• Edição 252
  • 24 de março de 2011

Agenda

 

Hospital em São Paulo disponibiliza 15 vagas para tratamento gratuito de câncer


O diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis e aluno do Hospital do Câncer, Dr. Fonseca, oferece 15 vagas para o tratamento completo de pacientes com câncer de estômago, esôfago duodeno e intestino, na Gastrooncologia.

O tratamento é gratuito e não há fila de espera. Os interessados devem entrar em contato com a Dra. Luciana Cini, nos telefones (11) 9563 5430 ou (11) 4975 2309.


25 de março

Novos Avanços em Úlceras Venosas


Hoje (24/03), o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) recebeu a visita do professor Marcondes Figueiredo, cirurgião vascular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, com o propósito de conversar com o grupo do Instituto de Microbiologia que estuda as propriedades antissépticas e cicatrizantes da moléculas de PHMB (Poli-Hexa-Metileno-Biguanida). As moléculas de PHMB (também conhecidas como Polihexanidas) foram tema de um volume especial da revista Skin Pharmacology and Physiology e estão em destaque no site: www.microbiologia.ufrj.br .

Para amanhã (25/03), o professor Marcondes fará uma palestra às 11h30, sobre o tema no qual é especialista: Úlceras Venosas - Novos avanços. O encontro acontece no auditório da Biblioteca do CCS, Bloco L, da avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

 


 
25 de março

Aula inaugural do projeto Comunidança.


Amanhã (25/03), começam as inscrições para o primeiro semestre de 2011 do projeto Comunidança, do Departamento de Arte Corporal (DAC) da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). O projeto oferece aulas de samba, forró, zouk, hip hop e dança do ventre, todas gratuitas e abertas ao público.

A coordenação do projeto é dos professores Frank Wilson e Katya Gualter. Wilson é membro do DAC e também responsável pelo curso de Bacharelado em dança já Katya Gualter é coordenadora do mesmo departamento e responsável por projetos no passado como o Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ.

O projeto Comunidança, agora em seu sétimo ano e já é um sucesso. Oferecendo aulas de dança com qualidade e gratuitas desde 2005, o projeto leva arte e lazer, além de proporcionar aos estudantes do curso de Dança oportunidade para exercitar suas relações pedagógicas com os alunos a cada semestre.

As aulas vão acontecer de segunda a sexta, no horário único de 12h às 13h, nas salas de dança do prédio da EEFD. Informações sobre inscrições no prédio da EEFD, Avenida Carlos Chagas, Prédio da EEFD, Cidade Universitária, ou pelo telefone (21)2562-2820.


 


25 de março

Colóquio sobre Gastroenterologia na UFRJ


Doença de Parkinson e disfagia são temas a serem discutidos durante a apresentação do Colóquio Multidisciplinar de Deglutição e Disfagia do Rio de Janeiro. O evento acontece nesta sexta-feira (25/03), no auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 8h às 17h, na Cidade Universitária.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (SBMD) e pela Área de Motricidade Orofacial e Disfagia da Faculdade de Medicina Curso de Fonoaudiologia da UFRJ, o evento reunirá profissionais de diferentes áreas da biomedicina para compor mesas e conferenciar sobre temas, como refluxo gastroesofágico e aspectos nutricionais dos transtornos da deglutição.

O encontro possui apoio do Laboratório de Motilidade Digestiva/CCS UFRJ e os participantes receberão um certificado em nome da SBMD. O Centro de Ciência e Saúde da UFRJ fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ.


25 de março

VI Jornada da Infância e Adolescência


Em 25 e 26 de março, a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ) promove a “VI Jornada da Infância e Adolescência – Parte 1: Infância”. Além de palestras e um momento para discussão de temas livres, haverá a exibição do filme Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonzer, com comentários após a sessão das psicólogas Sara Kislanov e Cynthia Ladvocat, ambas membros da SPRJ.

Além da presença da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), a Associação Psicanalítica Rio 3 (APRio3), a Sociedade Psicanalítica de Pelotas (SPPel) e a Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (SPRS) também estarão presentes.

O evento acontece na SPRJ, na Rua Fernandes Guimarães, 92, Botafogo. Para obter informações sobre a programação e inscrições, consulte o programa do evento ou o site da SPRJ.


29 de março

Departamento de Biologia Marinha inicia ano letivo com palestras


O Departamento de Biologia Marinha do Instituto de Biologia Marinha da UFRJ inicia o ano letivo com palestras apresentadas para alunos e professores que se interessem pelo assunto.

A primeira delas acontece na próxima terça-feira (29/03), às 11h no Salão Azul do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). O tema é: "Florações de Algas Nocivas no Mar Báltico: Eutrofização, Sobrepesca e Mudanças Globais. Só há um suspeito?", a ser abordado pela professora Edna Graneli (Marine Ecology Department, Linnaeus University, Kalmar, Sweden).



A segunda palestra, também no mesmo dia e local, acontece às 15h e será proferida em inglês: Can ecotechnological measures save the Baltic Sea? Professor Wilhelm (Depto. of Biology, Aquatic Ecology, Lund University, Sweden). O auditório fica no bloco A do CCS, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


29 de março

Aprendizagem de adultos na área de saúde


Palestra proferida por Stewart Mennin, professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade do Novo México. O palestrante, que também é coordenador do Mestrado Internacional em Educação para Profissões da Saúde no Brasil, vai apresentar um novo olhar sobre a aprendizagem de adultos na área de saúde.


A palestra, promovida pelo Programa de Educação Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, acontece dia 29 de março, às 10h30, no auditório Alice Rosa, 12º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.

30 de março

A importância das revistas científicas


Com o tema “A importância dos periódicos nacionais: por que e para quem fazer uma revista científica?”, o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) promove no dia 30 de março, a partir das 10h, um seminário com a participação de vários profissionais com atuação destacada na área. O evento acontece no auditório do instituto.

Confirmaram presença o professor Benedito Barraviera, presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC - Unesp, Botucatu, SP), o assessor de informação e comunicação em ciência da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp) Abel Laerte Packer, que é coordenador operacional do projeto SciELO, o professor Kenneth Camargo Jr., editor da revista Physis – IMS/Uerj e a professora Lúcia Abelha, editora dos Cadernos de Saúde Coletiva.

O Iesc fica na praça Jorge Machado Moreira, 100, na Cidade Universitária, próximo à sede da prefeitura do campus.


30 de março

Posse do novo diretor do Instituto de Pediatria


O reitor da UFRJ, professor Aloisio Teixeira, dá posse ao diretor e ao vice-diretor do Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG/UFRJ, o professor Edimilson Migowski de Carvalho e o enfermeiro Bruno Leite, respectivamente.


A cerimônia acontece na próxima quarta-feira (30/03), às 10h, no Salão Nobre do Instituto, na rua Bruno Lobo, 50, térreo, Cidade Universitária.
30 de março

Reunião do Centro de Estudos Profa Lúcia Spitz


Na próxima quarta-feira, 30 de março, o Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promove a reunião do Centro de Estudos Profa Lúcia Spitz.

Psicoterapia no Hospital Geral: o que o médico pode fazer? é o tema abordado, e o palestrante convidado é um dos professores mais admirados da Faculdade de Medicina da UFRJ, Prof. Eustachio Portella Nunes, psiquiatra e psicanalista.


O evento acontece no anfiteatro 9E34, no 9º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária.