• Edição 223
  • 8 de julho de 2010

Cidade Universitária

Escoteiros promovem plantio na Ilha do Catalão

Marlon Câmara

A Ilha do Catalão  é uma área da Cidade Universitária que conta com grande diversidade natural e, por causa disso, necessita de cuidados frequentes. No dia 19 de junho, a Ilha recebeu a visita do 77º Grupo Escoteiro Uirapuru que, juntamente com a Divisão de Paisagismo da Prefeitura Universitária, realizou uma limpeza simbólica da orla e a plantação de mudas no local.  

“A Ilha do Catalão foi transformada, durante a gestão de 1994, em Parque Frei Velozzo, por causa de sua importância, preservando espécies da Mata Atlântica e seus frutos, que servem de alimento para a fauna existente no campus. O local serve ainda como área de pesquisa para alunos do Instituto de Biologia, de Geologia, no estudo dos solos, e alunos de Composição Paisagística da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), que buscam conhecer as estruturas dos vegetais para utilização em projetos”, explica a diretora da Divisão de Paisagismo, Beatriz Emilião Araújo, que estava presente durante a atividade. 

Na ocasião, foi realizada caminhada educativa com os escoteiros do portão de acesso até a área de plantio, os participantes foram orientados acerca das espécies existentes no Parque. Parte da visita foi o plantio de espécies de Mata Atlântica e limpeza da orla; o lixo foi ensacado e levado para local de coleta seletiva. “As mudas plantadas foram produzidas no horto da Divisão de Paisagismo da Prefeitura da UFRJ, com apoio dos servidores da Divisão”, relata Beatriz. 

A Divisão de Paisagismo também auxiliou o trabalho dos escoteiros com o preparo da área para as mudas e disponibilização de luvas e ferramentas. A atividade reuniu escoteiros, familiares e funcionários da Prefeitura Universitária em uma divertida manhã em contato com a natureza. “É muito gratificante falar com pessoas de várias gerações sobre meio ambiente, pois, além dos escoteiros, estavam presentes os lobinhos e os escoteiros sêniores. A experiência foi tão boa que estamos convidando o grupo para participar de evento promovido pela Prefeitura da UFRJ em setembro”, lembra a diretora da Divisão de Paisagismo.

  Segundo Beatriz, a Divisão tem participado frequentemente de atividades desse tipo, como a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia e o plantio no trote criado pelos alunos do Instituto de Biologia (em que cada calouro deve plantar uma muda).