• Edição 230
  • 26 de agosto de 2010

Notícias da Semana

Área de saúde tem nova decana

Sob aplausos calorosos Maria Fernanda Santos toma posse no Centro de Ciências da Saúde

Michelly Rosa

O Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) já tem nova decana. Em cerimônia solene, Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes tomou posse no cargo de Decana do CCS, na manhã da última quarta-feira (25/08), na presença de autoridades acadêmicas, amigos, companheiros de trabalho, familiares e alunos.

A apresentação do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral da UFRJ, regido pela maestrina Maria Accioly, da Escola de Música, deu início à solenidade seguido pelo ato de assinatura do Termo de Posse pela reitora em exercício, professora Sylvia Vargas, e por Maria Fernanda, consolidando formalmente a posse da nova decana, aplaudida calorosamente pela plateia.

Em homenagem a Almir Fraga Valadares, ex-decano do centro, Ana Maria Borralho, professora da Faculdade de Medicina da UFRJ, se disse honrada, triste e emocionada pela aposentadoria do amigo. Contou, também, experiências com o médico durante o período de trabalho no Hospital Escola São Francisco de Assis (Hesfa) e sobre a constante atuação do mestre, durante a ditadura militar. “Com você aprendi que não se foge de tarefas difíceis. Nunca conheci alguém tão democrático e que promovesse tão bem o convívio fraterno entre professores e alunos”, disse Ana Maria.

O ex-decano recebeu uma placa em homenagem ao tempo que representou o CCS e, em discurso, se disse emocionado pelas homenagens. “Este momento me lembra o dia 14 de julho de 2006 em que tomei posse no cargo de decano e declarei que com a mesma vontade que lutei pela democracia lutaria pelo CCS.”

Além disso, Almir ressaltou os avanços do centro durante sua gestão, como o aumento na transferência de verbas e a maior contratação de servidores: “muito foi feito durante minha gestão, mas ainda há muito que fazer. Estou convicto de que o futuro será melhor”, afirmou Almir, aplaudido de pé pelos presentes.

Enfim, a nova decana, Maria Fernanda Santos, falou aos presentes em discurso emocionado: “É com orgulho e dedicação que assumo o cargo de decana do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ”. A professora agradeceu os votos do corpo social do CCS e ressaltou as vitórias do centro que hoje se qualifica como Centro de Excelência em Ensino pelo MEC. “Nosso centro é conhecido nacional e internacionalmente no desenvolvimento de pesquisas na área da saúde. Diverso, complexo, criativo e eficiente, o CCS é o maior centro da UFRJ e enfrenta uma fase de desafios que devem ser enfrentados com união, trabalho, luta e perseverança”, afirmou a bióloga.

Além disso, Maria Fernanda ressaltou a grande importância do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) no sucesso do CCS e o desenvolvimento de uma solução para o problema da “perna seca” com a construção de um novo hospital.

A nova decana assumiu o compromisso com a ética e transparência e agradeceu a todos os presentes e à família: “Espero contar com o apoio da Reitoria e dos Ministérios. Agradeço pela confiança e espero não desapontá-los”, disse emocionada.

A solenidade foi finalizada com o discurso de Sylvia Vargas que agradeceu pela gestão de Almir Fraga Valadares e ressaltou a dimensão da importância do cargo de decano: “Estar à frente de todo este complexo acadêmico administrativo é uma tarefa difícil para o qual Maria Fernanda está totalmente preparada. Você contará com todo o apoio da Reitoria enquanto eu estiver aqui.” 


UFRJ inaugura ponto de integração de transporte

Stephanie Tondo

A Prefeitura da UFRJ inaugurou na manhã da última terça-feira (24/08) a Estação de Integração da Cidade Universitária, que se localiza na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, em frente à Escola de Educação Infantil. Estavam presentes Carlos Antonio Levi da Conceição, representando Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ; Alexandre Sansão, secretário municipal de transportes do Rio de Janeiro; e Helio de Mattos Alves, prefeito da UFRJ.  

Helio de Mattos destacou que a Estação Rodoviária é a primeira grande obra prevista pelo Plano Diretor. Segundo ele, a estação tem como objetivo resolver o problema de mobilidade não apenas dentro do campus da Cidade Universitária, mas também em suas adjacências. “A Cidade Universitária recebe por dia cerca de 80 mil pessoas, o equivalente a um Maracanã lotado. Precisávamos de um lugar para abrigar todas essas pessoas”, afirma o prefeito. A construção da Estação tem papel importante na integração tanto do transporte da Cidade do Rio de Janeiro, quanto da própria UFRJ. Espera-se também que a concentração dos ônibus em um só lugar gere uma melhora do trânsito na hora do rush, especialmente na entrada para a Linha Amarela e para a Avenida Brasil, onde se localizava o antigo ponto de ônibus. 

A Estação contará  com quiosques e banheiros, para garantir o conforto dos usuários. Além disso, segundo o prefeito, a Estação veio também em auxílio à segurança dos alunos e usuários do transporte público, uma vez que limita a necessidade de deslocamentos a pé.  

Alexandre Sansão, secretário municipal de transportes, parabenizou a iniciativa da UFRJ e agradeceu pelo espaço cedido, que será utilizado não apenas pela Universidade, mas também pela Prefeitura do Rio, já que as linhas de ônibus convencionais também utilizarazão a Estação. “Isso tudo representa uma possibilidade mais segura, confortável e acessível para integração entre o transporte público e a UFRJ”, afirma Sansão.  

O secretário disse, ainda, que pretende levar o modelo da Estação da UFRJ para outras localidades a serem construídas na cidade do Rio de Janeiro. 

Por fim, Antonio Carlos Levi falou em nome do reitor e agradeceu aos convidados e à banda do Corpo de Bombeiros, que tocou o Hino Nacional e o Hino do Rio de Janeiro. 

O professor informa que a Estação é apenas parte de um grande projeto de expansão da UFRJ e de democratização do acesso aos cursos fornecidos pela Universidade. “A construção da Estação é parte de todo um conjunto de iniciativas que estão em via de se concretizar”, afirma Carlos Levi.  

Após a cerimônia, o Prefeito, o Secretário e o representante do Reitor plantaram um Ipê  roxo, simbolizando a nova era de crescimento da UFRJ e da Cidade do Rio de Janeiro.