• Edição 256
  • 20 de abril de 2011

Agenda

 

Manifesto Cofen


O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) convida a todos para participarem do manifesto a favor da regulamentação da jornada de trabalho dos enfermeiros.

O Projeto 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas para profissionais de Enfermagem, já está pronto e o Cofen realiza um manifesto, via internet, favorável à inclusão urgente do PL 2295/2000 na pauta de votação da Câmara. Para aderir à causa, acesse: http://www.portalcofen.gov.br/form/manifesto30h/ e preencha o formulário.

 


27 de abril

Casa da Ciência apresenta filme e palestra sobre mudanças climáticas

A Casa da Ciência da UFRJ apresenta, no próximo dia 27, às 18h, a mostra "Ver Ciência em Debate". O evento, que faz parte da exposição "Sensações do Passado Geológico da Terra", contará com a exibição da série de filmes Caos Climático, que denuncia os efeitos das mudanças climáticas no planeta e analisa a interferência do homem no meio. Em seguida, o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, apresentará a palestra “Mudanças Climáticas”.

A exposição "Sensações do Passado Geológico da Terra", realizada pela Casa da Ciência da UFRJ e pelo Departamento de Geologia da UFRJ, acontece até o dia 15 de maio de 2011. A Casa da Ciência localiza-se na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. A entrada é franca.


27 de abril

Faculdade de Medicina da UFF reúne especialistas internacionais


No dia 27 de abril, especialistas estrangeiros e da Universidade Federal Fluminense vão se reunir no Auditório Aloysio de Paula do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da Universidade Federal Fluminense (UFF) para o workshop “Marcadores Inflamatórios, Estresse Oxidativo e Doenças Autoimunes”.

O tema trata de assuntos relacionados ao envelhecimento, precoce ou não, nos variados campos da medicina, desde patologias, até genética e endocrinologia.


29 de abril

VII Jornada de Nutrição Clínica


O Instituto de Nutrição Josué Castro (INJC- UFRJ), com o intuito de atualizar nutricionistas, profissionais da área da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação em Nutrição e de áreas afins,  promove, no dia 29 de abril, a “VII Jornada de Nutrição Clínica”, com o tema “Suplementação Nutricional na Prática Clínica: Como e Quando Fazer”.

As inscrições vão de 9 a 28 de abril e podem ser feitas pela internet ou no Instituto de Nutrição Josué de Castro. Inscrições e informações no site www.nutricao.ufrj.br/jornada ou pelo telefone (21) 2562-6596.



29 de abril

Palestra: Avaliação de um escore clínico sobre tuberculose


Os professores Paulo Albuquerque Costa,  da Faculdade de Medicina da UFRJ, Joao Batista Filho, do CEFET RJ e Jose Manoel Seixas Coppe-UFRJ fazem uma avaliação de um escore clínico sobre tuberculose elaborado por especialistas na identificação de suspeitos de TB pulmonar pela equipe de enfermagem.

A palestra acontece dia 29 de abril no Auditório Halley Pacheco,  8º Andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 Cidade Universitária.



6 de maio

Pré-inscrições para a turma de Mestrado profissional para professores de Biologia

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), em colaboração com o Instituto de Biologia e Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) oferece 15 vagas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Formação Científica para Professores de Biologia.

O curso é presencial e está voltado para o aprendizado da Filosofia e dos conceitos de ciência e para o aperfeiçoamento teórico em Biologia moderna. A ideia é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, mas que estão em busca de atualização. O período de pré-inscrição vai até 6 de maio. Informações no site do IBCCF.

 

9 de maio

Médico italiano ministra palestra gratuita em São Paulo

A Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) promove, em 9 de maio, a palestra “Novos Radiofármacos em PET/CT”, a ser ministrada pelo italiano Stefano Fanti, médico nuclear do Departamento de Medicina Nuclear da Universidade da Bologna, na Itália.


A conferência é dirigida a médicos nucleares e profissionais que atuam em áreas correlatas da Medicina Nuclear, como químicos, físicos, enfermeiros e farmacêuticos. O evento ocorre em São Paulo, é gratuito, mas as vagas são limitadas. Informações no site www.sbbmn.org.br

 
9 de maio

Seminário ensina a publicar artigos em periódicos internacionais

Com o intuito de abordar e discutir os diversos aspectos do processo de publicação de artigos em periódicos internacionais, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, em 9 de maio, das 13h às 17h, o Seminário para Autores.

Especialistas de Amsterdã, Holanda, Carl Schwartz e Rose Olthof vão ministrar palestras para fornecer procedimentos e sugestões para que os artigos tenham maior chance de serem aceitos em periódicos específicos e apropriados aos resultados da pesquisa correspondente.

A palestra é gratuita e será ministrada em inglês, com tradução simultânea. As inscrições devem ser feitas pelo site http://surveymonkey.com/s/uff_autores.

 

25 de maio

Fórum sobre mestrados profissionais em Enfermagem

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, realiza, entre 25 e 27 de maio, o “1º Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem”, para discutir questões como as especificidades dos mestrados profissionais, os perfis dos candidatos, formas de financiamento, modalidades de trabalho final do curso e a avaliação pela Capes. Durante o evento, ocorre, ainda, a “1ª Mostra de Trabalhos/Produtos dos Mestrados Profissionais de Enfermagem”.

Para participar, os interessados devem inscrever-se até o dia 24 de maio na Escola de Enfermagem, Rua Doutor Celestino, 74, 6º andar, Centro, das 9h às 16h. Informações no

site.

 

26 de maio

III Congresso de Pediatria da UFRJ

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, em conjunto com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, promove, entre 26 e 28 de maio, o “III Congresso de Pediatria da UFRJ” e “I Encontro Multidisciplinar em Pediatria da UFRJ”. 

O tema central do congresso é “A integralidade no cuidado. Promovendo o futuro”, com foco em crianças e adolescentes. Apresentado por reconhecidos especialistas, o evento terá abrangência nacional e reunirá 1.000 participantes, entre renomados pediatras e demais profissionais de saúde. Informações e inscrições no site: www.nytyeventos.com.br/pediatriaUFRJ.