• Edição 266
  • 4 de agosto de 2011

Cidade Universitária

Segurança em pauta

Rafael Amendola

 

A criação de uma Polícia Universitária Federal e a elaboração de um seminário interno da UFRJ sobre a segurança interna dos campi da universidade foram discutidos na reunião da Vigilância da UFRJ ocorrida na tarde dessa quinta-feira (04/08), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj).
       
Organizada por Kátia Rodrigues da Coordenação de Comunicação Sindical e por Juscelino Ribeiro, diretor da Divisão de Segurança (Diseg), os debates giraram em torno da insatisfação com a infra- estrutura oferecida, e culminaram com a criação da Polícia Universitária Federal, baseada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/11, da deputada Andreia Zito, já em tramitação na Câmara dos Deputados e aguardando aprovação.

Reuniões como a de hoje têm o objetivo de abordar todos os detalhes da criação dessa polícia para melhor atender à universidade. Juscelino completa “para a criação dessa polícia, concursos públicos têm de ser abertos, pois para o cargo de vigilante não existem mais concursos. A nossa função não está extinta, mas como as pessoas ou falecem ou se aposentam os cargos estão acabando. Muitos de nós, em 10 anos finalizaremos o nosso serviço. Essa nova polícia tem de ter um treinamento específico.”

Kátia Rodrigues diz que a polícia universitária que será criada tem que ter equipamentos especializados “para evitar assaltos e assassinatos.” O seminário que visa colher opiniões sobre a segurança, de forma democrática, irá envolver todas as unidades dos campi, como DCEs, reitoria, empresas estatais, bancos, entre outros, para que os vigilantes entendam qual o pensamento que cada unidade tem sobre o que seria a segurança, para que melhor possam atendê-los.

Segundo Juscelino, os vigilantes presentes na reunião desta quinta-feira estarão presentes também no Seminário Nacional de Pelotas, que acontece entre os dias 28 de novembro a 3 de dezembro deste ano, para abordar os assuntos discutidos na reunião de hoje.