• Edição 213
  • 29 de abril de 2010

Agenda

Até 30 de abril

Inscrições para programa de residência em Odontologia no HUCFF




Até 30 de abril ocorrem inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na área de cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os candidatos devem ser graduados em Odontologia e membros do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

As inscrições serão no próprio hospital e exigem que o candidato compareça munido das cópias da identidade e CPF, original e cópia do diploma de graduação, original e cópia do CRO e uma foto 3x4. O Cartão de Confirmação estará disponível entre 10 e 14 de maio, das 8h às 15h. As provas serão no dia 16 de maio. 


30 de abril

4° Simpósio de Enfermagem no Hospital Quinta D’Or

No dia 30 de abril, das 8h30 às 17h, o Hospital Quinta D’Or realiza o 4º Simpósio de Enfermagem. Serão apresentadas palestras ministradas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentre outros especialistas da área, que debatem a atuação multidisciplinar no tratamento de feridas. 

As vagas são voltadas para profissionais, estudantes de nível superior e funcionários da Rede D’Or. Para mais informações, entrar em contato através dos telefones (21) 3461-3907 e 3461-3520. Para se inscrever, basta acessar: www.quintador.com.br.  

O Hospital Quinta D’or localiza-se na Rua Almirante Baltazar, 435, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. 


Até 4 de maio

Inscrições de trabalhos na 10ª Mostra Científica e Cultural DEN/HUCFF/UFRJ

A 10ª Mostra Científica e Cultural DEN/HUCFF/UFRJ, promovida pela Divisão de Enfermagem Hylnar Márcia de Menezes do Serviço de Desenvolvimento (Serdes) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), acontece na terça-feira (13/5), das 7h30 às 17h, durante a Semana de Enfermagem 2010. Serão apresentados pôsteres de trabalhos científicos de professores, profissionais e acadêmicos de enfermagem no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF (Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária).

As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 4 de maio, das 7h às 16h, no Serviço de Desenvolvimento (Serdes), na sala 5E22 do 5° andar do HUCFF. Elas não são restritas a integrantes da UFRJ. Para tanto, é necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível.

A divulgação dos trabalhos selecionados para a mostra ocorre a partir de 6 de maio, no local da inscrição. Os melhores receberão os prêmios “Hylnar Marcia de Menezes” (categoria área assistencial: enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem) e “Maria Dolores Lins de Andrade” (categoria área de ensino: professores e graduandos de Enfermagem).  

Mais informações pelos telefones (21) 2562-2543 e 2562-2687.  


4 de maio

XIV Encontro de Enfermagem


Nos dias 4, 5 e 6 de maio, de 8h às 17 horas, a Escola de Enfermagem Anna Nery realiza o XIV Encontro de Enfermagem, Trabalho e Saúde do Trabalhador e o I Encontro Internacional de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, eventos promovidos pelo Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador, subordinado ao Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola.

O tema central dos eventos será “Assédio Moral no Trabalho” e, para contribuir com o debate, haverá a participação de conferencistas de Cuba, do Canadá, de São Paulo e Porto Alegre. Haverá ainda uma sessão de apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral, que concorrem ao Prêmio Maria Yvone Chaves Mauro, oferecido pelo Núcleo.

Os eventos acontecem no prédio central dos correios, Rua Afonso Cavalcanti, 58, 5° andar, Cidade Nova. As inscrições são grátis e podem ser feitas no local. 


Até 5 de maio

Curso de Formação Pedagógica para Preceptores do Internato Médico da UFRJ

Estão abertas até o dia 5 de maio as inscrições para a quarta edição do Curso de Formação para Preceptores do Internato Médico da UFRJ. O curso, promovido pelo Laboratório de Currículo e Ensino do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes-UFRJ), pretende intervir na melhoria da formação médica por meio da capacitação pedagógica dos preceptores do Internato médico em exercício nos hospitais da UFRJ. 

A equipe gestora do projeto e os preceptores envolvidos, visam a um modelo de formação pedagógica que tem por suporte metodológico a problematização das práticas em saúde e em educação e as tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras para "formar os formadores".

O curso será  realizado no período de 5 de maio a 18 de setembro de 2010. Aos que concluírem será fornecido um certificado de aperfeiçoamento emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ. As inscrições podem ser feitas na sala 33 do bloco A do Centro de Ciências da Saúde, Cidade Universitária.

Mais informações pelos telefones (21) 2562-6355 e 2562-6356.


6 de maio

III Ciclo de Cinema e Infância


Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina - cidade, lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes seguido de debates com a participação de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio.

Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias - as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária. 


7 de maio

VI Jornada de Nutrição Clínica na UFRJ

No dia 07 de maio ocorrerá, no auditório Quinhentão do Centro de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS), a VI Jornada de Nutrição Clínica – Aplicação dos Fitoterápicos na Prática Clínica, com a coordenação das professoras doutoras Glorimar Rosa e Wilza Peres.

Os interessados poderão fazer as inscrições no Instituto de Nutrição Josué de Castro de 19 de abril a 06 de maio das 10 às 15 horas (Centro de Ciências e Saúde, bloco J, 2º andar, sala 25. Cidade Universitária). 


Até 18 de maio

Inscrições para Jornada de Iniciação Científica

Estão abertas as inscrições para a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC), que tem como objetivo oferecer um espaço de exposição e troca de experiências para os alunos da UFRJ.

A JIC é aberta aos alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa na universidade e é obrigatória para alunos bolsistas Pibic-UFRJ e bolsistas Pibic-CNPq.

O evento é de grande importância no calendário acadêmico da UFRJ e vem conquistando, cada vez mais, a adesão do corpo discente, haja vista que nos últimos anos foram apresentados mais de 3 mil trabalhos por edição da exposição.

O período de inscrições para a jornada vai até o dia 18 de maio e deve ser feita através do Espaço Sigma. Os organizadores pedem para não deixar a medida para última hora para evitar congestionamento no servidor. Para mais informações, vide edital:  www.pr2.ufrj.br 


18 de maio

Mesa Redonda: A Mídia é Surda aos Surdos

No dia 18 de maio, a partir das 9h, o Auditório da Biblioteca Central do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ) recebe a mesa redonda intitulada "A mídia é surda aos surdos?". O debate aborda a questão dos recursos utilizados pelas pessoas com deficiência auditiva para se informarem e quais as adequações que os veículos de notícias apresentam e devem apresentar para que se tornem acessíveis aos surdos.

A mesa, coordenada pela jornalista e doutora Cláudia Jurberg, conta com exposições de jornalistas de mídia impressa e digital e da televisão, além da participação de um representante da comunidade surda. Após a apresentação ocorre um debate envolvendo a plateia composta de surdos e ouvintes, com a presença de intérpretes de Libras.

O evento é organizado pela professora Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O Auditório fica no Bloco L do CCS, localizado na Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.