• Edição 263
  • 09 de junho de 2011

Notícias da Semana

Abertura da BioSemana tem mesa ilustre

André Ribeiro

Ocorreu na última segunda-feira (06/06), no Centro de Ciência e Saúde (CCS) da UFRJ, a abertura da 15ª edição da Semana Acadêmica de Biologia – a BioSemana 2011. Considerado um dos maiores eventos do CCS, reune cerca de 500 alunos para a troca de conhecimento e experiências na área acadêmico-científica.

A mesa de abertura foi composta pela decana do CCS, professora Maria Fernanda Quintela, o diretor do Instituto de Biologia (IB/UFRJ), Antônio Solé, e os alunos Marcelo Côrtes e Daniela Carvalho, ex-organizador e organizadora do evento, respectivamente. Marcelo Côrtes, que pego de surpresa pela organização para participar da mesa, se emocionou em seu discurso sobre a construção da BioSemana ao longo dos anos, período no qual o evento cresceu, mas nunca deixou de contar com participação intensa dos alunos.

Logo após, Daniela Carvalho, a atual organizadora, fez um longo discurso de agradecimento a todos que ajudaram a realizar o evento, que, ela lembrou, desde 2008 é institucionalizado, além de ressaltar a participação incisiva do Centro Acadêmico.

Já o diretor do Instituto de Biologia, Antônio Sole, ressaltou a importância de um evento de tanta magnitude ser organizado quase que inteiramente pelos alunos. O diretor também lembrou a família da aluna Luísa Pinho Sartóri, estudante de Biologia da UFRJ que faleceu em 2009 e dá nome a um prêmio de ciências biológicas, oferecido pela família da estudante. O pai de Luísa, Fábio Sartóri, patrocinou a vinda do professor mexicano Gerardo Ceballos, referência na área, que abriu a BioSemana 2011.

Encerrando a mesa, a decana Maria Fernanda Quintela reiterou a integração existente entre os estudantes e a direção, não só do IB, mas como em todo o Centro de Ciências da Saúde. Sobre os temas, a decana elogiou a escolha de uma maioria de palestras abordando a relação humano-natureza de vários aspectos diferentes. Além disso, Maria Fernanda citou o Centro Acadêmico de Biologia (CaBio) como referência na organização de eventos. “Apesar de, às vezes, parecer desorganizado, o Centro Acadêmico de Biologia tem muito sucesso na organização de seus eventos, e a BioSemana é prova disso” , completou a decana.