• Edição 262
  • 02 de junho de 2011

Saúde e Prevenção

Cárie de mamadeira: desatenção e excesso

André Ribeiro

A amamentação é um dos atos mais generosos de uma mãe. Alimentar o filho com o próprio corpo é um feito de amor, carinho e abnegação. Frequentemente, há campanhas de amamentação realçando a sua grande e real importância. Porém, como nada em excesso é bom, temos o outro lado da moeda. A cárie de acometimento precoce, mais popularmente cárie da mamadeira, é um grande risco para a saúde dentária da criança.

Para falar mais sobre esse risco à saúde infantil, o Olhar Vital conversou com Glória Fernanda Barbosa de Araújo Castro, professora adjunta do Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia (FO/UFRJ). A professora falou sobre os fatores que levam à cárie de acometimento precoce, seus sintomas, efeitos e como prevenir essa condição.

Segundo Glória Fernanda, a cárie se dá pela amamentação excessiva, especialmente noturna, já que neste período que a criança dorme há diminuição no fluxo salivar. “A diminuição do fluxo salivar permite que o leite fique retido entre os dentes e a gengiva, e como o leite contém açúcar, isso alimenta as bactérias que causam a cárie”, explica a professora.

A doença é progressiva e, segundo a professora Glória, pode  progredir dos primeiros aos últimos dentes afetados em apenas alguns meses, mesmo que haja casos que demorem anos para se manifestar de forma mais incisiva e crítica. “Não existe nenhum estudo que comprove pré-disposição, mas há coisas que com certeza afetam, como a taxa de produção de saliva, que muda de pessoa, para pessoa, e também a flora microbiana bucal”, esclarece Glória.

Existem alguns meios de prevenir a cárie de mamadeira e  são muito simples. Segundo Glória de Araújo, o problema não está na amamentação e, sim, na falta de higienização da boca da criança após o ato. “Nenhuma mãe vai lembrar de limpar ou escovar os dentes toda vez que a criança quiser mamar, especialmente de madrugada. Há também os casos em que a criança dorme mamando, então isso realmente é difícil”, aponta a professora. Outra ação importante é deixar de amamentar a criança todas as vezes que ela pedir após completar o primeiro ano de vida. “Amamentações à noite se tornam um hábito, e, nessa idade, não são realmente necessárias”, disse Glória Fernanda.

A cárie de acometimento precoce é um problema bastante comum e pode causar, em casos mais graves, a extração total dos dentes. De acordo com a professora Glória Fernanda, isso pode prejudicar a vida do indivíduo não só pela necessidade da prótese, mas também psicologicamente. “Crianças assim são bem introspectivas, pois elas têm vergonha, ficam tampando a boca e, realmente, é uma verdadeira mutilação que acaba tendo que ser feita”.

A cárie de mamadeira é muito pouco conhecida apesar de bastante comum. De acordo com Glória Fernanda, não existe programa de conscientização do governo, e frequentemente a informação só é passada às pessoas quando a doença já se encontra em curso.

 



Anteriores