• Edição 265
  • 30 de junho de 2011

Agenda

Comemoração dos 193 anos do Museu Nacional


Para comemorar os seus 193 anos de existência, o Museu Nacional/UFRJ vai promover uma série de atividades culturais em torno do tema Ciência, História e Cultura. O programa será apresentado na Quinta de Boa Vista em uma tenda de 1.300m² durante os dias 1º, 2 e 3 de julho.

O evento é direcionado para o público de todas as idades. Entre os destaques estão uma exposição de mamíferos e aves brasileiros, visita guiada ao Horto Botânico, além de demonstrações de rugby e diversas oficinas. Toda a programação dos jardins tem entrada franca. O endereço é Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão. Mais informações no telefone 2562-6042.


01 de julho

Tamborzada


Há vinte e dois anos pesquisando expressões dançantes e musicais por todo país, a Companhia Folclórica do Rio-UFRJ convida todos a assistir Tamborzada, um musical que valoriza povo brasileiro que, sabiamente, transforma a dor em arte, a desesperança em dança e o coração aflito em batuque. O espetáculo ocorre durante os dias 1 e 10 junho, sextas, sábados e domingos, às 19h no teatro Cacilda Becker, na rua do Catete, 338 (Largo do Machado).  

O evento é uma realização da Fundação Nacional de Artes, com o apóio das Prós-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR3) e de Extensão (PR5) da UFRJ.

 

 


01 de julho

I Encontro Acadêmico de Pesquisa em Enfermagem


O 1° Encontro Acadêmico de Pesquisa em Enfermagem que ocorre dia 1° de julho, de 08h até 18h, na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, UFF (Rua Dr. Celestino, n° 74, Centro – Niterói – RJ), visa estimular os acadêmicos a apresentarem suas pesquisas, assim como pretende ajudar na escolha da especialidade a ser seguida após a formação. Além disso, o evento pretende dar início a um hábito de encontros entre acadêmicos de enfermagem voltados a discutir pesquisas relacionadas a sua profissão.

Mais informações pelo e-mail eape2011@gmail.com ou através dos telefones (21)71077962 / (21)88609366 / (21)74020846

 


01de julho

Mini- curso Biologia de Reprodução


A direção do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) convida professores e alunos a participar do mini-curso de Biologia de Reprodução que acontece no dia 1º de julho, de 9h às 16h30, no auditório PCM (Bloco F do Centro de Ciências da Saúde – CCS).

O evento é organizado pela Diretoria Adjunta de Pesquisa do ICB e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas e pretende aproximar áreas afins do PCM, principalmente a Biologia Celular e do Desenvolvimento, Biologia Tecidual e Anatomia com a área de Biologia da Reprodução.

Pesquisadores nacionais de referência oriundos de diferentes instituições foram convidados, além do professor Serge Carreu, diretor de Pesquisa do CNRS, que fará uma conferência especial. Sistema reprodutivo, gametogênese, evolução de cromossomos sexuais e implantação são os principais temas do evento. Para participar envie um email para pesquisaicb@gmail.com ou pcmsecretaria@hotmail.com. Outras informações no site do CCS.



01 de julho

Seminário de Tese e Pesquisa


Dia 1º de julho ocorre o Seminário de Tese e Pesquisa do Programa Acadêmico de Tuberculose. O tema é “Perfil genotípico de Cepas M. tuberculosis isolados de pacientes suspeitos de Tb multiresistente” e será desenvolvido pela doutora Mônica Kramer (CRPHF/FioCRUZ/PAT-UFRJ).

As palestras poderão ser assistidas por meio de videoconferência, porém para tal é necessário que haja informe prévio das unidades que querem participar. Mestrandos, doutorandos e indivíduos em estágio probatório do programa de pós-graduação em Clínica Médica podem utilizar as palestras como crédito nas disciplinas “Seminário de Teses” ou “Seminários de Pesquisas”. Lembrando que a presença é obrigatória para estudantes de graduação bolsistas ou não de iniciação científica, em atividade com projetos vinculados com a unidade de pesquisa em tuberculose.

O evento ocorre no Auditório Halley Pacheco, 8° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) rua Prof. Rodholfo Paulo Rocco, nº 255, Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone 25622426.

 


02 de julho

Curso de Ensaios Clínicos Pragmáticos na avaliação de Testes Diagnósticos em Doenças Infecciosas


Coordenado por Afrânio Kritski e Gisele Huf, o curso de Ensaios Clínicos na Avaliação de Teste Diagnósticos em Doenças Infecciosas terá início no dia 02 de julho e vai até dia 1° de setembro. As aulas serão ministradas no INCQS-FioCruz e no Programa de Pós-graduação Clínica Médica-FM-UFRJ/HUCFF terças e quintas no horário de 9h às 12h.

O curso irá desenvolver a aplicação prática de conceitos, tais como ensaios clínicos pragmáticos e ensaios clínicos explanatórios, para a avaliação de novas técnicas diagnósticas, com ênfase na detecção da tuberculose.

Não há pré-requisitos para a inscrição isolada, mas para candidatar-se ao certificado de conclusão final o aluno necessita ter cursado a disciplina de epidemiologia. Mais informações e documentação necessária para a inscrição através do telefone 38655112.



Até 04 de julho

Inscrições para o curso de férias do Pólo Xerém


 

Em 25 de julho, acontece a primeira edição do curso de férias do Pólo Xerém. O objetivo é atrair a atenção dos estudantes do Ensino Médio de Xerém e redondezas para a Ciência, estimular o senso crítico relacionado a questões científicas e melhorar o ensino de ciências. Através de experimentos, os alunos vão ser estimulados a resolver problemas relacionados ao tema “Por dentro da célula”.

O curso inicia-se no dia 25 de julho, às 9 horas no Pólo Xerém (Estrada de Xerém, 27; Complexo Tamoio; Xerém – Duque de Caxias/RJ) e encerra-se no dia 29, num total de 40 horas. Não existe pré-requisito, mas a preferência do curso é para alunos que estejam cursando o Ensino Médio em escolas públicas. Haverá distribuição de certificados no final do curso. As inscrições para o curso de férias do Pólo Xerém poderão ser feitas pelo e-mail cferiasxerem@gmail.com ou telefone (21) 2562-6762 até o dia 04/07/2011.

 


06 de agosto

1° Curso de Atualização Técnica em Medicina Nuclear


O 1° Curso de Atualização Técnica em Medicina Nuclear, promovido pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, ocorre dias 6 e 7 de agosto no Hotel Hampton Park, em São Paulo, Alameda Campinas, 1213. O curso visa informar pontos importantes relacionados à operação e atuação da equipe técnica de Medicina Nuclear e é direcionado para biomédicos, tecnólogos, físicos, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais da saúde.

O curso é coordenado por Solange Amorim Nogueira e possui carga horária de 12 horas. A programação detalhada, inscrições e outras informações no site www.sbbmn.org.br.

 



08 de agosto

Palestra sobre o uso do PET/CT em tumores de cabeça e pescoço

Promovida pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBBMN), a palestra “Uso do PET/CT em tumores de cabeça e pescoço” ocorre no dia 08 de agosto, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza, localizado na Alameda Santos, 85, São Paulo – SP.

A palestra será ministrada pelo doutor Allan Santos, médico do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Unicamp. As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições através do site www.sbbmn.org.br