• Edição 253
  • 31 de março de 2011

Microscópio

Avaliação Nutricional e Promoção da Saúde UFRJ

Luana Severiano

 

Até o início de 2000, o Laboratório de Avaliação Nutricional (Lanutri) do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) oferecia atendimento nutricional gratuito aos funcionários da UFRJ. Contudo, a falta de uma organização que desse conta da elevada demanda fez com que as atividades fossem suspensas.

Com a chegada de nutricionistas concursadas ao Lanutri, em 2010, a retomada desses atendimentos foi colocada como prioridade pelo INJC e, visto a grande demanda esperada, os resultados de pesquisas recentes e experiências de professores do INJC, o foco do projeto foi direcionado para uma abordagem coletiva e ampla.

Dessa forma, com o objetivo de promover a saúde, por meio de uma alimentação saudável, conjugando saberes técnico e popular, o Lanutri, com apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ, promove nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2011, no Centro de Ciências e Saúde (CCS/UFRJ), a primeira atividade do projeto Avaliação Nutricional e Promoção da Saúde UFRJ.

Segundo Vanessa Chaia Kaipert, uma das nutricionistas do Lanutri responsáveis pelo conceito e planejamento, assim como pela execução do projeto, a ideia central é conhecer melhor a comunidade da UFRJ, no tocante ao estado nutricional, e verificar as doenças crônicas mais prevalentes relacionadas ao excesso de peso. A partir disso, de acordo com ela, o projeto espera contribuir para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e alunos da Universidade, por meio do incentivo à alimentação saudável.

Além disso, para o futuro, Vanessa Kaipert adianta que a intenção é desenvolver outras atividades, em parceria com outras unidades do campus, para a promoção da saúde: “Vislumbramos ampliar este projeto para outras atividades além do aconselhamento nutricional, o que em parte já vem sendo planejado em conjunto com o Sistema de Alimentação da UFRJ”, afirma.

Entre estas atividades estão o planejamento da composição das refeições servidas nos Restaurantes Universitários, após a conclusão da obra da cozinha do Restaurante Central; atividades de educação nutricional nestes restaurantes; o planejamento físico-funcional e dos alimentos a serem vendidos no campus universitário; e parcerias com outras unidades como os cursos de Educação Física, Terapia Ocupacional entre outros, explicita Vanessa Kaipert.

O evento

Pensado, planejado e organizado pelas nutricionistas do Lanutri, Marcelly Lopes, Thaís da Silva Ferreira e Vanessa Chaia Kaipert, juntamente com as professoras Glória Valéria, Eliane Rosado, Anna Paola Pierucci, Miriam Baião e Márcia Soares, o evento será divido em três partes: avaliação, caracterização e aconselhamento.

“Para garantir que as atividades de promoção da saúde, por meio da alimentação saudável, atendam às necessidades do público-alvo (servidores da UFRJ, prestadores de serviço e estudantes) é necessário, antes de qualquer coisa, um diagnóstico nutricional deste público”, afirma Vanessa Kaipert.

A primeira etapa da atividade que ocorre em 12, 13 e 14 de abril, no prédio do CCS, será a avaliação de peso corporal, estatura e perímetro da cintura (pequena avaliação antropométrica), o que possibilitará aos profissionais responsáveis (nutricionistas do Lanutri, alunos bolsistas e voluntários da Graduação em Nutrição) classificar o estado nutricional de cada indivíduo participante, consistindo na fase de diagnóstico.
 “Nosso objetivo é identificar principalmente pessoas com excesso de peso corporal e acúmulo de gordura na região abdominal, perfil relacionado com a existência de doenças crônicas mais prevalentes, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras”, explica Vanessa.

Após a identificação e caracterização da comunidade da UFRJ no campus Cidade Universitária de acordo com seu estado nutricional, serão planejadas as atividades de aconselhamento nutricional em grupos. Essa terceira etapa consiste em encontros para discussão de temas relacionados à alimentação e saúde, para prevenção e tratamento de doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso.

Nestes encontros, a princípio planejados para serem realizados no Restaurante Universitário Central, serão realizados debates, palestras, oficinas culinárias, entre outras atividades para promoção da saúde por meio da alimentação saudável. “Queremos que os funcionários e estudantes da UFRJ tornem-se ainda multiplicadores dos conhecimentos produzidos nos encontros de aconselhamento nutricional, contribuindo para a promoção de hábitos de vida mais saudáveis para suas famílias”, declara Vanessa.

A convocatória no CCS será a primeira a ser realizada e servirá para montar a programação para as próximas atividades. “Há um planejamento para que o projeto seja desenvolvido de forma itinerante nas outras unidades da Cidade Universitária, mediante autorização de seus responsáveis, durante o 1º semestre de 2011”, ressalta a nutricionista que já adianta que o próximo local a ser visitado pelo Lanutri será o Restaurante Universitário Central.

O planejamento inicial é para que o projeto se estenda apenas para as outras unidades do campus Fundão, mas, segundo Vanessa, já foi sinalizada à direção do INJC a possibilidade de haver pedidos para a realização do projeto nos outros campi. Se isso ocorrer, Vanessa alerta para o fato que será necessária uma adequação da estrutura atual do Lanutri: “No momento só podemos atender nestes moldes ao campus Fundão”.


Como participar

Os interessados devem se dirigir à entrada do Bloco L (próxima à Biblioteca) do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cidade Universitária) em 12, 13 e 14 de abril de 2011, das 10 às 14h. Não há limite para inscrição. “Atenderemos tantas pessoas quanto for possível nesse período”, afirma Vanessa Chaia Kaipert, uma das nutricionistas responsáveis pelo projeto.


“As pessoas podem chegar a qualquer hora, dentro do período estipulado, que serão pesadas e medidas (estatura e perímetro da cintura), receberão o resultado de sua avaliação nutricional, responderão a perguntas sobre seu estado de saúde geral e serão convidadas a participar das atividades de aconselhamento nutricional em grupo”, descreve a nutricionista.