• Edição 238
  • 20 de outubro de 2010

Microscópio

Uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas em debate na UFRJ


Sidney Coutinho

Discutir uma política interna em relação à dependência química e ao uso e abuso do álcool e outras drogas na UFRJ é a proposta do seminário que o Núcleo de Intervenções Breves em Álcool e outras Drogas da Prefeitura Universitária (NIB-PU) promove, pela primeira vez, em novembro, no Centro de Ciências da Saúde (CCS).  

Segundo os organizadores, há muito preconceito em relação ao tema e questões ligadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas precisam ser melhor discutidas nas instituições públicas, privadas e na sociedade. Iniciativas como o seminário contribuem por levar informações a respeito do tema. 

A proposta é  escutar da comunidade universitária quais são as melhores medidas de aproximação e orientação a quem precisa. “Realmente não estamos aqui para proibir nada. Até porque a política pública do Ministério da Saúde não é essa, mas de redução de danos causados pelo uso indevido de drogas”, esclarece a coordenadora do NIB, a enfermeira Marilurde Donato.  

De acordo com a especialista em Recursos Humanos Janete Pereira da Silva, que atua na coordenação institucional do núcleo, a abordagem do NIB é totalmente diferente ao do Centro de Ensino e Pesquisa em Alcoologia e Adictologia (Cepral), ao qual o programa está vinculado. “No Cepral, a demanda é espontânea, pois o atendimento majoritário é à população de rua. Aqui não. O público é diferente e temos de ir atrás das pessoas”, esclarece.  

O Cepral é o um programa coordenado pelo professor José Mauro Braz de Lima e vinculados a ele existem vários projetos. A proposta do NIB é se ater às intervenções breves, na prevenção em todo o corpo da UFRJ, tanto servidores quanto alunos. “Naqueles que ao fazer a intervenção breve, detectarmos a dependência, orientamos e encaminhamos ao Cepral para o tratamento”, diz Marilurdes Donato. 

Diversos especialistas  

Entre os especialistas que participarão do “I Seminário sobre Uso, Abuso e Dependência de Álcool e outras Drogas da UFRJ” está o General Paulo Roberto Uchoa, Secretário Nacional de Política Pública Antidrogas, que vai mostrar como o governo federal está lidando com o tema e o psiquiatra Erickson Furtado. O último coordena o Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e especializado no atendimento de pessoas com dependência de álcool e drogas, que é reconhecido como referência pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Além deles, também participam o professor Marcelo Santos Cruz do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, responsável pelo primeiro levantamento do perfil dos universitários usuários de drogas, realizado em 27 capitais. 

Para Marilurde, a visão atual sobre dependência química é outra. O que o NIB procura é conscientizar sobre a responsabilidade na hora de consumir o álcool ou as drogas. Além de folhetos informativos, serão realizadas oficinas durante o seminário. 

“Nós participamos na USP de um trabalho muito bom com universitários, convidadas pelo Arthur Guerra, que vai falar da experiência dele na universidade. Lá, também há as chopadas, mas a cerveja não é mais gratuita, quem quiser que compre sua bebida alcoólica. Eles colocam música no trio elétrico, que carrega água de coco e camisinha, que são distribuídos gratuitamente”, conta Janete, revelando uma ideia que pode vir a ser adotada por aqui. 

O evento será  realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, das 9h às 17h, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Centro de Ciências da Saúde, na Av. Carlos Chagas Filho, 373, subsolo bloco K - Cidade Universitária - Rio de Janeiro. Confira a programação em http://www.prefeitura.ufrj.br/seminarionib/