• Edição 250
  • 03 de março de 2011

Agenda

FioCruz inaugura site sobre dengue


FioCruz inaugura site sobre dengue
Com base no conhecimento científico de seus especialistas e através de uma parceria entre jornalistas e pesquisadores, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) reuniu informações, imagens e vídeos sobre o tema, no site Dengue, Vírus e Vetor.

O conteúdo é diverso. O site disponibiliza informação qualificada e atual sobre a doença que mobiliza o país ano após ano. Há desde orientações sobre o combate aos focos do mosquito, as diferenças entre o A.aegypti e o pernilongo doméstico e informações sobre o vírus, até produtos educativos e documentários desenvolvidos pelo IOC.

 


 
5 de março

Curso de pós-graduação no Instituto D’Or.


O instituto D’Or de Pesquisa e Ensino abriu, em 28 de fevereiro, as  inscrições para o curso de pós-graduação em Neurociências. O curso é direcionado para profissionais de psicologia, medicina e fonoaudiologia com interesse na área de Neurociência.


O curso lato sensu, com carga horária de 360 horas,será composto por aulas teóricas de atualização e práticas, ensino baseado em problema (PBL) e aulas virtuais. As inscrições vão até 5 de março e estão disponíveis no site http://www.idor.org.

 

 


10 de março

Estágio para doutorando no Exterior – Faperj


Em 10 março, iniciam-se as inscrições para o segundo período do Programa de Estágio para Doutorando no Exterior (agosto/dezembro de 2011), organizado pela Faperj. As bolsas oferecidas abrangerão as diversas áreas do conhecimento e serão concedidas juntamente com auxílio instalação e seguro saúde, destinados a contribuir para a manutenção do bolsista durante o período de estágio (de quatro a 12 meses).

As bolsas destinam-se a doutorandos, com desempenho acadêmico satisfatório, matriculados em programas de pós-graduação sediados no estado do Rio de Janeiro reconhecidos pela Capes, que necessitem desenvolver no exterior parte da pesquisa relacionada aos seus trabalhos de tese, a ser defendidas no Brasil.


O candidato à bolsa deverá acessar o sistema inFaperj para fazer a solicitação on line, no  período de 10 de março a 24 de abril. Mais informações, no edital.

 


11 de março

Inscrições para pós-graduação à distância


A Universidade Federal de Lavras (Ufla) está com inscrições abertas para pós-graduação lato sensu (especialização) à distância. São 13 cursos nas áreas de Agricultura, Ciência dos Alimentos, Ciência da Computação, Química, Saúde, Veterinária e Zootecnia.

Os cursos têm duração mínima de um ano e prazo máximo para conclusão de dois anos. Os interessados devem se inscrever até 11 de março. Mais informações no site www.openufla.com.br ou pelo telefone (35) 3829-1843.


14 de março

Aula Inaugural de Biofísica


No próximo dia 14, acontece a Aula Inaugural do curso de Ciências Biológicas: Biofísica. A aula será ministrada pelo professor Wanderley de Souza, Diretor de Projetos do Instituto Nacional de Metereologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) do Rio de Janeiro.

O tema principal da aula é “A evolução do ensino superior no Brasil e as perspectivas da empregabilidade na área biomédica”. A aula vai tratar do crescente mercado de Biomedicina e da qualidade dos biomédicos brasileiros e suas contribuições para projetos importantes como o Genoma. Esse mesmo projeto carrega expectativas como a da popularização da área de biotecnologia, e que a contratação dos profissionais passe a ser mais intensa.

A aula, marco do início do curso de Biofísica no semestre, será às 14h no Auditório de Biofísica, localizado na Avenida Carlos Chagas, 373, Prédio do CCS, Sala G1-022, Bloco G, Cidade Universitária.


10 de março

Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos


Em março, entre os dias 14 a 31, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) abrirá as inscrições para o curso de atualização: Assistência de Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos. São 25 vagas, seis delas com bolsa integral. O curso tem duração de três meses, entre 6 de abril e 30 de junho. A carga horária total é de 100 horas (42 horas de atividades teóricas e 58 horas de atividades práticas).

