• Edição 234
  • 23 de setembro de 2010

Agenda

23 de setembro

IV Seminário de Pesquisa da Divisão de Enfermagem na UFRJ


Nos dias 23 e 24 de setembro ocorre no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) o IV Seminário de Pesquisa da Divisão de Enfermagem. O evento, promovido pela Divisão de Enfermagem (DEN) e o Serviço de Desenvolvimento (Serdes) do Hospital, terá este ano a premiação dos trabalhos da Semana de Enfermagem 2010 – 10ª Mostra Científica e Cultural da Divisão de Enfermagem/HUCFF/UFRJ e a apresentação e trabalhos sobre o tema “Treinamento em Serviço para Graduandos e Enfermeiros no HUCFF”.

Os interessados devem comparecer ao Auditório Alice Rosa que fica no 12º andar do prédio do HUCFF, localizado na Avenida Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº255, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2543. 


25 de setembro

II Jornada de Saúde Mental


Ocorre no próximo dia 25 de setembro, a II Jornada de Saúde Mental, organizada pelo Serviço de Saúde Mental do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). Voltada para médicos, psicólogos e estudantes, o objetivo é divulgar a prática da psicologia dentro de hospitais, como já acontece no Instituto. As inscrições são gratuitas e todos receberão certificado ao final do evento.  A Jornada será das 9h30 às 13h no auditório do Instituto Nacional de Cardiologia, 12º andar, Rua das Laranjeiras, 374, bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 2285-3344.


27 de setembro

Reunião sobre implosão do HU no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ


A Decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) promove no dia 27 de setembro uma reunião sobre procedimentos e providências para implosão da “Perna Seca” do HUCFF. Para esclarecimentos sobre o assunto, estarão presentes a decana do CCS, Maria Fernanda S. Quintela da C. Nunes, representantes da empresa contratada para executar a implosão, e Paulo Benetti, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e responsável pelo Plano Diretor.

O evento está  aberto a todos os interessados e ocorre às 13h no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), que fica no sub-solo do bloco k do prédio do CCS, localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, nº373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.


27 e 28 de setembro

Inscrições abertas para o IV Simpósio de Oncobiologia


Ocorre entre os dias 27 e 28 de setembro o IV Simpósio de Oncobiologia. Este ano, o evento terá a presença de Guido Lenz (UFRGS), Anamaria Camargo (Instituto Ludwig), Mari Sogayar (USP), Fernando Salvador Moreno (USP), Gilberto Schwartzman (UFRGS), entre outros.

Os Simpósios anuais são organizados desde 2007 pelo Núcleo de Eventos do Programa de Oncobiologia da UFRJ. Este ano, a coordenação é de Robson Queiroz Monteiro e Eliane Fialho, ambos professores da UFRJ. 

As inscrições são gratuitas e abertas a todos interessados pela temática Biologia do Câncer. Mais informações sobre regras para envio dos resumos e preenchimento da ficha de inscrição podem ser obtidas no site http://www.oncobiologia.bioqmed.ufrj.br/. O evento ocorre no Centro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.


A partir de 28 de setembro

Terapia ocupacional promove curso no CCS/UFRJ


O curso de Terapia Ocupacional da UFRJ promove o curso “Prevenção e intervenção junto às deficiências na atenção básica à saúde”, que procura trabalhar temas relacionados a deficiências; reabilitação e inclusão social; causas e prevenção de deficiências na infância, na vida adulta e na velhice; prevenção de quedas na população idosa; paciente acamado e síndrome do imobilismo; acolhimento e atendimento a pessoas com deficiência na Unidade Básica de Saúde, entre outros. Os professores responsáveis são Ana Paula M. Cazeiro e Vera Lucia V. de Souza.

As datas previstas para o curso são 28 de setembro, 05, 16 e 26 de outubro e 09 de novembro, todos os dias das 8h às 12h, na sala L14, subsolo do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Outras informações através do telefone 2562-6506 ou do e-mail coord_terapia_ocupacional@medicina.ufrj.br.


28 de setembro

Tanatologia e o cuidado nas catástrofes: uma preocupação do século XXI


A Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece dia 28 de setembro o ciclo de conferências “Tanatologia e o cuidado nas catástrofes: uma preocupação do século XXI”.

O evento, promovido pelo Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade, tem como principal objetivo abordar temas relacionados à solução e atendimento de catástrofes, como no caso do Morro do Bumba, em Niterói.

Profissionais do Rio de Janeiro e de São Paulo vão abordar temas como atenção e intervenção em crises de emergência pós-desastre e formação e treinamento para crises de emergência.

As conferências ocorrem a partir das 8h no Auditório EEAAC da UFF, que fica na Rua Doutor Celestino, 74 - 1º andar – Centro, Niterói – Rio de Janeiro. Mais informações através do site www.uff.br/esai2.


30 de setembro

Seminário sobre álcool e gravidez no Centro


Na próxima quinta-feira, 30 de setembro, acontece o seminário “Álcool e gravidez: síndrome alcoólica fetal (SAF): conseqüências médico sociais e aspectos jurídicos”, promovido pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), pelo Fórum Permanente sobre Direito da Família e pela Sociedade Brasileira de Alcoologia (SBA).

O evento ocorre das 8h30 às 12h30 no Auditório Antonio Carlos Amorim, Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Avenida Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro – – Rio de Janeiro.


Até dia 30 de setembro

Inscrições para estágio na revista Bio ICB


A Revista Bio ICB, periódico eletrônico do Instituto de Ciências Biomédicas, abre vaga para estagiário na área de divulgação em Ciências Biomédicas. Os requisitos para a vaga são ser aluno de graduação do CCS, ter habilidade na produção de texto, conhecimentos de informática e disponibilidade de 20 horas semanais, além de não ter nenhum vínculo empregatício, nem outra bolsa ou estágio.

Para os interessados na vaga, as inscrições vão até o dia 30 de setembro e a seleção, sem data anunciada ainda, será feita pelos professores do ICB, Stevens Rehen e Marília Zaluar Guimarães. Na fase final também será exigido que os candidatos produzam um texto de divulgação científica. Os documentos dos candidatos estarão sendo recebidos em allineicb@gmail.com até a data do encerramento das inscrições.


01 de outubro

Simpósio Hipertermia Maligna na UFRJ


No dia 1º de outubro, o programa de Desenvolvimento de Fármacos do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove o simpósio Hipertermia Maligna no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ).

O evento, que tem como objetivo comemorar e divulgar aos profissionais da saúde a realização da ducentésima biópsia muscular realizada pelo Centro Diagnóstico de Hipertermia Maligna da UFRJ, vai contar com a presença do professor Roberto Lent, diretor do ICB e de Roberto Takashi Sudo, coordenador do Centro de Diagnóstico de Hipertermia Maligna, entre outros profissionais da área.

O simpósio Hipertermia Maligna será às 9:15h no Auditório do Bloco J1 do CCS, que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, nº 373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Mais informações através dos telefones: (21) 2562-6505 ou 2562-6447.


Até 4 de outubro

Prazo para inscrições em concurso para Professor Adjunto no Instituto de Ciências Biomédicas


O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) recebe até o dia 4 de outubro inscrições para processo seletivo de professor adjunto. Para participar, é necessário que o candidato seja capaz de conduzir processos de pesquisa e ministrar aulas na área de Morfologia.

O processo seletivo será feito a partir de quatro avaliações, com prova didática, prova escrita, prova prática e arguição. Os interessados podem consultar mais informações sobre o concurso através do link: http://www.icb.ufrj.br/index.php?option=com_content&task=view&id=792&Itemid=44.