• Edição 264
  • 16 de junho de 2011

Agenda

16 de junho

Inauguração do Espaço Alexandria


O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ realiza, nesta quinta (16/06), às 18h, um café cultural, em comemoração à implantação do Espaço Alexandria. Trata-se de um projeto que visa estruturar o diálogo da universidade com a dinâmica atual do conhecimento.

O evento debaterá as colocações científicas e tecnológicas dos últimos 100 anos e contará com a participação especial do Quinteto Experimental de Sopro da Escola de Música (EM) da UFRJ. O espaço fica na avenida Rui Barbosa, 762, Praia do Flamengo. A entrada é franca.


16 de junho

Lançamento de livro


O livro Tuberculose e miséria, de Cláudio Costa Neto, professor emérito da UFRJ, será lançado nessa quinta-feira (16/06), às 19h, no Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ (antiga Casa da Ciência).

A obra é uma coletânea de trabalhos realizados na Câmara de Química da UFRJ, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O trabalho aproveitou os estudos para o tratamento de doenças tropicais, sendo a tuberculose o alvo escolhido para o programa.

O professor Costa Neto foi um dos fundadores do Instituto de Química (IQ) da UFRJ. Formou-se em 1954 na antiga Universidade do Brasil, hoje UFRJ, em Química Industrial e Engenharia Química. O Pólo de Xistoquímica do campus da Cidade Universitária leva o seu nome.

O endereço do Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ é Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca.


17 de junho

Conferência Versalius


A próxima Conferência Vesalius de 2011 será proferida por Paulo Teixeira, deputado federal, líder do PT. O título da conferência é "Por uma nova política brasileira contra as drogas". Será no dia 17/06, sexta-feira, às 15h, no auditório do bloco F, prédio do CCS.





17 de junho

Terapia Ocupacional Interinstitucional


De 8 às 16 horas desta sexta-feira (17/6), acorre o II Encontro de Terapia Ocupacional Interinstitucional, sob o tema Práticas da Terapia Ocupacional. O evento, organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), acontece no Auditório Professor Paulo Rodolpho Rocco (Quinhentão), no subsolo do Bloco K do Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.

A mesa de abertura, às 8h30, conta com a presença da decana do CCS, professora Maria Fernanda Quintela; a diretora Acadêmica de Graduação do CCS, professora Anaize Borges Henriques; além de representantes da Faculdade de Medicina, do IFRJ (Campus Realengo), coordenadores dos Cursos de Terapia Ocupacional da UFRJ, professor Marcus Vinicius de Almeida Machado, e do IFRJ, professora Simone Maria P. Fonseca Lima.

A Comissão Organizadora é integrada pelas professoras da UFRJ Vera Lúcia Vieira de Souza, Fernanda Marinha e Cláudia Reinoso, além dos discentes Jéssica de Melo Viana, Jessika Hanako Kojima, Julia Leal, Larissa Guimarães, Marília Lima Pereira, Thays Pires, Wilton Soares Neto e Yhanna Porto.


Até 18 de junho

Inscrições para o I Encontro Acadêmico de Pesquisa em Enfermagem


O 1° Encontro Acadêmico de Pesquisa em Enfermagem ocorre dia 1° de julho na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, UFF (Rua Dr. Celestino, n° 74, Centro – Niterói – RJ) e visa estimular os acadêmicos a apresentarem suas pesquisas, assim como pretende ajudar na escolha da especialidade a ser seguida após a formação.

Além disso, o evento pretende dar início a um hábito de encontros entre acadêmicos de enfermagem voltados a discutir pesquisas relacionadas a sua profissão. A inscrição de temas livres vai até o dia 18 de junho e o horário do evento é de 08h até 18h. Mais informações pelo e-mail eape2011@gmail.com ou através dos telefones (21)71077962 / (21)88609366 / (21)74020846



20 de junho

Abenfo Nacional e Abenfo-RJ convocam eleições


 

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros do Estado do Rio de Janeiro está convocando todos os que realizaram o pagamento da anuidade de 2011 até 20 de junho às eleições para a escolha das Diretorias e Conselhos Fiscais (Nacional e Regionais) para o triênio 2012-2014. As eleições ocorrerão dia 20 de junho, entre 09h e 18h. É necessário levar o comprovante de pagamento ou a declaração de associado e documento com foto.

A votação poderá ser realizada na Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ, Rua Afonso Cavalvanti, 275, Cidade Nova, Rio de Janeiro. Mais locais de votação e maiores esclarecimentos no site www.abenforj.com.br.


21 de junho

Encontro de Atualização Científica sobre Medicina Nuclear em Cardiologia


A Cintilografia da Perfusão de Miocárdio é um exame da Medicina Nuclear fundamental no acompanhamento de pacientes com problemas coronários. O exame permite uma análise funcional da doença arterial coronariana, com informações sobre a perfusão e função ventricular. Com a proposta de abordar a temática desse exame, a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear promove o Encontro de Atualização Científica sobre Medicina Nuclear em Cardiologia.

O evento, com coordenação dos doutores Tinoco Mesquita e Renata Felix, acontece dia 21 de junho, a partir das 20 horas, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rua Visconde Silva, 52, 3° andar, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Informações mais detalhadas e inscrições no site www.sbbmn.org.br.


Até 30 de junho

Curso de aperfeiçoamento em alimentação e cultura

As inscrições para o curso de aperfeiçoamento em alimentação e cultura da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), estão abertas até o dia 30 de junho. Coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros e Denise Oliveira e Silva, da ENSP/FioCruz, o curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde acerca dos significados dos sistemas e valores que envolvem os aspectos socioculturais da saúde, em particular a alimentação e a nutrição.

A idéia é  contribuir para o exercício de uma prática humanista na promoção da alimentação e nutrição na atenção à saúde. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas. Informações: no site




Até 30 de junho

Curso de férias de Microbiologia para alunos do Ensino Médio

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) da UFRJ está com inscrições abertas para o curso de férias de Microbiologia. O curso acontece de 25 a 29 de julho no prédio do Instituto na Cidade Universitária e é voltado para alunos do Ensino Médio, rede pública ou privada, sem mais requisitos. O número de vagas é limitado (120) e os interessados podem se inscrever pelo telefone 2562-6698 até o dia 30 deste mês.

Organizado pelos professores Maria Isabel Madeira Liberto e Maulori Curié Cabral (IMPPG), o objetivo do curso é conscientizar os alunos sobre o mundo dos micróbios e desmistificar a ideia de que esses organismos só disseminam o mal. Afinal de contas, afirma a professora Maria Isabel “Se fossem monstros, não haveria vida humana na Terra. Estamos imersos em uma piscina de micróbios. Eles fazem parte de nosso dia a dia, estão presentes em nosso corpo e fazem parte da cadeia alimentar”.