• Edição 223
  • 8 de julho de 2010

Teses

Estudo avalia estrutura de protozoários em alta resolução

Michelly Rosa

No dia 9 de julho, às 10 horas, o doutorando Gustavo Miranda Rocha, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), apresenta a tese “Microscopia Comparativa de Alta Resolução de Estruturas Flagelares de Tripanosomatídeos”, na sala G1-022 do Instituto. 

Pesquisas relacionadas a protozoários se mostram recorrentes pelo fato de esses microorganismos serem os maiores responsáveis por mortes dentre os organismos causadores de doenças. A pesquisa de Gustavo está voltada para a estrutura de flagelo de tripanosomatídeos, com o uso de tecnologias de microscopia de alta resolução, como microscopia eletrônica de transmissão de réplicas e AFM (Microscopia de Força Atômica).   

Os dados obtidos das pesquisas puderam ser utilizados para a geração de animações do comportamento dos filamentos do flagelo através de computação gráfica. O estudo comparativo das técnicas de microscopia eletrônica com as de AFM beneficia a caracterização de novas estruturas em protozoários patogênicos, dando espaço para novas descobertas no ramo da prevenção de doenças causadas por esses microorganismos. 

Gustavo Miranda Rocha, orientado pelos professores do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) Wanderley de Souza e Gilberto Weissmüller, apresenta sua pesquisa no IBCCF, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária-Rio de Janeiro. 

Mais informações através dos telefones (21) 2562-6721 ou (21)2562-6722.