• Edição 249
  • 18 de fevereiro de 2011

Notícias da Semana

Pioneirismo em residência multiprofissional

Sidney Coutinho

 

O Instituto de Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG- foto) da UFRJ recebeu nesta quarta-feira (16/2) a primeira turma do "Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do IPPMG". É uma iniciativa pioneira da universidade que visa à prestação de atendimento integral na área pediátrica, uma vez que estarão lado a lado profissionais de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Assistência Social.

De acordo com o diretor do IPPMG, Edimilson Migowiski, esse é apenas o pontapé inicial da ideia, já que mais a frente se idealiza atrair profissionais de Educação Física, Música ou outra atividade. “Vamos abrir novos horizontes para uma assistência holística a crianças e adolescentes.” Para o coordenador da área de Fisioterapia, Humberto Leal Cruz Neto, existem outros programas de residência na UFRJ, mas esse é o primeiro voltado para crianças, que está integrando de maneira mais formal o trabalho dos profissionais do IPPMG.

Para o fisioterapeuta Humberto Neto, ao conhecer o que o colega de trabalho faz no contato da residência, o profissional está mais capacitado a encaminhar um paciente de forma mais rápida e precisa para a especialidade certa. “O importante ao treinar de forma interdisciplinar é fugir do esquema de tentativa e erro. Todos se beneficiam do programa multidisciplinar por causa da redução de custos e sofrimento do pacientes. Ganham os pacientes, os médicos, a instituição como um todo.”

A coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional, Tania Vignuda de Souza, revelou que é grande a expectativa de toda a equipe para receber os 12 profissionais das cinco áreas oriundos de diversas instituições de ensino e aprovados em concurso. “São todos formados ou recém-formados e é um desafio integrar várias especialidades em prol da qualidade da assistência e tentando atender ao que está instituído pelo SUS, que é a integralidade.”

Para a professora Márcia Ribeiro, diretora-adjunta de atividades acadêmicas, hoje o trabalho em equipe e a multidisciplinaridade são essenciais.  O IPPMG já faz um trabalho com diversos profissionais atuando no momento da consulta e nada melhor  do que ter isso agora na forma de ensino. “A criança, a família e os profissionais ganharão com essa troca de ideias. Ter outra visão é fantástico, é uma complementação do cuidado”, afirma.

A coodernadora da área de Serviço Social, Dilene Constâncio, acredita que a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do IPPMG é importante para poder contemplar todas as necessidades do usuário. Ela ressalvou que a formação de todo o profissional de saúde deve partir dessa perspectiva interdisciplinar. “É pensar em uma concepção ampliada de saúde. Passamos a ver os pacientes a partir da totalidade das carências que ele possa a ter e não apenas restrito ao aspecto biomédico, mas nas necessidades sociais, emocionais, físicas e nutricionais”, concluiu.