• Edição 246
  • 06 de janeiro de 2011

Agenda

Creche Universitária da UFRJ seleciona profissionais


Com o intuito de desenvolver atividades pedagógicas com crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses de idade, a Escola de Ensino Infantil - Creche Universitária (EEI-UFRJ) está selecionando profissionais aptos a desempenharem tais atividades.

Servidores da UFRJ que exercem o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais e estiverem interessados em fazer parte do quadro administrativo da creche devem procurar a sede da EEI-UFRJ (Rua Bruno Lobo, 50, anexo ao prédio IPPMG, Cidade Universitária), no horário de 9h às 17h. O processo de seleção será coordenado pela Pro-reitoria de Pessoal (PR-4).

 


Ingresso pelo portão 4 da Cidade Universitária só após as férias


Com a redução  de veículos circulando no campus no período de férias estudantis, a Prefeitura Universitária decidiu manter fechado até março o portão 4, que permite o acesso à Cidade Universitária para quem vem do Centro ou Zona Sul pela Linha Vermelha. A medida visa a aumentar a proteção e a segurança na região.
 
Verifique o horário e as alternativas para acesso ao campus até a retomada das atividades acadêmicas da universidade, quando a circulação de pessoas e automóveis voltará à normalidade.
 
Portão 1 (acesso pelo IPPMG): aberto 24h por dia.
Portão 2 (acesso Prefeitura Universitária): aberto diariamente das 6h às 23h. Aos sábados, domingos e feriados permanece fechado.
Portão 3 (acesso Linha Amarela): aberto diariamente das 6h às 23h. Aos sábados, domingos e feriados permanece fechado.
Portão 4 (acesso Linha Vermelha): fechado até retomada das atividades acadêmicas em março.

 


07 de janeiro

Escola de Serviço Social promove curso de extensão


Terminam no próximo dia 7, sexta-feira, as inscrições para o curso de extensão "A Questão Social e o Samba: de Noel Rosa a Paulinho da Viola", que devem ser feitas na Coordenação de Estágio e Extensão da ESS/UFRJ.

O professor Marcelo Braz, da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, ministra o curso, que oferece 60 vagas e tem carga horária de 30 horas. Os encontros serão às quartas-feiras, de 15h às 19h, entre os dias 9 de fevereiro e 30 de março.

 

A Escola de Serviço Social está localizada no campus da UFRJ, na Praia Vermelha. Na Avenida Pasteur, 250, Urca.

 


10 de janeiro

IV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes.


O Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ) promove no dia 10 de janeiro palestra com o professor Dr. Kevin Leander (Departamento de Ensino e Aprendizagem do Peabody College, Vanderbilt University) intitulado “Mídias e novas Tecnologias, construções identitárias e relações com a aprendizagem escolar”.

A palestra, aberta à comunidade, faz parte do “IV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes” realizado com o objetivo de promover debates sobre a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde.

O evento acontece às 14h, na sala A1-011, no Edifício do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


24 de janeiro

Curso de extensão para alunos de escolas públicas


Entre os dias 24 e 28 de janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove o curso de extensão “Parâmetros Imunológicos e Microbiológicos na Saúde Oral”.

O curso, que tem como maior objetivo despertar a curiosidade nos alunos, questionamentos e a consciência da importância do estudo, é direcionado a alunos do 9º ano de escolas públicas e aborda ensinamentos de como cuidar de forma correta da saúde bucal.

 Além disso, estimula o estudo e o desenvolvimento intelectual a partir da curiosidade despertada nas aulas teóricas e especialmente nos experimentos a serem realizados nas aulas práticas.

Antes da realização do curso para alunos, será realizada uma orientação a professores de escolas públicas do Rio de Janeiro com os objetivos do projeto e treinamento para as aulas teóricas e práticas do curso.

As aulas ocorrem na sala.1-07 do bloco D do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) em frente ao Laboratório de Imunologia Molecular.

O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, nº373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro

 


24 de janeiro a 25 de fevereiro

Curso sobre Saúde da População Negra na UFRJ


O curso Saúde da População Negra, promovido pelo Instituto de

Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (Iesc), acontece entre os dias

24 de janeiro e 25 de fevereiro de 2010. As aulas serão ministradas

segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 16h30. Como público-alvo, destacam-se profissionais de saúde da Universidade e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

O formulário de inscrição encontra-se disponível no site http:// www.iesc.ufrj.br/ até o dia 10 de janeiro.

O endereço é Avenida Horácio Macedo, s/no, ao lado da prefeitura universitária, Cidade Universitária. A inscrição é gratuita.


22 de março

Curso de Especialização em Neurociências e Atividade Física no Rio de Janeiro


O Instituto de Neurociências Aplicadas (INA) promove junto à Universidade Católica de Petrópolis o Curso Lato Sensu de Especialização em Neurociências e Atividade Física.

O curso, direcionado a profissionais da área da saúde, esporte e atividade física, terá como temas a Neuroplasticidade na Atividade Física, Cognição e Atividade Física, Metodologia de Ensino e Pesquisa, entre outros.

As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até o dia 21 de março, através de envio de carta com os requisitos necessários para o endereço: Rua Paula Brito, 350/1102, Andaraí, Rio de Janeiro.

Mais informações estão disponíveis através dos telefones (21) 3023 7303/ (21) 7706-1849 ou do site www.neurocienciasaplicadas.com.br.

O Curso de Especialização em Neurociências e Atividade Física ocorre a partir do dia 22 de março, às 18h30 na Rua Miguel Pereira, 17, Humaitá, Rio de Janeiro.


Até maio

Exposição sobre Carlos Chagas Filho na Fiocruz


Em comemoração ao centenário de nascimento de Carlos Chagas Filho, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) inaugurou uma exposição, lançou dois livros e promoveu uma récita da ópera.

A mostra ficará aberta ao público até maio de 2011, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, campus de Manguinhos, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas. Em maio, a exposição poderá ser vista também na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A entrada é gratuita.