los para a organização de eventos e ao mesmo tempo enriquece a formação acadêmica, na medida em que se define pela oferta de minicursos extracurriculares das mais diversas áreas do conhecimento, como: Meio Ambiente, Educação, Saúde, Tecnologia, entre outros.
Contato: forumcientifico5@gmail.com

 III Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé: Apresentação de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica, pós-graduação, extensão e pré-iniciação científica (Jovens Talentos) de alunos bolsistas ou não, internos ou externos à UFRJ-Macaé.

Contato: jpe@macae.ufrj.br

3º Encontro de Integração Científica da UFRJ-Macaé: Apresentação de palestras e mesas-redondas, de caráter multidisciplinar e científico, pelos professores da UFRJ e de Instituições convidadas.

Contato: extensao@macae.ufrj.br


1ª Feira de Ciências e Mostra Científica para um Mundo Melhor: Mostra de trabalhos científicos realizados por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas de Macaé e região, sob a organização da UFRJ, promovendo, assim, a aproximação entre a Universidade e a comunidade, sobretudo com alunos e professores da Educação Básica