• Edição 258
  • 05 de maio de 2011

Agenda

Inscrições para a 5ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ


Com o objetivo de oferecer aos estudantes uma visão abrangente da área, de 01 a 05 de agosto, acontece a “5ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ: Inovações, Saúde, Meio Ambiente e Petróleo”. Com caráter multi e interdisciplinar, a iniciativa conta com a participação de várias unidades: Instituto de Nutrição, Escola de Química, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biofísica, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Instituto de Macromoléculas e o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – Coppe.


Os interessados devem inscrever-se até 10 de junho pelo site www.nutricao.ufrj.br/escolanano.

 


SBBMN oferece palestras na área de Medicina Nuclear

A Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) oferece palestras gratuitas em São Paulo para profissionais especializados na área de medicina nuclear. O evento procura atualizar profissionais na área de saúde como médicos, enfermeiros, químicos, físicos, farmacêuticos, entre outros, que atuem na área.

A programação, que começa a partir de junho, inclui temas como tumores de cabeça e pescoço, casos em nefrologia e cardiologia e planejamento radioterápico. Os temas serão desenvolvidos em meses distintos. As inscrições devem ser realizadas no site da instituição. Para mais informações, acesse: http://www.sbbmn.org.br/.


Até 06 de maio

Mestrado profissional para professores de Biologia


O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), em colaboração com o Instituto de Biologia e Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) oferece 15 vagas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia.

O curso é presencial e está voltado para o aprendizado da Filosofia e dos conceitos de ciência e para o aperfeiçoamento teórico em Biologia moderna. A ideia é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, mas que estão em busca de atualização. O período de pré-inscrição vai até 6 de maio. Informações no site do IBCCF.


09 de maio

Novos Radiofármacos em PET/CT


A Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) promove, em 9 de maio, a palestra Novos Radiofármacos em PET/CT a ser ministrada pelo italiano Stefano Fanti, médico nuclear do Departamento de Medicina Nuclear da Universidade da Bologna, na Itália.

A conferência é dirigida a médicos nucleares e profissionais que atuam em áreas correlatas da Medicina Nuclear, como químicos, físicos, enfermeiros e farmacêuticos. O evento ocorre em São Paulo, é gratuito, mas as vagas são limitas. Informações no site www.sbbmn.org.br.  



09 de maio

Seminário ensina a publicar artigos em periódicos internacionais


Com o intuito de abordar e discutir os diversos aspectos do processo de publicação de artigos em periódicos internacionais, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, em 9 de maio, das 13h às 17h, o Seminário para autores. Especialistas de Amsterdã, Holanda, Carl Schwartz e Rose Olthof vão ministrar palestras para fornecer procedimentos e sugestões para que os artigos tenham maior chance de serem aceitos em periódicos específicos e apropriados aos resultados da pesquisa correspondente. A palestra é gratuita e será ministrada em inglês, com tradução simultânea. As inscrições devem ser feitas pelo site http://surveymonkey.com/s/uff_autores.

 


11 de maio

Faculdade de Educação da Uerj instrui educadores a lidarem com diferenças na escola


 Com o objetivo de ajudar educadoras e educadores que atuam em diferentes espaços, no processo de constituição de uma educação multicultural e dialógica, a Faculdade de Educação da Uerj oferece o curso “Como lidar com a diferença na escola”. As aulas acontecem aos sábados, das 7h50 às 17h30, entre 14 de maio e 03 de dezembro de 2011. As inscrições devem ser feitas no site do Centro de Produção da Uerj (Cepuerj) www.cepuerj.uerj.br, até 11 de maio. Mais informações, envie um e-mail para cepuerj@uerj.br ou telefone (21) 2334-0639.


15 de maio

Pré-inscrições para a turma de Mestrado profissional para professores de Biologia

De 15 a 19 de maio de 2011, acontece o 3º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha (3º CBBM), em Natal (RN). Com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, mostras competitivas, exposições e reuniões paralelas sobre diversos temas relevantes de Biologia Marinha, o objetivo do evento é contribuir para congregar pesquisadores, estudantes e instituições dedicados à pesquisa científica e à divulgação da Biologia Marinha no Brasil.

O evento é direcionado a profissionais, estudantes de pós-graduação e de graduação em Biologia Marinha, Oceanografia e de áreas afins. As vagas são limitadas e só podem ser realizadas pelo site http://www.uff.br/cbbm2011/.

 

27 de maio

Inscrições para I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ promove, em 2 e 3 de junho, o “I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ”, que acontece na sede do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada. O objetivo do evento é discutir o papel do processo inflamatório em diversas áreas como obesidade, câncer, doenças degenerativas e resposta imune.


O evento recebe cinco convidados estrangeiros e 18 brasileiros especialistas em suas áreas.  As inscrições encerram em 27 de maio e, para inscrever-se, visite o site www.icb.ufrj.br.