• Edição 230
  • 26 de agosto de 2010

Teses

Análise das folhas de Croton floribundus e Croton macroboth tem a finalidade de identificar o óleo essencial e suas variações sazonais

Geralda Alves

Nesta sexta-feira (27/08), Bianca Ortiz da Silva apresenta a dissertação intitulada “Análise ultraestrutural e fitoquímica de Croton floribundus Spreng e Croton macrobothrys Baillon (Euphorbiaceae) e seu potencial biológico”. Orientada pelo professor Ricardo Pereura Louro, do Instituto de Biologia (IB/UFRJ).A doutoranda faz a defesa, às 13h, na sala G1-022 do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), Cidade Universitária. 

O estudo tem como objetivo a análise anatômica, histoquímica e ultraestrutural de folhas de Croton floribundus e Croton macrobothrys visando à localização dos sítios de acumulação de óleos essenciais e o estabelecimento de culturas in vitro. Análises fitoquímicas foram evidenciadas a fim de elucidar a composição química da folha e identificação do óleo essencial e suas variações sazonais. Análises ultraestruturais de folhas cultivadas in vitro identificaram alterações decorrentes dos diferentes reguladores do crescimento.  

Segundo a pesquisadora, a influência dos reguladores do crescimento foi verificada após 60 dias, através de análises biométricas. “O melhor desenvolvimento da cultura foi observado em meio MS adicionado de ANA/AIB. Observou-se a presença de tricomas glandulares e emergências estrelado-lepdote, estrelado-porrecto e acicular em folhas de C. floribundus cultivados in vitro”, afirma Bianca. 

Testes histoquímicos evidenciaram a presença de substâncias fenólicas nas células do mesofilo, lipídeos nos tricomas glandulares e substâncias pécticas nas células das emergências. A composição química de folhas cultivadas foi avaliada através de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/EM), evidenciando as alterações no padrão de transformações no precursor dos terpenos de acordo com as condições da cultura. “Os constituintes de folhas podem ser agrupados em quatro classes: monoterpenos oxigenados, hidrocarbonetos monoterpênicos, sesquiterpenos oxigenados e hidrocarbonetos sesquiterpênicos”, enumera a doutoranda.  

Segundo ela, o óleo essencial foi extraído por hidrodestilação e os componentes foram identificados através de CG/EM. “No óleo de C. floribundus observou-se como componentes majoritários os sesquiterpenos β-cariofileno, espatulenol e óxido de cariofileno e em C. macrobothrys biciclogermacreno, espatulenol e δ-cadineno. Os constituintes sesquiterpênicos, de ambas as espécies, são derivados da via dos germacranos, e no óleo de C. floribundus também foram evidenciados derivados da rota dos cariofilanos”, observa Bianca.  

O perfil químico das espécies foi avaliado nos extratos de folhas através de cromatografia em camada fina. Identificou-se a presença de terpenos e flavonoides em ambas as espécies analisadas e alcaloides distribuídos em C. macrobothrys. Ensaios biológicos utilizando o óleo essencial identificaram o potencial antifúngico frente à Trichophyton rubrum e atividade leishmanicida frente à Leishmania (V.) guyanensis. A atividade antiviral dos extratos de C. floribundus cultivados in vitro e sob condições naturais foi evidenciada frente ao vírus Herpes simplex tipos I e II.