• Edição 266
  • 4 de agosto de 2011

Agenda

6 de agosto

1° Curso de Atualização Técnica em Medicina Nuclear


O 1° Curso de Atualização Técnica em Medicina Nuclear, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, ocorre dias 6 e 7 de agosto no Hotel Hampton Park, em São Paulo, Alameda Campinas, 1213. O curso visa informar pontos importantes relacionados à operação e atuação da equipe técnica de Medicina Nuclear e é direcionado para biomédicos, tecnólogos, físicos, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais da saúde.

O curso é coordenado por Solange Amorim Nogueira e possui carga horária de 12 horas. A programação detalhada, inscrições e outras informações no site www.sbbmn.org.br.

 


8 de agosto

Uso do PET/CT em tumores de cabeça e pescoço.


Promovida pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBBMN), a palestra “Uso do PET/CT em tumores de cabeça e pescoço” ocorre no dia 08 de agosto, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, localizado na Alameda Santos, 85, São Paulo – SP.

A palestra será ministrada pelo Dr. Allan Santos, médico do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Unicamp. As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições através do site www.sbbmn.org.br


8 de agosto

Medicina Nuclear no Planejamento Radioterápico.


A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear ( SBBMN ) promoverá no dia 08 de agosto, às 20 horas, a palestra “Planejamento Radioterápico”, a ser ministrada pelo médico nuclear Dr. Marcelo Livorsi.

O evento acontece no Hotel Goldin Tulip Paulista Plaza ( Al. Santos, 85 ), em São Paulo ( SP ). A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Para maiores informações ou para realização da inscrição acesse o site www.sbbmn.org.br


8 de agosto

A Química em tudo


O Instituto de Química (IQ/UFRJ) comemora o Ano Internacional da Química-2011, com o evento, “A Química em tudo – a UFRJ no Ano Internacional da Química”, que ocorre de 8 a 12 de agosto.  A cerimônia de abertura será no dia 8, às 11 horas, no Auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), com a mesa redonda, “Desafios futuros da Química no Rio de Janeiro e no Brasil”.

A programação é bastante ampla e está disponível na página do Instituto de Química (www.iq.ufrj.br). Haverá também a exposição, “A Química em tudo”, montada no hall do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149 – Cidade Universitária.



10 de agosto

I Fórum Carioca de Ciências e Tecnologia na Abordagem de Feridas


A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Estadual Getúlio Vargas (SESDEC) e o Departamento de Enfermagem Fundamental/ Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ realizam o I Fórum Carioca de Ciências e Tecnologia na Abordagem de Feridas nos dias 10 e 11 de agosto de 2011 (quarta e quinta-feira), no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde RJ (CCS/UFRJ).

As inscrições vão até essa sexta-feira (05/08/2011) e podem ser feitas através do endereço http://foccitef.blogspot.com. Haverá premiação para os melhores trabalhos apresentados.

O endereço do CCS é Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Para mais informações ligue para (21) 2334-7917 ou mande e-mail para curativoshegv@gmail.com.

 

 


11 de agosto

II Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental


O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub), em parceria com o Projeto Cultura e Saúde do Fórum de Ciência e Cultura, promove o II Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, das 9h às 19h, no Auditório Leme Lopes, no Ipub.

Entre as atividades, estão programadas quatro mesas-redondas (Loucura e Cinema; Loucura e Literatura; Discurso, Narrativa e Psicose; sobre a obra de Rodrigo Souza Leão). No primeiro dia do evento, às 15h, as professoras Elie Cheniaux, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Tania Rivera, da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão debater a “Loucura e o Cinema”. No mesmo dia, às 11h, haverá exibição do filme Dá pra fazer, de Giulio Manfredonia, que será seguido de debate com o professor do Ipub, Octavio Domont de Serpa Jr.

No dia 12, às 11h, as psicólogas Eliud Guerreiro e Adriana Machado vão apresentar o Programa do Clube da Esquina, grupo que há 15 anos presta serviços de lazer assistido a portadores de problemas mentais.

A programação completa do evento está disponível no site do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O Ipub-UFRJ fica no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Venceslau Brás, 71 – Botafogo, Rio de Janeiro.
(http://www.forum.ufrj.br/news/folder_110811.pdf)



Até 04 de julho

Inscrições para os cursos de Especialização em Radiologia & Imaginologia, Estomatologia e Saúde Coletiva.


 

Estão abertas as inscrições para os cursos de Especialização em Saúde Coletiva, coordenado pela professora doutora em Odontologia pela UFRJ Sonia Groisman, e de Especialização em Estomatologia, coordenado pela doutora em Patologia Bucal Maria Elisa Rangel Janini, desde 15 de março.

O curso de Especialização em Radiologia & Imaginologia, encerra suas inscrições dia 19 de agosto. Os editais contendo locais, horários, critérios de seleção e outras informações importantes estão disponíveis para download no site da Faculdade de Odontologia da UFRJ http://www.odontologia.ufrj.br/new/.

 


19 de agosto

V Fórum Internacional Psicanálise e Medicina e VII Jornada Acadêmica Psicanálise e Hospital


Do dia 19 ao dia 21 de agosto ocorrem o V Fórum internacional Psicanálise e Medicina e a VII Jornada Acadêmica Psicanálise e Hospital. Os eventos acontecem no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei, rua Gonçalves Dias, no Bairro Santo Agostinho em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sob as temáticas “Surpresa e acontecimento na clínica do limite terapêutico”, tanto o Fórum quanto a Jornada contam com a presença de vários palestrantes. Para mais informações sobre os cursos Trans-Fórum e procedimentos para inscrição e envio de trabalhos no site www.psicanaliseehospital.com.br ou pelo e-mail clinica@psicanaliseehospital.com.br