Voltado para técnicos de enfermagem com experiência comprovada de um ano em enfermagem pediátrica ou neonatal, o curso objetiva dar embasamento científico e atualização no cuidado de enfermagem em terapia intensiva pediátrica e estimular o desenvolvimento de habilidades no manuseio de tecnologias voltadas para a criança e o adolescente criticamente enfermos, além de oferecer vivência prática no cuidado aos pacientes.

Para se inscrever é preciso cópia autenticada do certificado de conclusão do Curso Técnico de Enfermagem e declaração de atuação em unidades de neonatologia ou pediatria, cópia da identidade, uma foto 3x4 e o registro profissional do Coren. Não será cobrada taxa de matrícula. As inscrições podem ser realizadas das 9h às 13h na Secretaria da Divisão de Ensino do IPPMG, situada na Rua Bruno Lobo, 50, 3º andar, Cidade Universitária,  Rio de Janeiro. Informações complementares podem ser obtidas pelos telefones: 2562-6150 e 2590-3842.

14 de março

Inscrições para Curso de Ciências da Performance Humana.


O laboratório de Biometria da Escola de Educação Física (EEFD/UFRJ) está com inscrições abertas até o dia 14 de março para o curso de especialização de ciências da Performance Humana, sob a coordenação do professor Fernando Pompeu.

O curso é voltado para profissionais que trabalham na área de atividades físicas e esportivas, tais como professores de educação física, fisioterapeutas, médicos e nutricionistas.

O LadeBio é reconhecido pelo estudo do desempenho do atleta, focalizando suas pesquisas na fadiga muscular em seus aspectos metabólicos e neurofisiológicos.


A especialização terá duração de aproximadamente 18 meses oferecendo uma carga horária de 360 horas/aula. São oferecidas 60 vagas selecionadas através da análise de currículos. As aulas terão início dia 26 de março e ocorrerão aos sábados, na Cidade Universitária, na Escola de Educação Física e Desportos.
Até 14 de março

Simpósio reúne pesquisadores brasileiros e franceses em Manguinhos.


Acontece nos dias 14 e 15 de março, em Manguinhos, o Simpósio "Fiocruz-Inserm: 20 anos de cooperação científica". O evento comemora os 20 anos de colaboração entre as duas grandes referências de pesquisas científicas mundiais, a instituição brasileira Fiocruz e a francesa Inserm (Instituto Nacional Científico e de Pesquisa Médica). Ambas as instituições são responsáveis por mais de 60 projetos conjuntos.

Esta terceira edição do simpósio visa a apresentar palestras de cientistas que fazem parte desta parceria. Serão apresentados temas em áreas como neurociências e câncer. O evento ocorre no Auditório do Museu da Vida (Av. Brasil 4365) e as incrições serão gratuitas, sendo feitas através do site do evento.


14 de março

Palestra sobre Aplicações do PET/CT na Neurologia


A Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN) promove, em 14 de março, a palestra “Aplicações do PET/CT na Neurologia”.

O evento é dirigido a médicos, especialmente nucleares e neurologistas, e a outros profissionais da saúde, como radiofarmacêuticos, químicos, físicos e tecnólogos.

O evento acontece no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), em São Paulo (SP), às 20h. As vagas são limitadas e inscrições gratuitas. Informações e inscrições no site www.sbbmn.org.br.

16 de março

Aula inaugural do programa de pós-graduação em educação física.


No dia 16 de março será ministrada a aula inaugural do programa de pós-graduação da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) pelo professor Heron Beresford, convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). “Temas, Problemáticas e Questões de Natureza Filosóficas Relacionadas com a Atuação de um Profissional de Educação Física” é o assunto a ser abordado na ocasião.

A aula será das 13h às 15h, no auditório Maria Lenk, localizado no prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – 2º Andar, Cidade Universitária. A participação deve ser confirmada no e-mail posgrad@eefd.ufrj.br, pois há limite de 50 vagas.