• Edição 237
  • 14 de outubro de 2010

Cidade Universitária

Transporte com mais integração

Sidney Coutinho

Ampliar a discussão sobre o sistema de transporte na Cidade Universitária como um todo. Essa foi a principal reivindicação dos estudantes e professores que participaram da audiência pública promovida pela Prefeitura Universitária (PU) da UFRJ, na manhã de quinta-feira (14/10), no Salão Arquimedes Memória (prédio da Reitoria).

Embora o evento tenha sido organizado para ouvir críticas e sugestões estabelecendo novos critérios para a futura licitação das empresas de ônibus que atenderão à universidade, as pessoas deixaram claro que queriam avançar no debate e propor ideias que envolvessem todo o deslocamento da comunidade universitária.

O professor Samuel Jurkiewicz, do Departamento de Engenharia Industrial mostrou preocupação com o aumento da população flutuante dos campi nos próximos anos e enfatizou que as soluções, definitivas ou emergenciais, passam por iniciativas que estimulem a adoção do transporte público. “A reunião mostra claramente que há necessidade de se discutir mais do que o novo contrato da empresa de ônibus. As pessoas querem um sistema de transporte que diminua o uso dos veículos”, afirmou.

Para Jurkiewicz, é preciso mostrar para a sociedade carioca que aqui no campus da Cidade Universitária há transporte com respeito ao horário e itinerário ou que existe mobiliário urbano que protege e orienta os usuários. “A universidade tem o dever de apontar um caminho diferente da desordem urbana do município, ela deve ser a ponta de lança neste projeto. Por que aqui não pode ser modelo de boas práticas?”, questionou o professor, citando a criação de faixas preferenciais, como outro exemplo.

Pensando em servir como exemplo, um grupo de estudantes do Laboratório de Concepção e Análise de Design (LabCad) da Escola de Belas Artes (EBA) tentou apresentar um projeto de utilização da ciclovia da Cidade Universitária, com produtos e equipamentos desenvolvidos na UFRJ. “Nossa proposta envolve um sistema de bibicletários públicos e gratuitos para circulação interna”, disse a estudante Mariana Carvalho Dias.

Outra integrante da equipe do LabCad, a estudante Mariana Falcão, questionou a equipe da Prefeitura Universitária sobre a inviabilidade de se discutir transporte interno sem, no entanto, ouvir o que há de opções para integrar todo o sistema. “Sem que haja visualização de todo o sistema de transporte é difícil estabelecer novos critérios. Precisamos discutir propostas que, por exemplo, afetem a redução no tamanho da frota ou até a contratação das empresas de ônibus. Tem de discutir outras ideias antes de tomar ou não uma decisão”, disse a estudante.

De acordo com o vice-prefeito Ivan Carmo, todas as reivindicações estão sendo anotadas visando à melhoria do Sistema de Transporte Interno da UFRJ. “As audiências públicas que estão acontecendo são para discussão de itens pertinentes aos ônibus como conforto, segurança, itinerário, pontualidade e limpeza da frota. Mas, alguns dos pontos já apresentados estão sendo trabalhados pela Prefeitura Universitária, em parceria com os governos estadual e municipal”, informou.