• Edição 259
  • 12 de maio de 2011

Agenda

III Ciclo de Palestras - Alimentos Funcionais e Estética


O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) abre inscrições para o “III Ciclo de Palestras - Alimentos Funcionais e Estética”. Coordenado pela professora Eliane Fialho, o evento acontece em 20 de maio, das 8h às 17h, e conta com cinco palestras: “As bases ideológicas da imortalidade e a busca pela eterna juventude”; “Alimentos funcionais e estética: ação dos nutricosméticos”; “O uso da soja: sob a pele ou sobre a pele?”; “Nutrição estética: um novo segmento de mercado para o nutricionista”; “Fitoterápicos: quando utilizar na estética?”. Os interessados devem inscrever-se pelo site http://www.ciclofuncionais.hd1.com.br/.

O evento acontece no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do prédio do Centro de Ciência e Saúde (CCS) da UFRJ, na Ilha do Fundão.


13 de maio

Aloisio Teixeira faz palestra na Conferência Vesalius

Na próxima sexta-feira (13/05), o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove a conferência “A universidade brasileira face aos desafios do século XXI”, a ser ministrada pelo professor Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ.

A palestra faz parte do ciclo de Conferências Vesalius, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do ICB. A apresentação ocorre às 15h, no auditório do PCM, no Bloco F, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS). O endereço é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

 


13 de maio

X Semana de Enfermagem do IPPMG


Sexta-feira (13/5) é o último dia da “X Semana de Enfermagem do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira” (IPPMG). Este ano, a programação é voltada para o saber e a prática da Enfermagem na perspectiva da qualidade da assistência à saúde da criança e do adolescente.

O evento tem como público-alvo enfermeiros, acadêmicos de enfermagem, docentes, demais profissionais da área de saúde e acontece no auditório nobre do instituto.

São diversas conferências e mesas-redondas para troca de experiências e trabalhos de profissionais de dentro e fora da universidade. O evento ocorre entre 9h e 12, pela manhã, e 13h e 16h, à tarde. O endereço do auditório do IPPMG é Rua Bruno Lono, 50, Cidade Universitária. 

 


13 de maio

Semana da Saúde


A Prefeitura da Cidade Universitária realiza até sexta-feira (13/5) e pelo segundo ano consecutivo a “Semana de Saúde”. Por meio de palestras, especialistas em diversas áreas buscam orientar os trabalhadores sobre ações que promovem o bem-estar físico, mental e social.

O evento acontece entre 9h e 15h, no auditório do Horto da UFRJ.



Até 16 de maio

Inscrições para o III Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia


Estão abertas as inscrições para o “III Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia”, com o tema “A profissão farmacêutica: Fronteiras e interfaces”.

O simpósio ocorre do dia 24 ao dia 27 de maio, e contará, além das palestras e mesas-redondas promovidas pelos organizadores, com apresentações de trabalhos relacionados ao tema, que podem ser enviados por alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área. Além disso, serão ministrados mini-cursos no dia de abertura, antes do início formal do simpósio.


As inscrições para os trabalhos estão abertas até o dia 16 de maio; para os mini-cursos, até o dia 22 e para participação até o dia 24 deste mês. A programação completa, inscrições e mais informações no site http://www.farmacia.ufrj.br/64anos.html.

 


16 de maio

9ª Semana de Museus “Museu e Memória”


Em celebração ao Dia internacional dos Museus (18 de maio), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), em parceria com os museus brasileiros, promove a Semana Nacional de Museus.

Em sua nona edição, de 16 a 22 de maio, instituições de todo o país promovem eventos sob o tema “museu e memoria”. O evento conta com a participação de 1009 museus e oferecerá 3080 eventos em todos os estados do Brasil. Para conferir a programação, visite www.museus.gov.br .


até 20 de maio

Inscrições para o curso de formação continuada em neuroeducação

O Núcleo de divulgação científica e neurociências, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), está com inscrições abertas até dia 20 de maio para o curso de formação continuada em neuroeducação.

O curso tem o objetivo de complementar e qualificar, em nível acadêmico, profissionais da rede pública e privada do Rio de Janeiro que trabalhem na educação infantil e no ensino médio.

Temas como “Desenvolvimento do sistema nervoso”, “Memória e aprendizado”, Cognição: Linguagem e Inteligência” e “Distúrbios de Aprendizagem” serão desenvolvidos ao longo das aulas. Os alunos contarão ainda com atividades práticas e avaliação.

O curso de formação continuada em neuroeducação acontece do dia 25 a 27 de Julho, no Instituto de Biosfísica, localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS – Ilha do Fundão).

Para realizar as inscrições e obter mais detalhes, acesse: www.cienciasecognicao.org.


21 de maio

15 anos do Clube da Esquina

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub/UFRJ) convida a todos para comemorar os quinze anos do Clube da Esquina, a ser realizado dia 21 de Maio às 9 horas.

O evento tem em sua programação café da manhã, mesa de abertura com a presença de psicólogos, mesa de usuários e familiares, homenagens, almoço e programação cultural (na parte da tarde).

A festa acontecerá no IPUB/UFRJ, Avenida Venceslau Brás, 71-fundos. Mais informações, no telefone: 3873-5600.

 

 


25 de maio

Fórum sobre mestrados profissionais em Enfermagem

A Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, realiza, entre 25 e 27 de maio, o “1º Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem”, para discutir questões como as especificidades dos mestrados profissionais, os perfis dos candidatos, formas de financiamento, modalidades de trabalho final do curso e a avaliação pela Capes.

Durante o evento, ocorrerá, ainda, a “1ª Mostra de Trabalhos/Produtos dos Mestrados Profissionais de Enfermagem”.

Para participar, os interessados devem inscrever-se até o dia 24 de maio na Escola de Enfermagem, Rua Doutor Celestino, 74, 6º andar, Centro, das 9h às 16h. Informações no site.

 


26 de maio

III Congresso de Pediatria da UFRJ

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, em conjunto com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, promove, entre 26 e 28 de maio, o “III Congresso de Pediatria da UFRJ” e “I Encontro Multidisciplinar em Pediatria da UFRJ”. 

O tema central do congresso é “A integralidade no cuidado. Promovendo o futuro”, com foco em crianças e adolescentes. Apresentado por reconhecidos especialistas, o evento terá abrangência nacional e reunirá 1.000 participantes, entre renomados pediatras e demais profissionais de saúde. Informações e inscrições no site: www.nytyeventos.com.br/pediatriaUFRJ.

 


27 de maio

I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ promove, em 2 e 3 de junho, o “I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ”, que acontece na sede do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada.

O objetivo do evento é discutir o papel do processo inflamatório em diversas áreas como obesidade, câncer, doenças degenerativas e resposta imune. O evento recebe cinco convidados estrangeiros e 18 brasileiros especialistas em suas áreas.


As inscrições encerram em 27/5 e, para inscrever-se, visite o site www.icb.ufrj.br.