• Edição 255
  • 15 de abril de 2011

Microscópio

Novidades da pediatria em Congresso da UFRJ

Sidney Coutinho

 

O pediatra costuma ser o grande aliado dos pais no processo de formação dos filhos. Em geral, é com eles que são divididas as apreensões em relação ao desenvolvimento saudável tanto física quanto mental das crianças e adolescentes. Mas será que todo profissional está preparada para ajudar, por exemplo, a orientar o que fazer em caso de bullying ou deficit de atenção? Os distúrbios de comportamento estão entre os principais temas que serão discutidos no “III Congresso de Pediatria da UFRJ”, que acontece a cada três anos no Rio de Janeiro, para apresentar as principais novidades de práticas terapêuticas a equipamentos, no tratamento de quem tem entre zero e 18 anos.

Paralelo ao congresso acontece o “Encontro Multidisciplinar em Pediatria da UFRJ”, que visa a receber profissionais de qualquer área da saúde e está na primeira edição. A proposta de realizar o congresso a cada triênio é para poder dar um tempo para a evolução no segmento, segundo a professora do Instituto da Criança (IPPMG/UFRJ) Alexandra Prufer de Araújo, que preside os dois eventos.

No primeiro dia, além do debate em torno dos transtornos de comportamento, outros temas merecerão a atenção dos profissionais de saúde, como, por exemplo, as novas estratégias ventilatórias em pediatria, a obesidade infantil, a hanseníase e o diagnóstico precoce de câncer na infância. “Existem equipamentos novos que surgiram ao longo dos anos. No caso de equipamentos ventilatórios, eles podem significar ou não uma vida. Por isso, é importante o pediatra saber sobre essas novidades”, diz Alexandra.

O grande diferencial do segundo dia é uma sala na qual o congressista poderá participar ativamente com os palestrantes por meio de um equipamento manual, semelhante a um celular, no qual serão apresentadas perguntas de múltipla-escolha. As respostas do grupo aparecerão em uma tela na apresentação para uma reflexão sobre o assunto. “É um QuizShow que hoje é utilizado no ensino. Com isso consegue coletar a opinião das pessoas, reter a atenção durante a palestra e de forma lúdica fixar melhor o conteúdo”, afirma, lembrando que quem não gostar do tema poderá assistir a outros eventos paralelos.

O último dia é voltado para a multidisciplinaridade. Os temas serão abordados profissionais de várias áreas. “O objetivo foi realmente mostrar os diferentes olhares em torno de uma situação”, informa Alexandra. A expectativa é de receber 1.500 congressistas no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Convenções do Windsor Hotel.


Todos os participantes inscritos no congresso até sexta-feira, 15 de abril, podem apresentar trabalhos científicos sob a forma de Temas livres. Os interessados podem entrar no site e conhecer mais detalhes sobre como participar dos eventos.