• Edição 213
  • 29 de abril de 2010

Argumento

Corrida de Orientação: Um esporte em ascensão

Modalidade ganha espaço no país e tem equipe campeã na UFRJ

Marlon Câmara


Foto: Divulgação
Corrida de Orientação

“A Corrida de Orientação é um esporte em que o praticante desloca-se em terreno desconhecido com o auxílio de um mapa e uma bússola. É utilizado um mapa topográfico detalhado, com inúmeras informações específicas do esporte e nele é assinalado um percurso, a ser cumprido no menor tempo possível, por cada atleta.” É assim que define José Maria Pereira da Silva, professor responsável e diretor técnico do Clube de Orientação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CO-UFRJ). O Clube é vencedor de vários campeonatos nacionais importantes da modalidade e, a cada ano, lança novos campeões.  

A Corrida, segundo ele, pode ser praticada por pessoas a partir dos 8 anos de idade, possuindo uma divisão de categorias por sexo, idade e grau de dificuldade. Além da Orientação pedestre, que é a mais praticada em todo o mundo, existem outras modalidades, como bicicleta, ski e precisão, para pessoas com necessidades especiais. Como o campo de jogo é a natureza, pode-se praticar a Orientação em qualquer lugar. Para isso, basta produzir um mapa do local, com a simbologia específica do esporte e disponibilizar os acessórios necessários para o controle dos atletas.  

“No terreno, existem prismas demarcando o local em que o atleta deverá passar, na mesma ordem em que está assinalado no mapa. Para comprovar sua passagem no ponto de controle, há um picotador manual, onde o atleta marca no seu cartão de controle, ou uma base eletrônica, onde o atleta insere seu chip para confirmar sua passagem”, revela o professor. 

José Maria explica que o esporte já é bastante popular na Europa, com cerca de 22 mil participantes em competições de âmbito mundial. No Brasil, a Corrida de Orientação cresce a cada dia, ganhando espaço na mídia e novos adeptos. “Em competições nacionais, temos uma média de 550 atletas participantes. Já são cerca de 10 mil atletas filiados à Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Nossa equipe do CO-UFRJ possui cerca de 600 atletas, com aproximadamente 200 ativos por ano.”  

A Corrida de Orientação foi iniciada em 1992 na UFRJ, ministrada na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) como disciplina eletiva, aberta a todos os alunos da Universidade. A equipe do Clube de Orientação surgiu no mesmo ano, com os alunos inscritos na disciplina. “A denominação ‘Clube’ passou a existir por exigência legal, pois, para participar de eventos regulamentados pela CBO, é necessário que sejamos um clube registrado. Hoje, somos a maior equipe do Brasil, campeã brasileira desde 2002, e sul-americana no ano passado.” 

O motivo para o sucesso do esporte na EEFD, segundo José Maria, é a habilidade especial dos próprios alunos da Universidade, além da competência dos profissionais que auxiliam o treinamento e as competições. “O praticante desse esporte precisa aliar domínios psicomotores e cognitivos. Nossos alunos são dotados, principalmente, de grande cognição. Além disso, o grande contingente de alunos permite a constante renovação da equipe, pois, ainda que fora da Universidade, os ex-alunos participam, sempre que podem, das competições. A participação efetiva e intensa dos monitores também é fundamental para a boa condução da equipe de Orientação da UFRJ”, finaliza o mestre.