• Edição 236
  • 07 de outubro de 2010

Microscópio

IV Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica na UFRJ


Michelly Rosa

Atualização e interação entre outros profissionais e instituições são tudo o que um estudante e/ou pesquisador deseja para aprimorar seu trabalho. Na área da saúde, sempre com novas descobertas e avanços, essa interação é ainda mais necessária. Para isso, alunos da Pós-Graduação em Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promovem, em outubro, mais uma edição da Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica.

O evento, direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores, oferece simpósios, apresentação de pôsteres, minicursos com certificados e premiações aos melhores trabalhos apresentados.

Além disso, conta com a presença de profissionais da UFRJ e de outras instituições nacionais e internacionais, como a apresentação do dr. Ivo Francischetti, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID/NIH - USA), durante a conferência sobre Doenças Emergentes/Negligenciadas.

De acordo com Andreia Oliveira e Juliana Camacho, estudantes da pós-graduação em Bioquímica Médica e organizadoras do evento, o objetivo da Semana é promover o debate entre pesquisadores, o conhecimento de novidades na área, a discussão de dúvidas e melhorias para o curso.

“Este evento abre discussões sobre pesquisas e possibilidades na área de Bioquímica Médica, além de auxiliar os interessados no conhecimento das técnicas utilizadas e promover a confraternização entre profissionais e alunos, o que permite ainda mais a discussão e o aprendizado sobre o assunto”, analisou Andreia.

Já são cerca de 200 inscritos para a Semana, que tem o apoio do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, além de outras empresas.

O sucesso da Semana, segundo as organizadoras, se deve à ampla divulgação, não só na UFRJ como em outras universidades e instituições. Além disso, a organização pelos próprios alunos da pós-graduação permite a montagem de um evento de acordo com as reais necessidades do curso: “a produção desse evento mostra que os alunos conseguem promover um evento de qualidade dentro da universidade”.

O evento

A “IV Semana de Bioquímica Médica da UFRJ” ocorre entre os dias 18 e 22 de outubro, a partir das 8 horas, no auditório do Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do bloco k do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ. Mais informações no site do evento.