• Edição 253
  • 31 de março de 2011

Agenda

 

IPPMG realiza campanha para doação de sangue


Diante da epidemia de Dengue, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ faz um apelo e convoca a comunidade para doar sangue: "Nossa demanda de transfusões tem sido grande e as doações de sangue muito pequenas! Estamos em plena epidemia de Dengue e, em alguns casos, são necessárias transfusões de componentes sanguíneos. Doem sangue”.

Para doar sangue, basta ser maior de 18 anos e menor de 65, ter boa saúde, pesar mais de 50 quilos, não estar sob medicação e não ter feito tatuagem há menos de 12 meses. Gestantes ou mulheres no período de amamentação  e usuários de drogas não podem colaborar.

Os voluntários devem dirigir-se ao 3º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ ), das 8h às 13h, e apresentar documento de identidade com foto. Após a doação, o IPPMG solicita que os doadores entrem em contato pelo tel.: 2562-6137.

O HUCFF – UFRJ fica na Av. Brigadeiro Trompowski, s/n, na Ilha do Fundão - Cidade Universitária – Rio de Janeiro.


Into busca voluntários para pesquisa em Osteoporose


O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), em parceria com a UFRJ, busca voluntários do Grande Rio, que sejam diagnosticados com osteoporose e tenham mais de 60 anos, para realizar pesquisas da doença óssea.


O estudo, coordenado pelas pesquisadoras Verônica Viana e Maria Eugênia Duarte, tem o objetivo de comparar a eficácia de quatro medicamentos que já são receitados para o tratamento da doença.


Os pacientes da pesquisa serão submetidos, periodicamente, a exames de imagem (radiografia, densitometria e tomografia óssea) e de sangue.

Para se cadastrar, os voluntários devem preencher um formulário on-line disponível no site da instituição, ou ligar para os telefones de atendimento 3512-4988.
Para mais informações. acesse: http://www.into.saude.gov.br/.

 


 

Escola de Educação Física oferece aulas gratuitas de dança


O Departamento de Arte Corporal (DAC) da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD-UFRJ) oferece à comunidade em geral aulas gratuitas de dança. O Departamento dispõe uma sorte de modalidades da dança, são elas: forró, dança do ventre, salsa, samba, tango e zouk.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no próprio DAC. Para mais informações acesse http://www.eefd.ufrj.br/comunidanca, ou entre em contato através do telefone: (21) 2562-6820.


 


1 de abril

Primeira Conferência Vesalius de 2011


Na próxima sexta-feira (01/04), o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove a conferência “O Corpo como Capital na Cultura Brasileira”, proferida pela Profª. Mirian Goldenberg, antropóloga do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e especialista em questões de gênero.

O evento faz parte do ciclo de Conferências Vesalius, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do ICB, e é o primeiro da temporada de 2011.
A apresentação ocorre às 15 horas no auditório do PCM, no Bloco F, do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária,   Rio de Janeiro.

 


1 de abril

V Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes


O programa de Pós-Graduação do Nutes (Núcleo de tecnologia Educacional para a Saúde) promove no dia 01/4 seminário para debater a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde.

O Professor Décio Mauer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conduzirá a palestra com o tema “CTS no contexto educacional brasileiro”.

O seminário, aberto ao público, será realizado no Auditório do CCET - Unirio (Av. Pasteur 458, Urca), das 15h às 17h.


6 de abril

Conferência no Instituto de Biofísica


O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) promove, em 6 de abril, a conferência “Organizações em redes metabólicas: ciclos na distribuição de fluxos", a ser ministrada pelo dr. Marcelo Trindade dos Santos, do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia (LNCC/MCT).

A palestra faz parte de um programa de conferências realizadas pelo IBCCF que acontecem às quartas-feiras, às 12h, no auditório do Instituto, na sala G1-022. Visite a programação no site.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) fica no Centro de Ciências da Saúde (Bloco G - 1º andar), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


9 de abril

Inscrições para o III Simpósio de Ecologia Teórica


O Simpósio de Ecologia Teórica chega à sua terceira edição. Após ser promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal do Rio Janeiro, agora é a vez da Universidade Federal do Ceará.

Com uma rica programação científica e palestrantes renomados, o  evento pretende reunir cerca de 400 participantes vindos de todo Brasil, para discutir temas de grande relevância na área de ecologia teórica.


O “III Simpósio de Ecologia Teórica” ocorre no período de 13 a 15 de abril, no Auditório do Centro de Ciências, da Universidade Federal do Ceará, no campus Pici. Mais informações sobre a inscrição, que encerra no dia 9 de abril, e a programação do evento, visite o site www.ecologia2011.com.br.


15 de abril

Inscrições para o III Congresso de Pediatria da UFRJ

Até o dia 15 de abril, estão abertas as inscrições para o "III Congresso de Pediatria da UFRJ" e o "Encontro Multidisciplinar em Pediatria da UFRJ". O tema central do evento é "A integralidade no cuidado, promovendo o futuro".  A expectativa é de receber 1.500 congressistas no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 28 de maio.

A proposta é dar tempo ao surgimento das principais novidades no tratamento de crianças e adolescentes, desde equipamentos a práticas terapêuticas. Um dos destaques da programação é a discussão em torno dos distúrbios de comportamento.


Todos os participantes inscritos no congresso podem apresentar trabalhos científicos de temas livres. O prazo para recebimento dos trabalhos vai até o dia final das inscrições.  Os interessados podem entrar no site e conhecer mais detalhes sobre como participar dos eventos.



20 de abril

Inscrições para Mestrado e Doutorado em Bioética


O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ, em associação com a UFF, Uerj e Fundação Oswaldo Cruz, abre inscrições para a seleção do mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, no período de 28 de março a 20 de abril.

O Programa disponibiliza o total de 15 vagas para o curso de Mestrado e 19 para o Doutorado.  As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Iesc (Praça Jorge Machado Moreira, 100 - Cidade Universitária), de segunda a sexta-feira, de 10h às 13h ou de 14h às 16h, ou por correio, desde que postadas via Sedex 10 até a data limite para as inscrições, 20 de abril.


Para saber mais sobre documentação exigida, taxa de inscrição, seleção e datas, visite o site do Programa de Pós-graduação e consulte os editais.