• Edição 220
  • 17 de junho de 2010

Saúde em Foco

Saúde lança HQs para conscientizar sobre aids



do Diário do Grande ABC

Escolas públicas de todo País vão receber uma série de HQs (histórias em quadrinhos) sobre temas relacionados à educação sexual para jovens e adolescentes. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que participou do lançamento dos quadrinhos, disse que o objetivo é se aproximar da juventude.

"O jovem tem uma linguagem própria e muitas vezes nossas campanhas não chegam à realidade dele. Pretendemos trabalhar o mais próximo possível da realidade do jovem e do adolescente, para assim, alcançar um nível de conscientização maior", afirmou o ministro nesta terça-feira, no lançamento das HQs, durante a 1ª Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola e a 4ª Mostra Nacional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

Segundo Temporão, a ideia da publicação é tratar de assuntos como adolescência, gênero, direitos sexuais, aids e homossexualidade. Temporão destacou a importância da integração entre políticas públicas de saúde e de educação para prevenir as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) no Brasil, Vincent Defourny, também ressaltou o papel da escola na difusão de informações sobre temas como aids e DST. "Esperamos que a publicação seja um grande sucesso nas escolas e consigam atingir a realidade dos jovens", explicou o representante da Unesco.

De acordo com Defourny, um kit com as seis primeiras edições das HQs, um guia e um CD-ROM para auxiliar no uso do material em sala de aula vão ser distribuídos nas próximas semanas para todas as unidades de ensino que participam do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

As HQs educativas foram ilustradas por desenhistas renomados como o brasileiro Eddy Barrows, atual desenhista do Superman (DC Comics). Ele também ilustrou edições de outros heróis como o Lanterna Verde.

Link original: Clique aqui