• Edição 240
  • 04 de novembro de 2010

Agenda

 

Alterações no cronograma devido à implosão do hospital do Fundão


O cronograma de funcionamento do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) recebeu pequenas alterações em relação ao que fora previamente noticiado. O IPPMG também será esvaziado no período que antecede a implosão da ala sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que irá ocorrer  em 19 de dezembro, domingo, às 7h. No período de 19 de dezembro de 2010 a 3 de janeiro de 2011, o IPPMG estará completamente fechado. Em relação ao cronograma anterior, o início da limpeza e a reabertura do Instituto foram antecipados.

A direção da unidade ainda não definiu como será o funcionamento da UTI a partir de 3 de dezembro de 2010. Detalhes a respeito de carga horária, férias e outros assuntos, ainda não estão definidos. Mas, de forma geral, as férias já marcadas serão mantidas. A implosão não acarretará nenhum risco à estrutura do IPPMG.

Os pacientes com consultas agendadas para dezembro devem procurar o setor correspondente para remarcar as consultas 

Durante esse período, o IPPMG funcionará da seguinte forma:

Novembro: período de transferência dos pacientes internados para outras unidades.

01 de novembro - interrupção gradativa das internações eletivas;  fechamento da emergência; bloqueio das consultas de 1ª vez no ambulatório; bloqueio das vagas externas para a UTI (unidade de tratamento intensivo).

15 de novembro - bloqueio de internação na UPI (unidades de pacientes internos) e UTI, com transferência dos pacientes internados (UTI e UPI).

03 de dezembro - fechamento da UPI e UTI; término das atividades assistenciais; início do preparo do ambiente interno para a implosão (será necessário cobrir os equipamentos, principalmente os de precisão).

19 de dezembro - IMPLOSÃO da ala sul do HUCFF.

21 de dezembro - início da limpeza. 

27 de dezembro - retorno dos funcionários ao hospital para preparo do ambiente.

03 de janeiro de 2011 - reabertura prevista para as atividades. 

 


05 de novembro

III Simpósio sobre Erros Inatos do Metabolismo


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Acontece amanhã (05/11), das 9h às 17h, o “III Simpósio Regional de Erros Inatos do Metabolismo”. O encontro deste ano, que será no salão nobre do CCMN, apresenta o tema “Aminoacidopatias: abordagem diagnóstica e discussão de casos clínicos”.

O simpósio é  coordenado pelas professoras Maria Lúcia Costa de Oliveira e Fernanda Bertão Scalco, ambas do Laboratório de Erros Inatos do Metabolismo (Labeim/IQ).   Para fazer a inscrição no Simpósio é preciso enviar um e-mail paralabeim20anos@ig.ufrj.br com nome completo, instituição, especialidade e telefone para contato.

O Salão Nobre do CCMN/UFRJ fica na avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Bloco D – Cidade Universitária.


05 de novembro

Conferência Versalius: Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro


Nessa sexta feira (05/11), o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove mais uma edição da Conferência Versalius 2010. A palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio de Janeiro 2011-2014”, com o deputado Alexandre Cardoso, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, será ministrada às 15 horas. no auditório do bloco F do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS).

O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ. Mais informações através do telefone: (21) 2562-6670. 


Até  06 de novembro

II Fórum de Dança e Vídeo da UFRJ


Nos dias 05 e 06 de novembro, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro recebe o “II Fórum de Dança e Vídeo da UFRJ”.

O evento, que tem como principal objetivo ampliar espaços de diálogos sobre a interação da dança com vídeo e cinema, vem oferecendo, desde o final de outubro, oficinas, apresentações e palestras com a presença de diversos profissionais na área.

Nesta etapa, serão realizadas apresentações da Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ, além da exibição de vídeos audiovisuais produzidos no próprio evento e discussões relacionadas ao papel das universidades nos processos de pesquisa e produção artística em dança e vídeo.

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115, bairro da Tijuca, Rio de Janeiro.  


08 de novembro

Ministro da Saúde inaugura laboratório do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ


O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugura nesta segunda-feira (8/11), às 10h30, o Laboratório de Educação à Distância em Saúde Coletiva (Labead), ligado ao Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ. A iniciativa consolida a parceria entre a universidade e o ministério, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a partir da estratégia da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) – Brasil.

José Gomes Temporão aproveita a oportunidade para apresentar as propostas e políticas do Ministério para a área. A nova unidade fica localizada na Cidade Universitária, próxima à Prefeitura. O Labead será um polo de treinamento de profissionais de órgãos públicos federais, estaduais e municipais na área de Vigilância em Saúde Ambiental no país inteiro por meio da Educação à Distância. A ideia é formar mais de 4 mil pessoas na área até 2012. A professora Carmen Fróes, coordenadora do Programa de Educação à Distância de Vigilância em Saúde Ambiental informou que serão três cursos de capacitação e um de especialização. “Estamos nos preparando para abrir inscrições para cursos sobre água para consumo humano e outro sobre desastres ambientais. Já está em andamento um sobre riscos à saúde por exposição a substâncias perigosas”.

