• Edição 232
  • 09 de setembro de 2010

Notícias da Semana

Posse da nova direção do Instituto de Ginecologia

Luiza Ramos

Aconteceu, na última quarta-feira (8/9), a posse da nova Direção do Instituto de Ginecologia (IG) da UFRJ. O novo diretor, Gutemberg Leão de Almeida Filho, e a nova vice-diretora, Maria do Carmo Borges de Souza, tomaram posse em solenidade realizada no auditório do IG-UFRJ, localizado no Centro do Rio. O evento contou com a presença de funcionários, residentes e alunos, além de diretores de outras unidades da UFRJ, como Maria Tavares Cavalcanti, do Instituto de Psiquiatra (Ipub), Mavi Rodrigues, da Escola de Serviço Social (ESS) e o vice Marcelo Braz, do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ.

Antônio Carneiro, último diretor do IG-UFRJ, declarou todo apoio à nova diretora. “O Instituto de Ginecologia tem um forte componente feminino e também da criança, o que nos remete à perspectiva do novo”, declarou. Segundo ele, “o momento de renovação pode ser aproveitado para trazer melhorias e benefícios para o instituto”. A nova vice-diretora Maria do Carmo Borges de Souza, também do IG-UFRJ, enfatizou o trabalho em equipe. “A universidade busca excelência e nós somos a universidade, somos a UFRJ”, disse.

O Instituto, fundando em 1947, é referência em Ginecologia e foi pioneiro em várias áreas. “Aqui nasceu a Ginecologia como especialidade e onde foi criada a primeira residência médica em Ginecologia e desenvolvimento”, ressaltou Gutemberg, antes de orgulhar-se de o Instituto ser “referência em diversas patologias”. Com a criação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o IG-UFRJ afastou-se do núcleo médico da universidade, sendo hoje a menor unidade de saúde da UFRJ e com o menor número de docentes. Atualmente, a residência do IG-UFRJ é realizada na Maternidade Escola, em Laranjeiras. No entanto, o novo diretor destacou que “o Instituto pretende permanecer no prédio em que nasceu até uma mudança efetiva”, enfatizou.

Em despedida emocionada, Gutemberg homenageou sua falecida esposa, Sueli Almeida, que também dedicou anos de vida à universidade. “Quero fazer a gestão que ela mesma faria, firme e justa. É uma honra ser diretor de uma unidade da maior universidade do Brasil”, disse.

O reitor Aloisio Teixeira afirmou ter participado “de uma cerimônia histórica” e confirmou a expectativa de parceria entre Instituto de Ginecologia e Reitoria. “As conquistas não caem do céu. Lutando, continuaremos a obter novas vitórias”, concluiu.