• Edição 260
  • 19 de maio de 2011

Cidade Universitária

Sistema de Alimentação da UFRJ está entre os debates da reunião do CCS

Renata Lima

O Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a pedido da decana Maria Fernanda Quintela, discutiu  na última seção do Conselho de Centro questões ligadas ao Sistema de Alimentação da UFRJ.

A apresentação sobre o tema ficou a cargo da professora Lúcia Andrade, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ), que procurou atualizar os profissionais presentes sobre a distribuição de alimentos e a prestação de serviço a refeitórios da comunidade.

“Atualmente, o refeitório do CCS atende a 2.400 pessoas, divididas entre o refeitório central do CCS e o refeitório satélite da Letras. A previsão é que as instalações se expandam a outras unidades da cidade universitária e consiga atender a toda unidade acadêmica da Cidade Universitária”, destaca a nutricionista.

Ainda foi destacada a organização e orientação da alimentação  em quiosques, no CAp, no alojamento e  em trailers (refeição comercial). Quanto a este último, foi destacado que o objetivo é de instituir diretrizes obrigatórias a serem cumpridas e transferi-los da frente do Hospital Universitário para um local em frente ao terminal rodoviário.


A gerência visa à higienização, política de segurança alimentar e nutricional. Ainda conta com laboratório de avaliação nutricional, desenvolvimento e suporte técnico-científico para apoio ao curso de Gastronomia e coleta de dados estatísticos, através de avaliações físicas e nutricionais.