• Edição 244
  • 02 de dezembro de 2010

Argumento

Onco-Ortopedia: a nova especialidade do Hospital Universitário

Marlon Câmara

A Oncologia Ortopédica é uma subespecialidade da Ortopedia que estuda os tumores dos ossos, músculos e articulações, desenvolvendo procedimentos diagnósticos para tratamentos cirúrgicos. No Rio de Janeiro, somente o Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizava suporte de quimioterapia, radioterapia e cirurgia em tumores ósseos. Porém, com a inauguração do Ambulatório de Onco-Ortopedia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) em abril deste ano, os tratamentos passaram a ser realizados também pelo Hospital do Fundão.  

“O ambulatório de Onco-Ortopedia é uma Seção do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HUCFF voltada para o diagnóstico e tratamento cirúrgico dos tumores. Contamos também com apoio de outras especialidades não cirúrgicas como a Radioterapia e a Oncologia Clínica, que cuida da parte de quimioterapia quando indicada”, explica Marcelo Bragança dos Reis, ortopedista do Hospital Universitário e supervisor da equipe do ambulatório. “O atendimento do ambulatório é destinado a todo paciente da rede pública ou privada encaminhado com suspeita diagnóstica de tumor músculo-esquelético”. 

“Quando falamos no ambulatório, na verdade não estamos falando apenas do espaço físico onde os pacientes são atendidos, mas, sim, de toda a equipe da subespecialidade, que realiza as atividades no ambulatório propriamente dito e também no centro cirúrgico, na enfermaria, na tomografia e nos serviços de métodos especiais. A equipe é formada por mim e mais quatro residentes de ortopedia sob minha supervisão”. 

Apesar de o tumor ósseo não ser uma doença frequente, existe uma grande demanda no Rio de Janeiro para este tipo de atendimento, pois é um serviço disponível apenas na rede pública especializada.  

De acordo com o oncologista, o Inca apresentava uma fila de cerca de 30 pacientes aguardando tratamento cirúrgico, enquanto o Hospital Universitário já dispunha de toda infraestrutura para o tratamento desse tipo de pacientes, só não possuía um cirurgião especialista. Além de diminuir as filas e melhorar o atendimento aos portadores da doença, o desenvolvimento da especialidade no HUCFF traz benefícios para a Universidade nos campos científico, acadêmico e assistencial ao favorecer o início de atividades de pesquisa na área e permitir o contato do médico residente com esse tipo de patologia. 

O ambulatório está  em pleno funcionamento. Apenas nos primeiros cinco meses foram realizados 48 procedimentos cirúrgicos para diagnóstico e tratamento de tumores ósseos, inclusive tratando servidores e filhos de servidores da Universidade. “Apesar desses números, com o retorno das atividades do Hospital temos a expectativa de aumentar o número de atendimento e procedimentos realizados”, conclui o especialista. 

Serviço 

O Ambulatório de Onco-Ortopedia funciona às quartas-feiras, no período da manhã, na sala 205 do Hospital Universitário, localizado na Av. Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.