• Edição 241
  • 11 de novembro de 2010

Cidade Universitária

Prefeito da UFRJ inicia providências para sanar problemas na Praia Vermelha

Pedro Barreto

O prefeito da UFRJ, Hélio de Mattos Alves, esteve presente à reunião do Conselho do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) do último dia 25, para ouvir as demandas das unidades, em relação ao funcionamento do campus da Praia Vermelha. Mattos Alves prontamente encaminhou um relatório sobre as medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura Universitária. Ainda de acordo com o prefeito, uma segunda reunião será agendada, desta vez com a presença de Carlos Antônio Levi da Conceição, pró-reitor de Planejamento (PR-3), para as providências cabíveis a esta Pró-reitoria.

Pontos debatidos:

Estacionamento

Hoje no campus da Praia Vermelha, são destinadas 250 vagas (150 para professores, funcionários técnico-administrativos e convidados e outras 100 para alunos de graduação e pós-graduação). O prefeito entende que esse critério necessita ser redefinido e se encarregou de enviar ao reitor para discussão no Conselho Superior de Coordenação Executiva) quais serão os critérios que irão funcionar a partir de janeiro de 2011.

Acessibilidade

A Prefeitura está  finalizando o projeto executivo das obras civis e de colocação de um elevador no prédio Anexo do CFCH (onde está localizado o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH)). Até o início de novembro, esse processo após análise da parte de licitações será, enviado para aprovação da minuta de edital e do Termo de Referencia para que a licitação seja feita. A Coordenação da Praia Vermelha ficou com a responsabilidade de, imediatamente, fazer a manutenção corretiva dos corrimões no anexo do CFCH.

Foi lembrada a necessidade de ações imediatas em relação à acessibilidade nas vias e vielas do campus e não somente nos prédios.

A acessibilidade aos demais prédios será objeto de uma próxima reunião que deverá contar com a participação do professor Carlos Levi.

Segurança na Avenida Venceslau Braz

O prefeito e a coordenadora da Praia Vermelha irão ao 10º BPM em Botafogo e a Subprefeitura da Zona Sul nesse mês de novembro, para discutirem um maior apoio em  relação a presença de policiais e melhorar a iluminação do ponto de ônibus na saída do campus.

Crachás de Identificação e/ou Catracas

O CFCH se prontificou a discutir o assunto para execução nas suas unidades, levantar os custos e trazer para uma futura discussão para que possa ser deliberado.

Festas na Praia Vermelha do DCE

Todos reclamaram das festas que estão ocorrendo na rua em frente ao DCE e no Sujinho. O Prefeito informou que a ALMA também formalizou a reclamação e que o assunto é muito mais de fazer todos os esforços para que os alunos entendam que os grandes prejudicados sãos os alunos que a noite não conseguem participar das atividades acadêmicas. E uma situação muito mais de convencimento do que policial ou de medidas disciplinares. Ficou o entendimento que os estudantes serão chamados para que tomem ciência da repercussão dessas festas.

O Prefeito informou que a Divisão de Segurança (Diseg) não permite a entrada de caminhão com bebidas alcoólicas no que foi confirmado pela Coordenadora da Praia Vermelha, mas que os alunos levam nos seus veículos.

Permissionários na Praia Vermelha

O Prefeito solicitou que o assunto fosse discutido na presença do professor Carlos Levi cuja Pró-Reitoria tem a atribuição de cuidar do patrimônio da UFRJ. As intervenções também envolveram a parte de fiscalização sanitária desses locais.

A Coordenação da Praia Vermelha ira novamente notificar todos os permissionários, lembrando a proibição da comercialização e venda de bebidas alcoólicas no campus

Transporte

Foi solicitado que o ônibus para cadeirante circule da Cidade Universitária para a Praia Vermelha no horário da manhã.

Outra solicitação se refere aos professores que trabalham durante o dia e a noite se deslocam para a Cidade Universitária para ministrarem aulas.  Para evitar custos de gastos com gasolina e principalmente segurança, foi solicitado que uma van da Divisão de Transportes da SG-6 faça esse percurso da o inicio das aulas e ao final.

Calçadas na Praia Vermelha

A Coordenação da Praia Vermelha irá, no mês de novembro, sinalizar o espaço delimitado para pedestres em frente à Decania do CFCH, colocar avisos no pára-brisa dos veículos que estacionam ali sobre a proibição de estacionamento e posteriormente uma ação de reboque será feita. A ocupação dessa faixa de pedestre prejudica os usuários do campus, em especial os deficientes visuais do Instituto Benjamim Constant que passam nesse local em direção ao ponto de ponto de ônibus da avenida Venceslau Braz   Asfaltamento do caminho até o campo de futebol da EEFD-UFRJ.

O prefeito informou que na última licitação de asfalto foi feito uma quantidade para que seja asfaltado o trecho que é utilizado pelos projetos do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Quiosque do Banco do Brasil

O atual quiosque do Banco do Brasil que atende aos clientes da Praia Vermelha está  totalmente abandonado pelo banco. Falta iluminação, constantemente, regularmente fica inoperante e sem qualquer conservação e limpeza. O Prefeito ficou de acionar a gerencia do Banco do Brasil da Cidade Universitária para que ele faça a mediação com o responsável.

Queda de energia elétrica

O Prefeito informou que durante 24 horas do dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados existe um plantão de elétrica na Praia Vermelha a semelhança do que existe na Cidade Universitária. A última falta de energia elétrica que ocorreu na semana anterior foi na entrada da Light que foi acionada pelo plantão e após as manobras da própria empresa a energia  elétrica foi restabelecida.

A Coordenação da Praia Vermelha ficou de enviar o engenheiro eletricista no prédio do anexo do CFCH (em especial no NEPP-DH) e no prédio da ESS-UFRJ

Plantão da Divisão de Segurança (Diseg)

O Prefeito informou que existem três vigilantes da DISEG no campus da Praia Vermelha durante 24 horas. Foi solicitado que esse plantão faça mais rondas no campus, inclusive com bicicletas.

Extintor de Incêndio

As unidades irão solicitar apoio a Coordenação da Praia Vermelha que irá enviar um funcionário da Prefeitura Universitária (PU) que cuida da especificação técnica. Com isso a Decania e as unidades poderão abrir processos de aquisição com recursos do orçamento  2010.

Obras na cobertura do Palácio Universitário

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ se mostrou preocupada com as obras na cobertura que poderão afetar o segundo andar e com isso inviabilizar o início das atividades acadêmicas em 2011. O Prefeito se comprometeu a verificar com o reitor o agendamento de uma reunião das unidades localizadas no Palácio Universitário para um balanço e informação do andamento das obras.

Rede sem fio na Praia Vermelha e Telefonia

O assunto ficou de ser debatido com a presença do professor Carlos Levi na próxima reunião onde ele será também convidado pela Decania do CFCH  Acesso de Cadeirantes para a Faculdade de Educação

A direção da FE solicitou abertura da porta entre a FE-UFRJ e o FCC-UFRJ para que o cadeirante possa utilizar o elevador próximo, já que o outro elevador fica na outra ponta próxima ao IE-UFRJ

Varrições nas coberturas das unidades e Decania do CFCH

A semelhança do Palácio Universitário haverá regularmente limpeza das coberturas dos prédios das unidades pela equipe da Coordenação da Praia Vermelha. Nessa primeira semana de novembro uma equipe ira verificar as causas do vazamento no NEPP-DH.”