A solenidade de inauguração ocorre no Auditório Nobre do instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ, localizado na Praça Jorge Machado Moreira, - Próximo à Prefeitura Universitária da UFRJ, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 


10 de novembro

7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza no período de 10 a 12 de novembro o “7º Seminário Internacional de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente”, que tem o objetivo de discutir as oportunidades e os desafios da nanotecnologia, tecnologia emergente que tem rumos promissores na área da saúde. Na ocasião serão apresentados trabalhos na forma de pôster, que abordarão temas como produtos e usos das nanotecnologias, em especial no setor saúde; efeitos e impactos potenciais das nanotecnologias na saúde e no ambiente; nanotecnologias, convergência tecnológica e sociedade; e regulação de nanotecnologias.

Além dos trabalhos apresentados, o seminário conta com conferências, mesas-redondas e debates com convidados nacionais e internacionais que discutirão a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em produtos nanotecnológicos, especialmente na área da saúde. Ao mesmo tempo, o seminário incentiva o conhecimento e o debate sobre os potenciais riscos desses produtos e seus impactos sociais, ambientais, sanitários, éticos, regulatórios e, inclusive, sobre o desenvolvimento rural.

O seminário se dirige a cientistas, professores, estudantes, formuladores de políticas públicas, formadores de opinião e a todos os cidadãos interessados em conhecer o assunto e participar dos rumos de seu desenvolvimento. Informações e inscrições, que serão feitas através de formulários eletrônicos, no site www.nanoseminar.com.br.


12 de novembro

Simpósio sobre Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais na UFRJ


O Núcleo de Pesquisas em Produtos Naturais da UFRJ (NPPN) promove, no próximo dia 12 de novembro, o simpósio “Tendências Recentes em Química de Produtos Naturais”.

Nesta edição, o evento aborda temas relacionados à biodiversidade na Mata Atlântica, à pesquisa de produtos naturais em redes, entre outros. 

Além disso, profissionais de diversas instituições do Brasil apresentam conferências e participam de debates.

O encontro ocorre às 9 horas, no auditório Hélio Fraga, localizado no 2º andar do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Mais informações você encontra através do telefone (21) 2562-6791. 


12 de novembro

Últimos dias de inscrição pra curso de pós-graduação na Fiocruz


Dia 12 de novembro encerram as inscrições para o curso de especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos Pós-Graduação Lato Sensu, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na plataforma SIGA, através do endereço eletrônico www.sigals.fiocruz.br, imprimir, assinar e encaminhar para a secretaria acadêmica pessoalmente ou pelos Correios. O candidato deve adicionar ao formulário seu currículo atualizado.

Mais informações através dos telefones (21) 3348-5142 e 3348-5031. 


25 de novembro

Reabilitação neurolocomotora


Acontece nos dias 25 e 26 de novembro o “Simpósio de reabilitação neurolocomotora” apoiado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), a Pós-graduação em Ciências Morfológicas (PCM), o Programa de Pesquisa em Neurociência Básico-Clínica (PNBC), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O evento ocorre no novo auditório da Coppetec, no campus da Cidade Universitária. 

O público alvo são profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, e curiosos das áreas de ciências biológicas, medicina, bioquímica, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, medicina, sociologia, educação, saúde pública, engenharia, computação, biofísica, antropólogia e afins. 

O objetivo do simpósio é  providenciar aos participantes uma oportunidade única de conhecer os novos conceitos em biociências translacionais, arte-terapia, neuroimagem, tecnologia assistiva, políticas públicas de sáude, educação, e discutir as aplicações práticas destes conhecimentos na reabilitação dos pacientes. 

Tendo em vista a relevância e abrangência desta área pluridisciplinar, foram convidados 20 conferencistas: cientistas, agentes de saúde e representantes da sociedade que trabalham pela reabilitação e direitos dos deficientes físicos.

Mais informações no site do evento.


Até 30 de novembro

Inscrições para mestrado profissional na Universidade Federal Fluminense

Entre os dias 03 e 30 de novembro a Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe inscrições para Mestrado Profissional na área de concentração “Processos de Cuidar em enfermagem”.

O objetivo do curso é desenvolver estudos relacionados à aplicação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática e na gestão entre enfermagem, saúde e políticas públicas.

São oferecidas 26 vagas, sendo uma direcionada a candidatos estrangeiros. O período de seleção vai de 06 a 14 de dezembro e o resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 15 de dezembro.  

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem da UFF, localizada na Rua Dr. Celestino, nº74, 6º andar, Niterói – RJ.

Mais informações você encontra através dos telefones (21) 2629-9484, 2629-9494 ou 2629-9482.