• Edição 214
  • 06 de maio de 2010

Agenda

07 de maio

Conferência "O Haiti depois do terremoto"


Dia 7 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ) promove a Conferência "O Haiti depois do terremoto", ministrada por Rubem Cesar Fernandes, diretor executivo da organização Viva Rio.

O evento está  marcado para as 15 horas, no auditório do bloco F do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

Informações CCS: (21) 2562-6674 ou 2562-6714.

 


07 de maio

Palestra “Por que divulgar Ciência?”

A oficina “Divulgação Para Cientistas (Blog, Podcast, Twitter e Outras Ferramentas)”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ), incentiva a publicação científica entre pesquisadores da universidade. Está dividida entre aulas em sala e em projetos práticos; às sextas-feiras, das 12h às 13h, ocorrem palestras que abordam temas variados, como a história da divulgação científica, a relação da ciência com a imprensa e até a importância das histórias em quadrinhos para o meio.  

Nesta semana (07/05), acontece a palestra “Por que divulgar Ciência?”, ministrada por Franklin David Rumjanek, professor do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ). A apresentação será realizada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ, localizado no bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.


10 a 13 de maio

3º Congresso Brasileiro de Gastronomia e 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Dos dias 10 a 13 de maio ocorre 3º  Congresso Brasileiro de Gastronomia e 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos na cidade de Brasília.

O evento é promovido pela a Secretaria Executiva da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Distrito Federal (SBCTA-DF) e pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB).

As áreas de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Turismo e Gastronomia serão alguns dos temas tratados na conferência.

Confira outras informações no site: www.gastronomiasbcta.com.br ou pelo telefone: (61) 3107-5986.  


13 de maio

III Ciclo Cinema e Infância na Escola de Educação Física


Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina - cidade, lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes seguido de debates com a participação de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio. Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias - as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária.

No dia 13 de maio será  exibido o filme "Minha vida de cachorro", dirigido por Lasse Hallström. Indicado a dois Oscar nas categorias principais (diretor e roteiro adaptado), ele foi um dos filmes mais aclamados dos anos 80. Conta a história do menino Ingemar que, devido ao agravamento da saúde da mãe, é enviado para casa de parentes numa vila no interior da Suécia, nos anos 50. No início, Ingemar tem dificuldades de se adaptar à nova vida e superar as saudades da mãe e do irmão. Com o tempo, acaba por viver experiências que o marcarão pelo resto da vida.

Na sequência acontece debate mediado pela professora dra. Numa Ciro, pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ).


13 de maio

10ª Mostra Científica e Cultural DEN/HUCFF/UFRJ

A 10ª Mostra Científica e Cultural DEN/HUCFF/UFRJ, promovida pela Divisão de Enfermagem Hylnar Márcia de Menezes do Serviço de Desenvolvimento (Serdes) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), acontece na terça-feira (13/5), das 7h30 às 17h, durante a Semana de Enfermagem 2010. Serão apresentados pôsteres de trabalhos científicos de professores, profissionais e acadêmicos de enfermagem no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária).

Os melhores trabalhos receberão os prêmios “Hylnar Marcia de Menezes” (categoria área assistencial: enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem) e “Maria Dolores Lins de Andrade” (categoria área de ensino: professores e graduandos de Enfermagem). Mais informações pelos telefones (21) 2562-2543 e 2562-2687.  


14 e 15 de maio

Evento Internacional sobre tratamento de doenças do sangue

Nos dias 14 e 15 de maio, das 7 às 17 horas ocorre, no centro de convenções do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, o encontro de mais de 500 profissionais hematologistas e hemoterapeutas da América Latina com o objetivo de discutir o uso das novas tecnologias e suas aplicações clínicas no diagnóstico e tratamento de doenças do sangue (leucemia, anemia falciforme etc.). 

O evento se chama “Highlights of American Society of Hematology in Latin America”. Especialistas e organizadores do evento no Brasil ressaltam a importância de encontros como esse para a difusão dos avanços científicos mundiais da área hematológica e hemoterápica e para a melhoria da qualidade de vida de milhares de portadores desses tipos de doenças no mundo.

Mais informações no site: http://www.hematology.org/Meetings/Highlights/4495.aspx 


Até 18 de maio

Inscrições abertas para a Jornada de Iniciação Científica


As inscrições dos resumos para as apresentações de trabalhos na XXXII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ (JICAC 2010) poderão ser feitas até as 17h do dia 18 de maio através do SIGMA.Documenta (www.sigma.ufrj.br).  Os dados para a inscrição serão utilizados para a elaboração do livro de resumos, além dos programas e certificados de participação, por isso devem ser informados corretamente e de forma completa. 






18 de maio

A mídia é surda aos surdos?

No dia 18 de maio, a partir das 9h, o Auditório da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ) recebe a mesa redonda intitulada “A mídia é surda aos surdos?”. O debate aborda a questão dos recursos utilizados pelas pessoas com deficiência auditiva para se informarem e quais as adequações que os veículos de notícias apresentam e devem apresentar para que se tornem acessíveis aos surdos.

A mesa, coordenada pela jornalista e doutora Cláudia Jurberg, conta com exposições de jornalistas de mídia impressa e digital e da televisão, além da participação de um representante da comunidade surda. Após a apresentação ocorre um debate envolvendo a plateia composta de surdos e ouvintes, com a presença de intérpretes de Libras.

O evento é organizado pela professora Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O Auditório fica no Bloco L do CCS, localizado na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, na Ilha do Fundão.


21 de maio

Primeiro Ciclo de Atualização no Tratamento do Tabagismo

No dia 21 de maio ocorre o primeiro Ciclo de Atualização no Tratamento do Tabagismo para médicos e outros profissionais de saúde interessados no tema. O evento é promovido pelo Hospital Central do Exército e pelo Núcleo de estudos e tratamento do tabagismo do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IDT-HU-UFRJ), além de contar com o apoio da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ).

Expositores de diversas instituições apresentarão palestras no ciclo sobre temas como Impactos do Tabagismo”, por Alberto Araújo, professor do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nett-UFRJ), ou como “Aspectos da Dependência à Nicotina”, ministrado pela professora Alessandra Costa, do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hupe-Uerj).

O ciclo ocorrerá no Auditório dr. Ismael da Rocha no Hospital Central do Exército que fica na Rua Francisco Manuel, 126 – Triagem (Próximo à estação do Metrô).

A programação completa, além de inscrições e outras informações através do telefone: (21) 3891-7085 ou pelo e-mail: claudionunespneumo@gmail.com.