• Edição 222
  • 1º de julho de 2010

Cidade Universitária

Ônibus a hidrogênio começa a circular este mês na Cidade Universitária

Thiago Etchatz

Lançado em 31 de maio — na abertura do 10º Challenge Bibendum, evento internacional de mobilidade sustentável — o ônibus a hidrogênio desenvolvido pela Coppe está em fase final de ajustes para começar a circular, ainda em julho, pela Cidade Universitária. Durante o evento, o veículo participou de um rali na categoria veículos urbanos e venceu quatro dos seis quesitos: eficiência energética, emissão de gases poluentes, ruído e manobrabilidade. 

De acordo com a equipe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe, o veículo possui tecnologia 100% nacional. A partir da energia elétrica obtida de um conjunto de baterias e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio, o ônibus tem autonomia para rodar até 300 quilômetros. O tamanho e a aparência são iguais a de um ônibus convencional. Ele é silencioso e tem eficiência energética superior quando comparado a veículos a diesel. Do seu cano de descarga sai apenas vapor de água, a emissão de poluentes é zero.

Ainda no segundo semestre, o ônibus a hidrogênio estará pelas ruas da Zona Sul da cidade, operando em uma linha regular. Este é o primeiro dos três ônibus desenvolvidos pela Coppe. O segundo será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico. Até 2011, eles vão circular nas ruas do Rio e serão comparados aos ônibus convencionais. O projeto tem financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj.