• Edição 233
  • 16 de setembro de 2010

Microscópio

Prêmio Luísa Pinho Sartori de Biologia


Luiza Ramos

A Biosemana, organizada pelos alunos do Instituto de Biologia da UFRJ, acontece anualmente desde 1996, e desde 2008 é o maior evento anual do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ). A semana acadêmica reúne alunos de graduação, pós-graduação e ensino médio para discutir temas da área de Biologia em mesas-redondas, oficinas, minicursos, palestras e debates. Em complemento aos prêmios oferecidos para a Jornada de Iniciação Científica (JIC) e Congresso de Extensão, a família de Luísa Pinho Sartori oferece ao Centro Acadêmico de Biologia o patrocínio de uma palestra na Biosemana, que tem início no próximo dia 20 de setembro com a palestra de Stuart Pimm, professor PhD da Universidade Duke (Carolina do Norte-EUA).

Objetivo do Prêmio e quem foi Luísa

O prêmio, financiado pela família de Luísa Pinho Sartori, tem por objetivo a promoção do desenvolvimento do conhecimento em  Ciências Biológicas, através do reconhecimento público e premiação em dinheiro aos estudantes do Instituto de Biologia que participem dos eventos como a JIC e o Congresso de Extensão. “Esperamos que o prêmio seja um incentivo para os alunos se dedicarem com afinco a seus projetos, aprimorando a qualidade e aumentando o interesse” explicou Fábio Sartori, pai de Luísa, falecida em novembro de 2009 em um acidente nos Estados Unidos, onde fazia intercâmbio.

Luísa era dedicada às causas do meio ambiente e da proteção aos animais, participou de organizações e movimentos como os Médicos Sem Fronteiras e instituições beneficentes para menores carentes e idosos. A estudante ingressou em 2007 no Curso de Bacharelado em Ecologia na UFRJ e, no segundo semestre de 2009, foi recomendada à Universidade de Duke (Carolina do Norte-EUA), como aluna do Undergraduate Visiting International Student Program. Luísa foi aceita e não abandonou seus ideais, continuou participando das atividades universitárias, esportivas e sociais.

A jovem de apenas 20 anos deixou gravado para sua classe de Ecologia com o professor Stuar Pimm, em Duke, seu pensamento sobre as questões ambientais e sua importância para a humanidade, em um video que pode ser acessado no link: (http://www.biologia.ufrj.br/premioluisapinhosartori/Luisa.html). Luísa foi vítima de um acidente automobilístico ocorrido em Nova Iorque, em 29 de Novembro de 2009, e deixou não apenas saudades, mas também seus ideais. Amigos e familiares hoje se esforçam para realizar o prêmio como forma de homenagear e levar adiante seus pensamentos e sonhos. “Além de homenagear a Luísa, desejamos dar nossa contribuição pessoal à Universidade, como forma de retribuir à sociedade o que recebemos na forma de educação pública e gratuita”, disseram os pais.

A realização

Cristina e Fábio Sartori estipularam um projeto: realizar os sonhos de Luísa. Estimular os estudantes do Instituto onde a filha estudou parece só o começo de um grande ideal. “A realização desse projeto representa para nós a conclusão da primeira etapa de um projeto maior”. Eles acreditam que contribuir para aumentar o conhecimento sobre a Natureza trará, consequentemente, maior capacidade de a sociedade preservar o planeta. “Realizar os sonhos da nossa filha, executar as ações que ela expressou como desejo, de preservar a Terra para que a humanidade possa viver melhor”, concluíram.

A palestra de Stuart Pimm acontece no dia 20 de setembro, às 13h, no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no CCS/UFRJ, Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. A cerimônia do Prêmio Luísa Pinho Sartori ocorre dia 13 de outubro, a partir das 10h, também no CCS/UFRJ.