• Edição 225
  • 22 de julho de 2010

Notícias da Semana

Lesões orais é tema de palestra

Geralda Alves

Colaboração: Márcia Ehmann, Relações Públicas da Prefeitura Universitária

O Centro de Ensino, Pesquisa e Referência em Alcoologia e Adictologia (Cepral) promoveu a palestra “Lesões orais relacionadas ao álcool, tabaco e outras drogas” para os funcionários da Prefeitura Universitária, na última segunda-feira (19/07), no Auditório do Horto.

O tema foi apresentado pelo dentista João Roque Bezerra, especializado em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da UFRJ, que abordou o câncer bucal e seus principais fatores de risco. O palestrante apresentou ainda dicas de prevenção da doença!

Segundo ele, os principais fatores de risco são o tabagismo, o uso das bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, a exposição ao sol sem proteção e a má higiene oral. “Estima-se que 95% dos pacientes que apresentam câncer bucal são fumantes e 76% fumam e consomem bebidas alcoólicas”, enfatiza o especialista.

João Bezerra aconselha as pessoas a procurar imediatamente um dentista caso tenham algum tipo de lesão bucal que leve mais de 15 dias para cicatrizar. “Quanto mais cedo o problema for diagnosticado maior a chance de sucesso do tratamento e mais simples serão os procedimentos”, explica o profissional. E acrescenta: “Infelizmente, no Brasil, as pessoas levam de quatro a seis meses para procurarem a ajuda médica após o aparecimento dos sintomas, o que só causa o agravamento da doença”.  

Dicas preventivas

As principais dicas de prevenção da doença apresentadas na palestra são: não consumir tabaco, manter uma dieta equilibrada, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, fazer uma boa higiene oral e não se expor ao sol sem o uso de protetor solar e/ou bonés.