• Edição 221
  • 24 de junho de 2010

Microscópio

Instituto de Microbiologia celebra 60 anos


Marlon Câmara

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG-UFRJ) foi fundado em 1950, a partir do Laboratório de Microbiologia da antiga Faculdade Nacional de Farmácia da Universidade do Brasil (atual UFRJ) sob a liderança do Professor Paulo de Góes. No ano seguinte, percebendo a carência de profissionais habilitados para atender a expansão do ensino superior do Brasil, Paulo de Góes criou o Curso de Especialização em Microbiologia, em período integral de um ano, que se tornou uma referência nacional. Nos anos seguintes, o Instituto foi colecionando conquistas: a criação do Curso de Especialização em Microbiologia e o credenciamento do Mestrado e do Doutorado do Instituto de Microbiologia pelo Ministério da Educação e Cultura (Mec), como primeiro curso de Pós-graduação do país na área.

Neste ano, o Instituto, batizado com o nome do professor, completa 60 anos. Para explicar a importância da comemoração, o Olhar Vital entrevistou Sergio Fracalanzza, ex-diretor do IMPPG e ex-decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), atualmente professor associado do Instituto. “Esta data se reveste de enorme importância. Não apenas pelo simbolismo de se completar 60 anos, mas por ver que a Instituição conseguiu ao longo desse tempo se consolidar como uma das mais respeitáveis unidades de ensino e pesquisa do país e com projeção significativa também na esfera internacional. Ex-alunos de mestrado e doutorado do IMPPG ocupam hoje postos importantes em praticamente todas as instituições que trabalham no campo da microbiologia e imunologia, realçando a excelência da formação recebida.”

O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes tem como principal missão dedicar-se ao ensino de Graduação e Pós-graduação e ao desenvolvimento de pesquisas científicas e de inovação tecnológica, abrangendo diversos aspectos da Microbiologia e Imunologia.

“Desde 1994, com o início do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na modalidade Microbiologia e Imunologia, implantamos um curso pioneiro e único no país, que possibilitou a formação de recursos humanos de altíssimo nível dedicados à docência, pesquisa e ao mercado de trabalho. O IMPPG é uma unidade em franca expansão, com produtividade crescente em todas as áreas de atuação e que chega aos 60 anos consolidada e com uma capacidade renovada, para continuar a trilhar os caminhos da excelência previstos em sua missão institucional”, explica Sergio.

Comemoração

Em vista do aniversário de 60 anos, o IMPPG prepara eventos especiais para demonstrar o trabalho realizado no Instituto e sua importância para a comunidade científica. “O Instituto está preparando uma grande comemoração, que constará de atividades solenes, nas quais o histórico do IMPPG e as pessoas que fizeram parte dessa longa caminhada serão lembrados; depois teremos o Simpósio Internacional de Microbiologia e Imunologia, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais”, finaliza.